Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 22 OUT 2018 - 12H17

Padre Brehl indica três passos para o cuidado pastoral da juventude

CSSR News.
CSSR News.

No próximo domingo (28), será realizado o encerramento do Sínodo dos Bispos, que tem por tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. Desde o início do mês, os participantes da assembleia geral refletem sobre as diversas realidades que tocam a juventude na Igreja. Entre os convidados, está o Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, padre Michael Brehl, que pode dirigir uma intervenção ao Papa Francisco e aos diversos membros do Sínodo.

Padre Michael trouxe uma reflexão baseada no parágrafo 199 do Instrumentum Laboris, que trata sobre o protagonismo juvenil. O documento de apoio do Sínodo indica que o cuidado pastoral deve passar de “pelos jovens”, para “com os jovens”.

O Superior Geral destacou que esta passagem do cuidado pastoral para “com os jovens” é um processo de crescimento e conversão, que envolve tanto os pastores adultos como os jovens. “Não só a conversão dos jovens, mas também a conversão dos ministros adultos, bispos, sacerdotes, irmãs, irmãos e pastores”, assinalou padre Michael.

:: Essa é a juventude do Papa - Veja infográfico especial sobre o Sínodo 

Os jovens, sendo objeto de cuidado pastoral, tornam-se agentes de missão e evangelização, junto com os ministros adultos, bispos, sacerdotes, irmãos, irmãs, leigos ministros. Nisso, padre Michael destaca três passos na direção desse processo de crescimento e conversão.

O primeiro deles começa com a proximidade e o cuidado pastoral eficaz dos jovens, enraizados na realidade e nos valores tratados nos três primeiros capítulos da Parte III. “É a proximidade com os jovens, onde são encontrados hoje, ouvindo suas dúvidas e preocupações, acolhendo, reconhecendo e interpretando esta experiência através das lentes do Evangelho”, indica o superior.

Em um segundo momento, o trabalho com os jovens requer “estruturas de cuidado pastoral na paróquia, na diocese e também no âmbito internacional, que criem fóruns de diálogo, discernimento e tomada de decisões em conjunto com jovens, adultos, pastores e comunidade. Essas estruturas incluem os Conselhos da Juventude e fóruns como o Encontro Pré-Sínodo, que confiam que o Espírito está se movendo nas vidas e experiências dos jovens, bem como dos adultos”. Para padre Michael, esses fóruns devem oferecer a oportunidade para uma discussão franca, onde os jovens e adultos possam enfrentar suas verdadeiras questões.

:: Redentoristas presentes no Sínodo da Juventude

No terceiro passo, o superior acredita que uma evangelização junto com a juventude exige passar do diálogo para a ação. “Os jovens aprendem fazendo e através do diálogo. Eles devem estar comprometidos com a missão evangelizadora através da proclamação explícita da Palavra, voluntariado e obras de justiça. Os jovens são excelentes evangelizadores dos seus pares, outros jovens, mulheres e homens. Mas eles são chamados a fazer parte de toda a missão de evangelização da Igreja - não apenas "juventude à juventude", mas juventude a todos”,

Por fim, o superior dos redentoristas no mundo exorta todos os participantes do Sínodo a fazer propostas concretas de implementação em todas as dioceses, para a missão evangelizadora de jovens e adultos, junto com os Bispos e Pastores. “Os jovens são excelentes evangelizadores. Considere como eles nos evangelizaram neste Sínodo!”, enfatizou.

O Sínodo dos Jovens reúne 267 representantes dos episcopados católicos, além de especialistas e convidados, entre eles 34 jovens, entre 18 e 29 anos de idade.

Fonte: CSSR News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...