Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas Atualizada em 15 JUL 2020 - 14H51

Acompanhe a causa de beatificação do Padre Vítor Coelho de Almeida

Padre Vítor Coelho de Almeida nasceu no dia 22 de setembro de 1899, em Sacramento (MG) e faleceu em 21 de  julho de 1987, aos 87 anos. Como um Missionário Redentorista ganhou destaque a partir de seu apostolado nas Santas Missões, Rádio Aparecida e Santuário Nacional.

Em vida ele já era considerado santo por muitos devotos e mesmo após mais de 30 anos de sua morte, os relatos  continuam a chegar perpetuando sua memória e ministério. 

Abaixo vamos relatar os passos que estão sendo realizados em vista da sua beatificação. Acompanhe!

Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR
Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR
Padre Vítor Coelho de Almeida está a poucos passos da beatificação.


Passados 11 anos após a sua morte, diante da grande devoção manifestada pelo povo, a Arquidiocese de Aparecida deu início ao processo de beatificação e canonização no dia da solenidade de Nossa Senhora Aparecida em 1998. Passando a reunir todas as informações sobre a sua trajetória de vida. 

O desenvolvimento da causa teve um primeiro momento significativo em 2006 com o encerramento da fase diocesana do processo de beatificação que reuniu diversos documentos e detalhado inquérito sobre a vida, obra e heroicidade de suas virtudes. Todo esse material foi enviado à Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, para análise e instrução.

Pouco tempo  depois, em março de 2007, foi reconhecida a "validade Jurídica dos atos processuais" e Padre Vítor foi declarado Servo de Deus. 

Quatro anos depois, em 2011, foram realizadas outras investigações para incluir no processo os programas radiofônicos do Padre Vítor Coelho, que foram transcritos e analisados quanto à doutrina.

Em 2013, começaram as investigações sobre as graças especiais (fatos que a ciência não explica) atribuídos ao padre Vítor. Dos relatos apresentados ao Vaticano, um foi classificado como “cientificamente inexplicável”

No dia 22 de setembro de 2016, dia em que se recorda o nascimento do padre Vítor, foi encerrada a investigação sobre esta possível graça especial por sua intercessão que ocorreu na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP). 

Esta possível graça especial é atribuída pela senhora Edilene Pavão Geraldini, residente em Pirassununga (SP), que declarou ter alcançado em 06 de fevereiro de 1998, uma cura milagrosa pela intercessão de Padre Vítor Coelho de Almeida. Ela e a filha sobreviveram de uma septicemia (infecção generalizada)

Na  época, os médicos informaram que, se a criança viesse a nascer, teria vários problemas e a mãe não sobreviveria. Essa mãe superou esses problemas e a criança nasceu com plena saúde. A mãe, inclusive, chegou a ter ainda um segundo filho. 

Com isso, a causa do "Apóstolo de Aparecida" avançou significativamente.

Na ocasião do encerramento desta possível graça, o arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, presidiu a sessão que contou com a presença de Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R, vice postulador da causa de beatificação e arcebispo de Diamantina (MG); padre Antônio Carlos Santana, Juiz do Tribunal e Delegado da Investigação da Causa; padre Antônio de Pádua Dias, Promotor de Justiça; e padre José Sidney Gouvêa Lima, notário.

Participou também a religiosa do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Irmã Pierpaula de Farias, que coordena os trabalhos da execução prática da causa; a miraculada Edilene Pavão Geraldini; o padre Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenador de pastoral da Arquidiocese; colaboradores do Tribunal de Ribeirão Preto e um grupo de amigos e familiares da senhora Edilene.   

“Para a Arquidiocese de Ribeirão Preto é motivo de alegria e gratidão por mérito do padre Vítor que por aqui também esteve pregando as Santas Missões, e pelo fato, também de modo especial, por ter realizado o possível milagre aqui na cidade de Ribeirão Preto”, disse Dom Moacir na cerimônia. 

Arquivo.
Arquivo.
Dom Darci abençoa documentação que foi enviada ao Vaticano


Dom Darci Nicioli em entrevista ao A12 esclareceu sobre a possível graça especial pela intercessão do Apóstolo de Aparecida apresentada ao Vaticano, na época.

"Levamos três eventos, três acontecimentos narrados por pessoas que entenderam ser graças especiais. Dentre esses três eventos, acontecimentos, que levamos e apresentamos em Roma para a postulação geral, um deles depois de análise de peritos foi considerado como cientificamente inexplicável. Então possivelmente haja neste caso a identificação de uma graça especial", disse. 

Agora, espera-se a obtenção de outros decretos relacionados ao processo pela Congregação para a Causa dos Santos. Entre eles, o da cura que se for considerada inexplicável haverá confirmação do processo aberto em Ribeirão Preto e o Servo de Deus Padre Vítor Coelho de Almeida poderá ser declarado beato da Igreja Católica e ser venerado pelo povo.

Para estas fases não existe um período a aguardar, então pede-se a oração do povo de Deus e que sua história seja divulgada e perpetuada. 

Ouça a entrevista completa de Dom Darci Nicioli: 


Oração pela beatificação do Padre Vítor

Com esta oração pode-se fazer a Novena para pedir à Santíssima Trindade a beatificação do Servo de Deus Padre Vítor Coelho, e a graça particular que necessita: 

Deus, Pai de bondade e misericórdia, que concedestes ao Padre Vítor Coelho o dom de anunciar a Palavra da Salvação com piedade e unção, concedei-me a graça de seguir o seu exemplo de fé e confiança na misericórdia de Deus e na intercessão de Maria, sua Mãe, para obter minha conversão pessoal.

Peço, ó Trindade Santa, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a beatificação do vosso servo fiel, Pe. Vítor Coelho, para vossa maior honra e glória.

Peço-vos ainda, com profunda fé e confiança, que me concedais, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida e de seu servo, Pe. Vítor Coelho, a graça particular de que tanto preciso (mencionar a graça desejada).

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Rezar três Glórias ao Pai e uma Ave-Maria.​

Em caso de alguma graça, escreva ao Memorial Redentorista: Caixa Postal 01 - CEP: 12.570-970 - Aparecida – SP, ou ainda pelo e-mail: padrevitorcoelho@gmail.com. Você também pode ligar para: (12) 3311-2757.

:: Outras informações em A12.com/padrevitor  

Ouça o próprio Padre Vítor contando a sua história, no especial da Rádio Aparecida:

:: Pe. Vitor Apóstolo da comunicação Episódio 1 

:: Pe. Vitor Apóstolo da comunicação Episódio 2

30 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...