Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Vocacional Atualizada em 23 AGO 2017 - 10H36

Perguntas e Respostas


Em que idade Deus chama ao sacerdócio ou a vida consagrada?
Deus chama em todas as idades. Mas é mais comum que as pessoas procurem entender este chamado na adolescência e juventude, quando o jovem também toma outras decisões sobre seu futuro.

É preciso algum sinal extraordinário para conhecer o 'Projeto de Deus' em relação à vocação?
A vontade do Pai manifesta-se através da Palavra de Deus, das situações e acontecimentos cotidianos e das inspirações naturais e interiores individuais. É preciso estar atento a todos os sinais para entender sua vocação.

O que é leigo? Qual é sua importância e na vida da Comunidade e da Igreja?
O leigo é um membro consciente do povo de Deus e fermento do Evangelho no mundo. É uma pessoa da Igreja no coração do mundo. É o cristão consciente de seu papel na luta pela construção da paz e da justiça.

Faz parte da vocação do leigo na Igreja exercer ministérios diversos na comunidade eclesial, conforme os dons que Deus lhe deu. Esses serviços podem ser: catequese, animação na liturgia, reflexão e oração em grupos, luta pelos direitos humanos, atuação em obras sociais, entre tantos outros. Pelo batismo e pela confirmação (crisma), o leigo está comprometido com a construção do Reino de Deus. Ele está comprometido com uma sociedade mais justa e fraterna, conforme o desejo de Jesus.

Qual o papel dos pais no discernimento das vocações?
O papel dos pais deve ser o de orientar os filhos quanto a importância das escolhas que eles necessitam fazer na vida. Os pais não podem impedir os filhos de abraçar a vocação. A vocação vem de Deus e, sendo assim, quando um filho ou uma filha manifesta a sua vocação, o que pode-se fazer além de orientá-lo é rezar. Pedir para que o Senhor da messe aponte o caminho para este jovem ser feliz. Clique aqui e confira o quadro Pé de Amor, do programa Bem-Vindo Romeiro, sobre Vocação e Família.

A Igreja tem dado espaço para a atuação do jovem?
A Igreja vem, continuamente, abrindo novos espaços para a participação eclesial do jovem. Hoje, percebe-se um número crescente de jovens assumindo os desafios da Igreja e do mundo. Levam adiante a mensagem do evangelho com coragem. A Igreja quer assumir os desafios da evangelização em parceria com os ideais da juventude.

O que é necessário para um jovem tornar-se padre ou irmão religioso, e uma jovem freira?
Primeiramente, é preciso sentir no coração o desejo de ser padre, irmão religioso consagrado ou, no caso de uma moça, ser uma religiosa consagrada. É preciso abandonar-se e deixar-se conduzir pelo Senhor que o chama. Além disso, de acordo com as regras de muitas congregações e ordens, o candidato à vida religiosa ou à vida sacerdotal deve apresentar boa saúde física e mental, bom coração e capacidade de conviver com os demais em comunidade. 

Qual é a trajetória formativa dos padres?
O jovem que se sente chamado por Deus para assumir a vida sacerdotal deverá preparar-se para este ministério em um seminário, sob a orientação de uma equipe de formativa. O seminário é a casa onde o jovem vai aprofundar sua experiência com Deus. É onde ele vai exercitar a sua vida em comunidade e discernir se a sua vocação é realmente o serviço exclusivo à Igreja. O vocacionado vai procurar o amadurecimento humano, espiritual, psicológico, afetivo e pastoral para poder exercer o seu ministério de maneira digna e fecunda.

Falando especialmente sobre a formação redentorista, o jovem que ingressa no seminário terá um tempo grande de preparação. Sendo assim, as etapas formativas são: Ensino Médio e Propedêutico (Aspirantado), Filosofia (Postulantado), Noviciado e Teologia (Juniorato). Este tempo formativo pode sofrer algumas alterações em função do nível de escolaridade que o candidato apresenta.

O que é celibato? 
Celibato consiste em consagrar livremente todo o seu ser (corpo e alma) à grande família de Deus. O indivíduo se abstém de construir uma pequena família humana para se dedicar ao pastoreio da Igreja. É uma doação a Deus e ao seu povo, feita "por causa do Reino dos Céus". É uma consagração total da pessoa às coisas do Senhor. É um dom de Deus.

Pelo celibato, o padre se liga mais a Jesus, que também esteve sempre disponível para todos, para poder servir melhor. Pelo celibato, o padre está mais livre para se dedicar de corpo e alma ao povo. Querendo ir, por exemplo, evangelizar em regiões mais distantes, não tem esposa e filhos que possam lhe prender em algum lugar. Esta mesma resposta também serve para compreender a vida religiosa de pessoas que se tornaram irmãos e irmãs missionárias.

Pode haver padres casados?
O Concílio Vaticano II diz que o celibato é fonte especial de fecundidade espiritual para o mundo, tão voltado ao uso e abuso do sexo, do dinheiro e do poder. O celibato é uma forma de santificação do mundo. Portanto, não pode haver padres casados.

Além dos padres, quem poderá exercer o ministério ordenado na comunidade cristã?
A pessoa, além de bispos e padres, que pode exercer o ministério ordenado na comunidade cristã é o diácono. Ele, por meio da graça sacramental, exerce o serviço na Igreja, seguindo o evangelho de Jesus, o servo de todos. Portanto, o diácono é um servidor. Servir significa dar continuidade à missão de salvação de Jesus, colocando à disposição dos irmãos e irmãs a própria vida. 

