Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

“Quero realizar a pastoral da escuta”, diz padre Zenildo após nomeação para Prelazia de Borba

Foto de: reprodução

Pe. Zenildo Luiz Pereira

Padre Zenildo foi vice-provincial
de Manaus de 2011 a 2014. 

Na última quarta-feira (24), o Missionário Redentorista padre Zenildo Luiz Pereira da Silva foi nomeado bispo coadjutor para a Prelazia de Borba, no Amazonas. Padre Zenildo pertence à Província Redentorista de Manaus e ocupava a função de pároco na Catedral de Sant'Ana e São Sebastião, na Diocese de Coari, no mesmo estado.  

Ao longo de seu ministério, padre Zenildo atuou como formador e pároco, e de 2011 a 2014 esteve à frente da Província manauara no cargo de vice-provincial. 

A Prelazia de Borba foi criada em 13 de julho de 1963 pelo Papa Paulo VI. É formada por quatro cidades e três distritos, e possui oito paróquias.

Ao receber a nomeação para bispo coadjutor, padre Zenildo disse que encontrará uma realidade nova e por isso irá realizar primeiramente a "pastoral da escuta" para poder seguir junto com dom Elói Roggia nessa nova missão. 

Confira a entrevista com o padre Zenildo sobre sua nomeação episcopal:

A12 - Padre Zenildo o senhor acaba de ser nomeado bispo coadjutor da Prelazia de Borba, no Amazonas. Como recebeu essa nomeação do Papa e também por ter sido nomeado para uma realidade que já lhe é conhecida?

Padre Zenildo - Recebi a nomeação para ser bispo coadjutor da Prelazia de Borba com muita alegria e esperança. É um chamado de Deus para uma nova missão. É um trabalho que vou realizar em comunhão com nosso bispo dom Elói, com o clero e todo povo de Deus.

Eu não conheço a Prelazia de Borba. Sei que é uma Igreja organizada por comunidades e que muito foi feito por muitos bispos, missionários e missionárias que por lá passaram e ainda estão lá. É uma realidade nova para mim. Já trabalhei muito no interior da diocese de Coari, mas agora saio do rio Solimões e vou ser bispo às margens do rio Madeira. Vou conhecer!

A12 - Qual a sua missão enquanto bispo coadjutor da Prelazia de Borba?

Padre Zenildo - Sou nomeado para ser bispo coadjutor e isso supõe que vou colaborar com dom Elói que é o bispo titular da Prelazia. Vou conhecer a realidade e me colocar a disposição para servir aquele povo com alegria.

A12 - Qual a mensagem que o senhor deixa para os seus fiéis da Prelazia de Borba?

Padre Zenildo - Ao bispo prelado de Borba, dom Elói, ao clero, aos religiosos e religiosas, comunidades e a todo o povo de Deus, que a graça e a benção de Deus esteja com todos vocês. A todos muita saúde paz! No primeiro momento quero realizar a pastoral da escuta. Escutar com muita humildade nosso bispo dom Elói e apoiá-lo, escutar também nosso clero, as religiosas e todas as lideranças. E depois, colaborar para que o encontro profundo e frutuoso com Jesus possa nascer do encantamento a partir da caminhada da Prelazia e da evangelização. Quero ser bispo e pastor, para aprender e ensinar com esse povo bondoso da Igreja de Borba. Que Santo Antônio interceda por nós. Que Deus nos abençoe.

Leia a notícia da nomeação: Papa Francisco nomeia bispo coadjutor da Prelazia de Borba (AM).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...