Por Thamara Gomes Em Vocacional

48ª Semana Vocacional: Aparecida das águas, lançai as redes sobre nós!

Em 2017, a Semana Vocacional quer lançar suas redes em águas mais profundas. Este ano, junto com toda a Igreja, todos os cristãos serão convidados a refletir sobre as diversas vocações através de uma ótica mariana. Isso porque o tema escolhido para a ocasião foi “Aparecida das águas, lançai as redes sobre nós”. O intuito é também celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A Semana Vocacional 2017 será realizada entre os dias 20 e 27 de agosto. Como lema, a equipe organizadora do evento escolheu a passagem bíblica “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo 2,5), uma referência ao SIM de Maria, modelo mais completo de quem se coloca à escuta de Deus com disponibilidade para corresponder ao chamado.

Foto de: Elisângela Cavalheiro

Museu de Cera no Santuário Nacional de Aparecida (crédito  Elisangela Cavalheiro)

Na 48ª Semana Vocacional, homens e mulheres serão convidados a avançarem para águas mais profundas.

 

Segundo Ir. João Batista de Viveiros, promotor vocacional e um dos organizadores da Semana Vocacional, o contexto dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul tem tudo a ver com a reflexão vocacional e, por isso, tudo a ver com a Semana Vocacional.

“A história do encontro da imagem é muito semelhante à história contada por São Lucas em seu evangelho (capítulo 5, versículos de 1 a 11). Em Lucas, os pescadores pescaram a noite inteira e não pegam nada. Já estavam cansados e desanimados. Diante da provocação de Jesus, sentiram-se desafiados. Pedro, mesmo não acreditando, mas por causa da Palavra de Jesus, lançou as redes e daí a grande surpresa: muitos peixes. Na pesca da imagem, algo semelhante aconteceu. João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso lançaram as redes o dia inteiro e nada de peixe. Depois que pescaram a Imagem, primeiro o corpo e depois cabeça, pegaram muitos peixes”, lembrou o Missionário Redentorista.

:: Maria: jovem como a gente

Essas duas histórias têm tudo a ver com o chamado. Quando Jesus desafia os pescadores de seu tempo a “avançar para as águas mais profundas”, está chamando a cada um para assumir com maior profundidade a causa do reino.

Nesse sentido, o objetivo da Semana vocacional é convocar todos os homens e mulheres e colocá-los à escuta da palavra de Jesus, e incentivá-los a lançar as redes para águas mais profundas.

:: Papa convida juventude para recordar os 300 anos de Aparecida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Vando Modesto comentou:

E essas água profundas a meu ver seria a: fé em Deus, humildade, amor ao próximo, honestidades, paz interior e muitas outras coisas que esta em fala hoje em dia.

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Vocacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.