Os encargos dos diáconos são: a administração solene do Batismo; a distribuição da Eucaristia; a assistência e a bênção do Matrimônio; a pregação da Palavra de Deus; o atendimento aos pobres.

O que é carisma?
A palavra carisma vem do grego "cháris" que significa graça, dom. É um dom do Espírito Santo para o serviço. Na verdade, o Espírito Santo distribui carismas não só para pessoas, mas também para grupos e instituições, como por exemplo, o carisma da Igreja da América Latina. Entre as instituições, destaca-se o carisma das Congregações Religiosas. No entanto, para se conhecer com mais profundidade o carisma de uma congregação é necessário conhecer também o carisma de seu fundador, pois um nasce do outro.

O que significa ser Irmão Missionário Redentorista?
Dizemos que o Irmão Redentorista é alguém muito especial para Deus, para a Igreja e para a Congregação Redentorista. Ele é um religioso consagrado. A palavra Irmão já é carregada de carinho, de fraternidade, de aconchego. O Irmão Missionário Redentorista é um leigo consagrado. Alguém que, com o anseio ardente de viver a dimensão do seu batismo, se propôs servir a esse Deus e à sua Igreja. Ao identificar-se com o Carisma da Congregação Redentorista, optou fazer parte desse grupo de missionários para levar a mensagem de Jesus, sobretudo aos mais pobres e abandonados.

O que é noviço e noviciado?
Noviço é a designação dada à pessoa que se prepara, sob a direção de um formador responsável, para a sua consagração religiosa.

Noviciado é o período da formação de um jovem que aspira consagrar sua vida a Deus e viver como religioso. O termo se refere também ao seminário e a comunidade onde se realiza este período formativo e de preparação para o compromisso mediante o carisma de uma congregação religiosa.

:: Vocação e profissão: existe diferença?

:: Na escola tentam me desviar da vocação. Como lidar com isso?

Se a sua dúvida não foi respondida, envie um e-mail para vocacional@a12.com e responderemos o mais breve possível.

 

235 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Roberto comentou:

Olá venho através desse meio perguntar se eu com 28 anos poderia seguir a vocação de padre a anos penso sobre isso desde criança na catequese meus próprios catequistas me falavam que eu seria um mas eu muito novo não entendia que aquilo era um sinal de Deus em minha vida e hoje acredito nesse propósito sinto falta de estar mais na presença de Deus axo que muitos anos passaram em minha vida inerte preciso proclamar Jesus

respondeu:

Olá Roberto, ainda é tempo de seguir o caminho da vida sacerdotal sim. Vamos entrar em contato você por email para conversarmos melhor sobre suas dúvidas e anseios.

Marcos Antonio comentou:

Estou muito inquieto, sempre gostei em falar de Deus para as pessoas, eu amo palavra de Deus,mas sempre tive o desejo de ajudar as pessoas através deste meio, mas nunca me passou em minha mente ser padre, hoje com 26 anos,após ver em um domingo 17-09-2017, a mensagem de um padre,orientando como deve ser a vida de um sacerdote,aquilo me tocou imediatamente,quando ele falou a palavra , (nós padres),eu no mesmo instante disse "Deus!e minha alma está inquieta até hoje,isso foi ontem,

respondeu:

Olá Marcos, vamos entrar em contato com você por email para conversarmos melhor sobre o aspecto vocacional em sua vida.

Leonardo Aparecido Moreira Santos comentou:

Ola, sou Leonardo, moro na cidade de Barra de são francisco/ES, no momento tenho 20 anos de idade. Inicio em minha diocese no próximo ano o discernimento vocacional, porem, me interessei muito pelo trabalho dos redentoristas em minha visita ao santuário de aparecida no mês setembro deste ano. Com a graça de Deus e com interseção da mãe Aparecida, espero concretizar esse sonho!
Espero que possam me ajudar nessa difícil decisão!
Abraço fraterno! Aguardo retorno.

respondeu:

Olá Leonardo! Já podemos perceber que você é um jovem que está em busca de seu discernimento vocacional e isso é muito bom. Neste período de discernimento é possível participar do processo vocacional tanto na diocese quanto na Congregação Redentorista. Vamos te enviar um email explicativo sobre o acompanhamento vocacional redentorista.

Daiane lima comentou:

Sou noiva, tenho 26 mas acredito que não tem vocação pra o matrimônio, pois desde meu 19 anos me sinto chamada pra vocação religiosa,e Deus tem me mostrando sinais, só que tenho medo de deixar tudo pra seguir a minha vocação.

respondeu:

Olá Daiane, sugerimos que você procure pessoas de sua confiança para conversar um pouco, conversar com o padre de sua paróquia também vai te ajudar a clarear as ideias. O promotor vocacional vai entrar em contato com você por email para te orientar melhor.

Lucas comentou:

Um jovem se ele é vocacionada a vida da religiosa ele pode estuda em paróquia da sua cidade .

respondeu:

Olá Lucas, se um jovem ainda é vocacionado ele pode participar de outras experiências também, como vida diocesana. É um tempo de aprendizado e descobertas para depois escolher um caminho a seguir.

DAVID comentou:

QUERO SER PADRE???

respondeu:

Olá David, Deus está tocando o seu coração para uma grande missão! Entraremos em contato por email para conversar melhor sobre sua vocação.

