Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 05 OUT 2018 - 09H46

3 atitudes vocacionais propostas pelo Papa Francisco

Na constituição Evangelii Gaudium, o Papa Francisco indica três verbos importantes para o discernimento: reconhecer, interpretar e escolher. Essa dinâmica foi retomada no documento preparatório para o Sínodo dos Jovens. Três passos que podem direcionar o seu acompanhamento vocacional.


Reconhecer

O Espírito de Deus age no íntimo, no coração. Reconhecer significa “dar nome” à grande quantidade de emoções, desejos e sentimentos que cada um tem. Um caminho de discernimento vocacional requer atenção ao que surge nas diferentes experiências que a pessoa faz, como família, estudo, trabalho, amizades, e relacionamentos e voluntariado, por exemplo. Reconhecer é começar a se fazer perguntas procurando algumas respostas. Onde eu me sinto em casa? O que me faz feliz?

Interpretar

O segundo passo é um retorno sobre o que foi reconhecido, recorrendo a critérios de interpretação e avaliação a partir de um olhar de fé. Com base nesse trabalho de interpretação, torna-se possível fazer uma escolha que não seja apenas o resultado das inclinações ou pressões sociais, mas um exercício de liberdade e de responsabilidade. O acompanhamento vocacional ajuda a reconhecer e interpretar.

Escolher

Somente à luz da vocação aceita, é possível compreender a quais passos concretos o Espírito nos chama e em qual direção nos mover para responder ao chamado de Deus. Nesta terceira fase de discernimento, é necessário examinar os sinais apresentados e, na liberdade, escolher meios que permitam alcançar o objetivo principal: encontrar o Senhor, sentir-se amado por ele e responder o Seu chamado à alegria do amor.

Leia MaisSínodo dos Bispos: à escuta dos jovensRedentoristas presentes no Sínodo da Juventude

Fonte: Instrumentum Laboris – XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...