Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 25 OUT 2017 - 13H05

Restaurado, o Santuário do Rocio terá mais atrações na festa de 2017

Obras estão em pleno andamento para acolher bem o povo

A revitalização é parte do planejamento especial para a 204ª Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio e a comemoração de 40 anos como Padroeira do Paraná. A intenção é fazer da parte religiosa uma experiência de fé e da festa popular um momento de alegria para as famílias, a comunidade e os romeiros.

Giolete Babinski
Giolete Babinski

:: Nossa Senhora do Rocio

No mês de novembro, o tradicional Santuário do Rocio, em Paranaguá, além da realizar a 204ª festa vai acrescentar a comemoração dos 40 anos da declaração de Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Paraná para o presente e futuro, "ad aeternum". O Paraná é o único estado brasileiro a ter uma santa padroeira (Maria, com o título de Nossa Senhora do Rocio) registrada de forma oficial no Vaticano em 1977, com o Papa Paulo VI.

Giolete Babinski
Giolete Babinski

A equipe do Santuário, liderada pelos missionários redentoristas Padre Joaquim Parron e Irmão Jorge Tarachuque, está tratando dos preparativos para a festa com o coordenador deste ano, o empresário Milton Araújo Costa. O tema escolhido é: “Com a Mãe do Rocio sigamos Jesus Cristo, aprofundando a fé”.

Na programação apresentada, destaca-se o calendário estendido – de 4 a 19 de novembro e a parte religiosa com cinco encontros por dia: três missas, às 6, 9 e 19 horas e duas novenas, às 15 e 18 horas. Não faltarão também as procissões tradicionais: 204ª Procissão Solene, 14ª Marítima, 11ª Motorizada, 6ª Ciclística, 4ª Cavalgada. Neste ano haverá também a 1ª Corrida de Nossa Senhora do Rocio e o Festival de Música do Litoral, Femul, promovido pela prefeitura da cidade, parceira na estruturação e realização da festa.

:: Oração a Nossa Senhora do Rocio

Para o palco, parque, barracas de alimentação, de venda de artesanato e produtos diversos, o espaço usado será a “Praça da fé”, em frente ao Santuário. “Temos uma grande área e parte será coberta. Nos preocupamos muito com o acesso à igreja, o conforto dos devotos, dos comerciantes e visitantes. Também vamos oferecer atrações populares que tragam ao Rocio todas as pessoas, de religiões, culturas e costumes. Reforçar o acolhimento e a convivência”, afirma o Irmão Tarachuque.

Giolete Babinski
Giolete Babinski

Esta procissão é o ponto alto da festa que a destaca como o maior evento religioso do sul do Brasil. O reitor do Santuário, Padre Parron, conta que neste ano não haverá alteração no trajeto: do início ao final da Rua Professor Cleto. “É desta forma que nossa procissão solene está registrada no Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, Iphan, em vias de ser declarada como patrimônio imaterial do Brasil”, explica o religioso.

Conforme o missionário, outra grande alegria para a equipe organizadora será apresentar a nova pintura e revitalização do Santuário para quem vier à festa. O projeto, solicitado ao arquiteto, especialista em restauração histórica, Luiz Marcelo Bertoli de Mattos está em pleno andamento. Segundo o arquiteto, o importante neste trabalho é resgatar as características da época em que foi concluída a edificação, 1920. “No processo de prospecção encontramos um tom alaranjado aplicado com uma massa onde havia a mistura de granilha com mica (um mineral brilhante). Este composto fazia a igreja cintilar com os raios de sol”, comenta Bertoli.

“É uma forma de evangelizar com notícias alegres e com a beleza deste local abençoada pela Virgem do Rocio. A igreja há de ficar com uma cor laranja “pôr-do-sol”, para nos lembrar como a Mãe do Rocio faz cintilar de todas as formas o amor a Jesus Cristo em nossos corações”, completa o reitor, Padre Parron.

Fonte: Giolete Babinski, Equipe de Comunicação do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...