Francisco Elivane Duarte comentou:

Boa noite sou Francisco Elivane Duarte tenho vontade de entra na congregação Redentorista para ser Padre tenho formação Superior na area Educacional tenho 45 Anos Eposivel entra no seminario da congregação Redentorista espero a Resposta Sim para os operrio que querem trabalha para Reino de Deus. estou com muito otimismo muito confiante na Resposta de Deus.

respondeu:

Olá Francisco! A Congregação Redentorista, especificamente a Província de São Paulo, hoje tem uma modalidade de acompanhamento vocacional voltada para pessoas em idade adulta. Mas existem alguns critérios para iniciar este acompanhamento. Vamos entrar em contato com você para explicar melhor este processo.

Matheus Lourenço comentou:

Olá tudo bem? Eu tenho 15 anos irei fazer 16 nesse mesmo ano, eu gostaria de saber se eu consigo entrar no seminário ano que vem mesmo iniciando o 2° ano do ensino médio?

respondeu:

Olá Matheus! Antes de entrar para o seminário, o jovem precisa fazer um acompanhamento vocacional na Congregação Redentorista, que dura aproximadamente 1 ano. Portanto, não seria possível ingressar na formação no início do ano que vem. Nós vamos entrar em contato com você por email para explicar melhor o processo vocacional.

Paulo Henrique comentou:

Tenho 15 anos e sinto um chamado muito grande para serviço, entrega à Deus, não sei muito bem qual é a minha vocação, mas sinto um enorme desejo de ser um frade e não consigo discernir tudo isso. As vezes até deixo isso de lado por conta da pouca idade. Oque devo fazer?

respondeu:

Olá Paulo Henrique, 15 anos já é tempo de pensar na vocação sim! Aqui na Congregação Redentorista acompanhamos vocacionalmente jovens a partir dos 13 anos de idade. Temos uma boa turma de 15 anos fazendo acompanhamento vocacional. Caso queira conversar melhor sobre isso, envie um email para vocacional@a12.com

Amanda comentou:

Boa noite

Jovino Monteiro Neto comentou:

O que me preocupa também que sou batizado, porém não fiz primeira comunhão e nem crisma pelo fato de ter sido criado num berço evangélico protestante mas sinto o chamado. Hoje estou sem religião porem sempre que possível vou a missa, a idade também me assusta no sentido vocacional. 28 anos mas sempre desde menino sinto no coração o chamado. Hoje meu pai já falecido e minha mãe evangélica não se opõe pois ela diz que devemos seguir o que pede o coração. Mas não tenho a primeira comunhão.

Amanda Braun de Azevedo Campos comentou:

Vocês vendem pela internet? Queria o tercinho de pulso.

respondeu:

Olá Amanda, acesse www.a12.com/loja e conheça os produtos oficiais do Santuário Nacional. Lá você vai encontrar alguns modelos de terços.

nathali comentou:

Quanto tempo leva um acopanhamento vocacional para entrar em um covento missionário

respondeu:

Olá Nathali, o tempo de acompanhamento vocacional para ingressar na formação varia de acordo com as regras de cada família religiosa. Por isso, orientamos que você faça uma pesquisa sobre os carismas das congregações que te chamaram atenção e entre em contato com elas para verificar as informações sobre o acompanhamento.

CLAUDIO comentou:

Tenho 34 anos, sou geografo e mestre em educação. Fazem 5 anos estive na vida religiosa e antes num seminario diocesano, mas gostaria de de fato voltar, nao consigo ser feliz fora do seminario, da vida religiosa. Deus me chama td dia. É possivel acompanhar-me?

respondeu:

Olá Cláudio, o promotor vocacional irá entrar em contato com você por email para conversar sobre suas experiências e sobre sua vocação.

João Lucas Silva Dias comentou:

Eu tenho 14 anos, desejo muito entrar em um seminário menor ou maior. Porém, o padre da minha paróquia fala que é melhor eu esperar e terminar os estudos. Mas meu coração pedi que eu fique que eu procure um seminário menor ou maior que meu marido aceite.

respondeu:

Olá João Lucas, são poucas as congregações e dioceses que preservam o seminário menor. Nós, da Congregação Redentorista - Província de São Paulo, acolhemos jovens a partir dos 15 anos para a formação. Vamos entrar em contato com você por email para explicar melhor como funciona o acompanhamento vocacional e também o processo formativo.

Cristian comentou:

Completei 32 anos neste ano, faz algum tempo que tenho sentido um chamado, porém o que mais me incomoda é o fato de estar com 32 anos e talvez não ser possível cumprir este chamado ... como faço para obter uma orientação a respeito, como funciona em um seminário e qual passo devo dar para obter uma orientação??

respondeu:

Olá Cristian, a idade é realmente um dos fatores observados pelas congregações e dioceses para o ingresso na formação. Aqui na Congregação Redentorista - Província de São Paulo temo um acompanhamento especial para pessoas em idade adulta. Vamos te enviar um email para conversarmos melhor sobre o assunto.

Aline comentou:

Boa noite!! Tenho 22 anos e me sinto chamada a me consagrar uma nova comunidade, mas tenho medo de dar esse passo a muito tempo, principalmente pelos meus pais, tenho medo deles não entenderem e não aceitarem, não consigo ter coragem para me abrir com eles. Me ajuda! Tô muito agoniada a tempos. Obrigada!

respondeu:

Olá Aline, pode ter certeza que essas dúvidas não são só suas. Muitas outras jovens passam também por essa situação. O que podemos dizer é que a oração é o caminho, através dela Deus te guiará. O diálogo aberto com sua família também será fundamental para que possa assumir sua verdadeira vocação. Vamos entrar em contato com você por email para tentar te ajudar.

Rodrigo Martins comentou:

Paz e bem, vou completar 32 anos em setembro e algum tempo pra cá tenho sentido Deus me chamar a doar minha vida como padre, mas não sei se com essa idade Ainda da tempo de seguir este caminho gostaria de uma orientação obrigado

respondeu:

Olá Rodrigo! A Província de São Paulo tem três modalidades diferentes de acompanhamento vocacional: 1- menores de 12 anos, 2- jovens entre 13 e 29 anos e 3- adultos com mais de 30 anos. No entanto, este projeto de acompanhamento vocacional para pessoas adultas também tem outras regras.

respondeu:

Vamos entrar em contato com você por email para explicar melhor!

Moises comentou:

Olá, bom dia!

quero ser padre!

respondeu:

Olá Moises! Deus está tocando o seu coração. Você pode ter uma bela missão neste mundo. Vamos entrar em contato com você por email para explicar como é o processo de acompanhamento vocacional na Congregação Redentorista - Província de São Paulo.

Lissandra Cristina de Arruda Falcão comentou:

Olá, tenho 14 anos, em um retiro de carnaval deste ano despertou em mim vigorosamente o chamado de Deus para a vida missionária, pretendo entrar em uma comunidade no início de 2018( vou fazer 15 em 2018), e também em 2018 eu vou começar o ensino médio, é possível eu entrar na comunidade sem ter começado o ensino médio ?

respondeu:

Olá Lissandra! A idade de ingresso na formação depende muito da cada família religiosa. Vamos encaminhar sua mensagem ao promotor vocacional, Pe. José Torres, e ele te dará uma orientação por email.

Simeão António comentou:

Eu gostaria de saber se e possível entrar ao seminário com 14 anos de idade

respondeu:

Olá Simeão! Hoje em dia são poucas as congregações que mantém o seminário menor, para aqueles jovens que ainda estão no ensino fundamental. Nós, da Congregação Redentorista - Província de São Paulo, acolhemos jovens a partir do ensino médio, ou seja, a partir dos 15 anos. Vamos entrar em contato por email para explicar melhor.

Fábio Porfírio comentou:

Boa tarde!, é possível uma pessoa se tornar​ padre após os 30 anos de idade?

respondeu:

Olá Fábio! Isso depende muito das regras de cada família religiosa e também da diocese a que você pertence. No nosso caso, falando especificamente da Congregação Redentorista - Província de São Paulo, é possível sim. Desde o ano passado, há um projeto especial para o acompanhamento vocacional de pessoas com mais de 30 anos. Vamos te enviar um email explicando melhor este assunto.

Ederson Ramos comentou:

Eu tenho 14 anos, queria saber se já posso entrar no seminário?

respondeu:

Olá Ederson, entrar para o seminário agora ou não também depende de outros fatores. Primeiramente, antes de ingressar na formação redentorista, você precisa fazer um acompanhamento vocacional que dura pelo menos um ano. O promotor vocacional vai entrar em contato com você por email para explicar melhor essa questão. Fique com Deus!

Guilherme comentou:

Olá, boa noite!
Tenho 19 anos, sou estudante de jornalismo, e ex-seminarista diocesano. Em noites mal-dormidas, penso nos mistérios da vida, nas fraquezas humanas, nos mistérios físicos, enfim, em Deus, o fato é que as vezes penso em retornar para o seminário após concluir minha graduação em jornalismo, mas tenho minhas dúvidas, como ter a certeza que realmente é isso que quero, e se sim, para onde devo ir?

respondeu:

Olá Guilherme, entendemos perfeitamente o que está dizendo. Recebemos muitos contatos de ex-seminaristas que também tem dúvidas parecidas no coração, mesmo já tendo passado pela formação. Guilherme, vamos entrar em contato por email para tentarmos ajudá-lo em seu discernimento vocacional.

Fabrício rocha comentou:

querias saber como me inscrever para o seminario, termino este ano o ensino médio, e queria me inscrever

respondeu:

Olá Fabrício! Antes ingressar no seminário é preciso fazer o acompanhamento vocacional. Este processo dura cerca de um ano. Vamos entrar em contato com você por email para explicar melhor.

Rian Richard comentou:

Boa Noite! Gostaria de saber se tem alguma idade especifica para se entrar no seminário? Obrigado!

respondeu:

Olá Rian! A idade para ingresso no seminário depende das regras de cada família religiosa ou da diocese. Aqui na Congregação Redentorista - Província de São Paulo, acolhemos jovens a partir dos 15 anos de idade (que estejam no 1º ano do ensino médio). Vamos entrar em contato com você para explicar melhor este acompanhamento vocacional.

Isadora comentou:

Olá, meu nome é Isadora. Sou animadora de um grupo de jovens, a pouco tempo participei de uma missão e senti que Deus quer algo a mais de mim. Então resolvi pesquisar um pouco sobre as congregações e pesquisando me interessei pela Congregação do Santíssimo Redentor, é acabei vendo que a “nomeação” para as mulheres são apenas as monjas, o estilo de vida delas e muito bonito mas não me identifiquei. Será que vocês poderiam me ajudar de alguma forma? (lembrando tenho apenas 14 anos de idade) Desde

respondeu:

Olá Isadora! Existem outras congregações femininas afiliadas ao Carisma Redentorista. Uma delas são as Mensageiras do Amor Divino, as irmãs partilham de nossa espiritualidade. Vamos entrar em contato com você por email para explicar melhor essa questão

regimar prado comentou:

Bom dia, gostaria de saber se no Santuário Nacional, comunidade redentorista, tem algum grupo de leigos consagrados ou outro grupo para leigos? tenho 38 anos, solteiro. Obrigado desde já.

respondeu:

Olá Regimar, no Santuário Nacional, há várias pastorais que contam com inúmeros voluntários, como acolhida, eucaristia, entre outras. Já no sentido de partilhar o carisma redentorista, temos os Oblatos e também os Leigos Redentoristas. Vamos entrar em contato com você por email para partilhar sobre este assunto.

luigi enzo comentou:

com quantos anos pode entrar nos redentoristas

respondeu:

Olá! Deus chama em todas as idades, mas, é mais comum na adolescência e juventude, quando o jovem também toma outras decisões sobre seu futuro.

Rafael Nobre comentou:

Ola não fiz a crisma meu sonho ser Padre minha vida e só para deus e preciso ser crismado para entrar no seminário tenho um grupo de oração invocamos o espírito santo tanto que sinto ele presente dentro de mim

respondeu:

Olá Rafael, ter feito a crisma não é necessariamente um critério para ingresso no seminário redentorista, isso depende também da sua idade. Mas a crisma é a confirmação do seu batismo. Este sacramento te fortalece na caminhada como fiel, por isso também é tão importante. Nossa sugestão é que você procure os responsáveis em sua paróquia para se preparar para a crisma, enquanto isso você pode também fazer o acompanhamento vocacional redentorista para entender melhor sua missão no mundo.

Thiago Nascimento Rodrigues comentou:

Eu me formo psicologo no final de 2017 com 33 anos, eu poderia entrar para a ordem dos redentoristas?

respondeu:

Olá Thiago, hoje a Província de São Paulo tem um Projeto Vocacional voltado para pessoas com mais de 30 anos. Vamos entrar em contato com você para explicar melhor este projeto.

João Vítor Vieira de Almeida comentou:

Bom dia, como faço para ser um missionário redentorista?

respondeu:

Olá João Vitor, antes de ingressar em um seminário para ser, futuramente, um missionário redentorista, é preciso fazer um acompanhamento vocacional. Este processo te ajudará no discernimento da vocação. Vamos entrar em contato com você por email para explicar um pouco melhor.

Massilon da Silva ramos comentou:

Tenho 43 anos sou missionário leigo há 25 se quisesse ingressar nos redentoristas poderia

respondeu:

Caro, Massilon! É possível sim. Porém, para isso você deverá entrar em contato com os missionários Redentoristas da sua região para saber se a Unidade redentorista aceita acompanhar pessoas em idade adulta. Entre em contato com o Pe. Emerson Borges, em Recife. O contato dele: borges_21@hotmail.com . Deus o abençoe!

Pedro lima comentou:

Queria saber se um homem que tem um filho mas nunca foi casado pode ser padre? Sendo que ele tem apenas 20 anos.

respondeu:

Olá Pedro, para participar do processo de acompanhamento é preciso que o jovem não tenha nenhum outro tipo de compromisso conjugal ou com outras congregações da Igreja. Um filho traz uma responsabilidade muito grande para um pai, vai exigir muitos cuidados. É hora de pensar no seu filho e continuar sendo um leigo engajado na Igreja. Você pode contribuir de muitas formas para a construção do Reino de Deus.

Francisco Allan Feitosa Rodrigues comentou:

Olá, eu sou de Fortaleza/CE, e gostaria de saber se existe algum pagamento, se é de obrigação, para ser um Missionário Redentorista além do dom que a pessoa recebe de DEUS.

respondeu:

Olá Francisco! Há uma pequena variação no processo formativo entre as unidades redentoristas do Brasil, há algumas regras e normas que variam de acordo com cada Província. Vamos pedir ao promotor vocacional da Província de São Paulo que entre em contato com você por email para te explicar melhor e esclarecer sua dúvida.

Allone Alves comentou:

Olá, Santa tarde.
Me chamo Allone e sou de fortaleza.
Saí da Igreja católica, mais desejo voltar. Ainda posso seguir um processo vocacional?

respondeu:

Olá Allone! O primeiro passo é conversar com o padre de sua paróquia e tentar retomar suas atividades junto à comunidade. Quanto ao processo vocacional, você precisaria conversar com o promotor vocacional de sua região. Vamos te enviar um email com algumas informações. Fique com Deus!

Pedro comentou:

Boa tarde Redentoristas. Meu nome é Pedro, tenho 16 anos e estou cursando o 3º ano do Ensino Médio. Fiz o encontro vocacional no ano passado, e sinto que Deus quer que eu o sirva através do sacerdócio. Só que muitas vezes sinto medo em assumir minha vocação. Poderiam me ajudar?

respondeu:

Pedro, a vocação é um mistério de Deus, nunca vamos compreende tudo. É normal ter medo, ter dúvidas no processo de discernimento. O medo só não pode ser maior do que a nossa vontade de ser feliz. Vamos entrar em contato com você por email para conversarmos melhor sobre sua vocação.

Gabriel comentou:

Tenho 18 anos, já cursei o ensino médio completo e estou na fase de decisões, eu quero ser padre, porém meus pais me precionam para eu decidir meu futuro, então fiz vestibular......
gostaria de uma orientação de como, conversar com eles sabre tal assunto,,, me sinto angustiado em querer servir a Deus e não ter a compreensão de meus pais em relação ao tempo a ser aceito/entrar no seminário.
Sou acolito em minha paróquia a mais ou menos 8 anos, tenho vida ativa na comunidade.

respondeu:

Gabriel, não deixe de rezar e colocar essa situações em sua orações. A oração vai ajudando arrumar muitas coias que a gente não consegue. Reze e persista, mantenha-se no caminho.

André Miguel comentou:

Boa noite! Me chamo André Miguel, tenho 29 anos ! Bom sempre tive o desejo pela vida religiosa, viver em Fraternidade! Gostaria de saber se com essa idade ainda é possível ingressar em alguma Comunidade? Aguardo uma resposta!! Fico grato!! Paz e Bem..

respondeu:

É sim, André! Basta que você tenha motivação, perseverança e descubra que esse é o caminho. Para ser um Missionário Redentorista é necessário passar por um momento de discernimento vocacional. Vamos te explicar melhor por email.

Jefferson Douglas Veloso de Sousa comentou:

Muitas vezes Deus de alguma forma me chamou para o serviço consagrado...mas pela Cruz que carrego acho que ainda não posso merecer uma confiança tão grande do meu SENHOR.
Pois ainda não venci esse obstáculo....principalmente o apego a família de modo especial a minha avó que me criou.. já estou chegando aos 25 anos...mas com o desejo de servir ao Senhor

respondeu:

Olá Jefferson! A vida religiosa realmente exige um grande esforço por parte do vocacionado, principalmente em relação a este desapego da família, amigos e bens materiais. Mas Deus dá força para superar tudo isso, pode acreditar! Vamos entrar em contato com você por email para conversarmos melhor sobre sua vocação.

Elza comentou:

Tenho 55 anos de idade,e desde aos 9 anos quando fiz minha Primeira Comunhao sinto q Deus quer algo mais do q uma vida ativa na Igreja...mas nunca me decidia, mesmo porque, minha familia mudava muito de residencias, por causa do trabalho do nosso pai, e q tb moravamos em casa alugada. Até aos 25 anos de idade, ja tinhamos mudado 25 lugares incluindo 5 cidades do PR e MG. Tive bastante vida ativa na Igreja, ainda assim nao era feliz,sentia faltar algo. Gosto muito do silencio e da contemplação...

respondeu:

Olá Elza! É possível servir a Deus e aos irmãos de diversas formas dentro da Igreja. Pelo visto, você já fez muito pela evangelização do povo. Continue sendo essa pessoa ativa em sua comunidade. Fique com Deus!

Gustavo comentou:

olá, tenho 15 anos, estou cursando o 9º ano do ensino fundamental, sou da diocese de Paracatu,MG fiz os encontros vocacionais daqui da minha diocese senti o chamado bem antes do encontro foi um chamado bem claro através de um sonho .
Depois de fazer os encontros eu tive certeza que queria ser Padre porém não pude entrar no seminário pois na nossa diocese não há seminário menor.
Oque eu faço?

respondeu:

Olá Gustavo! Hoje em dia, muitas dioceses e também famílias religiosas não têm mais o seminário menor. A orientação que podemos dar é que você continue fazendo o acompanhamento vocacional e que persevere, para que possa entrar no seminário quando concluir o ensino médio.

Riccardo Giuseppe comentou:

Revmos. Padres: sou casado, sem filhos, e vivo um grande drama interior: nunca consegui viver plenamente o matrimônio porque sinto um fortíssimo apelo pela vida consagrada e celibatária.
Minha esposa sabe deste meu sofrimento e, juntos, não sabemos o que fazer. Peço, por favor, alguma orientação. Muito obrigado.

respondeu:

Olá Ricardo, o promotor vocacional entrará em contato com você por email para te dar essa orientação. Fique com Deus!

respondeu:

Muitíssimo obrigado! Os senhores não imaginam o quanto sou grato pela ajuda!

Frank Barbosa Pereira comentou:

Meu sonho era Odontologia, Mais de um dia pra cá algo está mudando meus pensamentos estou com vontade de ser padre. Não tenho tanta vontade fazer odonto como antes , me ajudem a achar o lugar da minha vocação.
Mais feliz da aquele que deixa tudo, pelo tudo.

respondeu:

Frank, essa inquietação pode ser esclarecida com o acompanhamento vocacional, com muita oração. Tente também conversar com o seu pároco sobre este assunto, ele poderá te dar alguma orientação. Vamos entrar em contato com você por email para tentar ajudar também.

respondeu:

Olá Frank, infelizmente não conseguimos contato com você por email, deve haver algo errado com seu email. Atendemos pelo email vocacional@a12.com ou pelo telefone (12) 3105-2245.

Wagner Figueiredo comentou:

Olá! Tenho 39 anos. Sinto apelo vocacional pela vida missionaria e consagrada.Gostaria de saber por favor se há congregações religiosas masculinas que aceitam vocionados nesta idade? Obrigado pela atenção. Wagner

respondeu:

Olá Wagner! A Congregação Redentorista - Província de São Paulo iniciou este ano um projeto para acolher pessoas com mais de 30 anos para o processo de discernimento. Vamos encaminhar sua mensagem para o promotor vocacional e ele entrará em contato com você por email.

Merly comentou:

Sou vocacionada em fase de muitas provações e desanimando.. preciso de uma direção..

respondeu:

Merly, este altos e baixos são comuns no tempo de discernimento e também durante a formação. Na verdade, são comuns em todas as vocações. Mas são nestes momentos de desânimo que Deus ampara os escolhidos e dá forças para continuar na caminhada.Vamos entrar em contato com você por email para auxiliar em possíveis dúvidas.

Vicente Paula Sousa comentou:

Pode seguir a vocação sacerdotal quem já foi seminarista,depois se casou, adquiriu familia e depois de muitos anos família crescida, filhos independentes veio a se divorciar e entendeu que sua vocação é o sacerdócio,pois com todas as qualidades e possibilidades para contrair novo matrimônio, o desejo de servir é mais forte? Possui também formação teológica de seminário Protestante com 6 anos de estudos e Licenciatura em Teologia.

respondeu:

Olá Vicente, o serviço ao Reino de Deus pode ser realizado de diversas formas. Os leigos são muito importantes para a missão evangelizadora da Igreja. Vamos entrar em contato com você por email para conversarmos um pouco sobre vocação.

Gicério Santos comentou:

Pode um jovem que não foi aprovado nos encontros vocacionais diocesano,pelo o pároco e o Bispo,pode entrar no seminário masculino da congregação?

respondeu:

Olá Gicélio, cada processo de acompanhamento vocacional é diferente do outro, e as pessoas amadurecem também. Acreditamos que seja possível sim ingressar em um processo formativo em outra congregação. É claro que os motivos dessa não aprovação pelo pároco e pelo bispo serão levados em consideração. Se você ainda sente em seu coração o chamado de Deus, procure respondê-lo em seu dia a dia.

maria comentou:

É possível ser religiosa depois de 40 anos ?

respondeu:

Olá Maria, a idade para ingressar no processo formativo depende muito das constituições de cada família religiosa. Vamos te enviar um email sugerindo o contato com uma congregação que aceita mulheres com 40 anos para iniciar a formação.

mateus queiroz comentou:

Ola bom dia queria saber de novo como faço para entrar no seminario pois meu sonho desde criança e entrar no seminario

respondeu:

Olá Mateus! Recebemos seus dados através de nosso site. O promotor vocacional entrará em contato com você por email para explicar como é o processo de ingresso no seminário.

Diogo Souza comentou:

Olá irmãos, a paz!
Tenho um desejo muito grande de servir ao Senhor, como Padre, trazendo Cristo do céu e reconciliando as pessoas com Deus! Tem como eu ser um Padre missionário redentorista?
Tenho 15 anos, escrevo de Limeira-Sp

respondeu:

Olá Diogo! Nós, missionários redentoristas, ficamos felizes em receber sua mensagem. Para ser um missionário redentorista, você precisa primeiro ser um vocacionado redentorista, ou seja, participar de nosso processo de discernimento vocacional. Através dele, vamos te conhecer melhor e você também vai ter a oportunidade de conhecer melhor a Congregação Redentorista. Vamos te enviar um email para explicar melhor sobre este processo!

patric aparecido benini de Souza comentou:

Quero ser padre como faço para me cadastrar

respondeu:

Olá Patric! Temos uma plataforma de cadastro em nosso site. Através dela poderemos te conhecer um pouco melhor e direcionar o seu acompanhamento vocacional. Acesse: http://www.a12.com/redentoristas/secretariado-vocacional/contato

Tadeu felix comentou:

Tenho 41 anos e meu coração sempre me chamou ao sacerdócio posso atender o chamado agora. ?

respondeu:

Olá Tadeu! Vamos pedir ao promotor vocacional para te dar um retorno sobre isso por email.

Matheus Souza comentou:

Qual a idade exigida para entrar em um seminário ?
Um homem com filhos porém não é casado pode entrar no seminário ?

respondeu:

Olá Matheus, a Congregação Redentorista - Província de São Paulo acompanha jovens entre 13 e 30 anos. Para as demais dúvidas, pedimos que entre em contato com o promotor vocacional através do email vocacional@a12.com.

Gabriel Souza comentou:

Ola., sou pai de familia! tenho 29 anos, mas o senhor toca meu coraçao me trazendo mas a fundo para igreja, posso me tornar padre?

respondeu:

Olá Gabriel, desejamos a você as abundantes bênçãos de Deus e a proteção carinhosa de Nossa Senhora Aparecida. Como leigo atuante, você poderá trabalhar em favor da comunidade, viver o dinamismo missionário junto com sua gente e seguir Jesus Cristo da mesma forma. Na medida em que você se colocar a serviço do evangelho, o Espírito Santo estará conduzindo seus passos.Pense nisso!

Dimas Alexandre comentou:

Salve Maria! Gostaria de discernir melhor minha vocação junto a vocês. Apesar de me sentir muito dividido entre ser padre diocesano ou redentorista quero conhece mais o crisma.

respondeu:

Olá Dimas, as dúvidas são normais durante este processo de discernimento. O importante é conhecer todas as possibilidade para tomar uma decisão madura e segura. Vamos pedir ao promotor vocacional para entrar em contato com você.

Carlos Eduardo Rodrigues de Castro comentou:

Gostaria de ser Padre. Tenho 37 anos e possuo deficiência física do lado esquerdo do corpo, o que me obriga a utilizar cadeira de rodas. Isso me impede de ser padre?
Carlos Eduardo Rodrigues de Castro
Campos do Jordão/SP

respondeu:

Olá Carlos! As condições de saúde e idade são elementos que são observados sim para ingresso em casas de formação. Tudo é conversado e depende muito de cada congregação ou instituto. Vamos pedir ao promotor vocacional que entre em contato com você por email para tirar essa e outras dúvidas.

José Fajardo comentou:

Salve Maria! Gostaria de discernir melhor minha vocação junto a vocês. Apesar de me sentir muito dividido entre ser padre diocesano ou redentorista, no meu peito bate a vontade de seguir os passos de Santo Afonso. Eu também queria tirar umas duvidas. Agradeço desde já. Paz e Bem!

respondeu:

Olá José Fajardo! Não se preocupe, as dúvidas são comuns neste tempo de discernimento. Não há nenhum problema em conhecer os dois lados, as duas famílias, é inclusive melhor para tomar uma decisão com mais maturidade. Vamos te enviar um email para explicar melhor como funciona o acompanhamento vocacional com os Missionários Redentoristas.Fique com Deus!

andresa maia comentou:

comquantos anos de idade de se ingressar no seminario?

respondeu:

Olá Andressa! Esta é uma questão que varia de acordo com cada congregação ou instituto. Nós, missionário redentoristas, atendemos jovens em sua maioria com idade entre 15 e 30 anos. Sugerimos que você entre em contato com algumas famílias religiosas, lembre smpre de pesquisar antes sobre o carisma, a espiritualidade e a missão de cada congregação. Fique com Deus!

Robson Souza comentou:

Olá, Paz e Bem! Tenho 41 anos e gostaria de saber se poderia me tornar Acólito. Minha filha é coroinha em nossa Paróquia e me identifiquei com o Ministério. Deus os abençoe!

respondeu:

Cada paróquia ou diocese tem algumas normas para admitir pessoas para tal função. Algumas, por exemplo, não admitem mulheres, outras as aceitam. Quem deseja fazer parte deste ministério deve conversar com o seu pároco e receber as orientações. Não é proibido que pessoas adultas participem do ministério, desde que sejam orientadas e formadas para tal. Crianças e jovens são introduzidos nas funções do altar como como escola de fé. Converse com seu pároco, ele poderá orientá-lo nessa questão.

Rafael Vitor Araújo comentou:

Fui vocacionado redentorista. Cheguei a participar de uma Convivência Vocacional, fui aprovado, mas não quis ingressar no seminário, pois queria terminar a faculdade. Os anos se passaram, eu estudei, mas continuei sentindo um vazio em mim. Arrependi-me de não entrar para o seminário e entrei em depressão. Hoje, graças a Deus, estou liberto desta doença, porém ainda faço uso de medicamento controlado.Tenho 30 anos. Será que eu ainda poso entrar em algum seminário, mesmo tomando estes remédios?

respondeu:

Olá Rafael, vamos entrar em contato com você por email para conversarmos melhor sobre o assunto. Fique em paz!

Jean Carlos dos Santos Cursino Pacheco comentou:

Eu tenho 14 anos eu quero ser um padre religioso sou de Pindamonhangaba-Sp

respondeu:

Olá Jean! Nós, missionários redentoristas, vamos tentar te ajudar a refletir e entender melhor sua vocação. Vamos te encaminhar um email explicando um pouco sobre o processo de discernimento vocacional.

Jarbas Barbosa Machado comentou:

Tenho 27 anos, sou do interior de Sergipe, Jesus me chama a ser sacerdote, com esta idade ainda posso entrar para o seminário? Se sim como eu poderia estar ingressando? E como é a vida de um sacerdote redentorista?

respondeu:

Olá Jarbas, antes de ingressar em um seminário redentorista é preciso fazer um período de acompanhamento vocacional. Quanto à idade, isso varia um pouco de acordo com cada família religiosa. No caso dos missionários redentoristas, atendemos jovens entre 15 e 30 anos, você estaria portanto apto a fazer um acompanhamento conosco.Vamos te enviar mais informações por email.

Rafael de oliveira comentou:

Tenho 22 anos ,sou do interior de são paulo , caros irmãos sinto uma grande vontadade de realmente atender o chama que é ardente em meu coração , mais tenho uma dúvida que me consome tenho tatoagem no meu abraço que hoje para mim são marcas de uma fase que pôde perceber que o caminho que tomei não era o correito,minha dúvida é pôr ter uma tatoagem não posso ingressar em uma vida religiosa ? Agradeço desde já

respondeu:

Olá Rafael, todas essas questões são conversadas com um orientador vocacional. Podemos adiantar que aqui na Congregação Redentorista isso não é o motivo para não aceitar o candidato como vocacionado ou como seminarista redentorista. Outras dúvidas você pode tirar pelo email vocacional@a12.com

Antonio Simao comentou:

Eu tenho 15 anos eu quero ser um padre religioso sou de Barbalha Ceará e tenho vontade de entrar nos redentorista de aparece

respondeu:

Olá Antonio Simao! Vamos entrar em contato com você por email.

Eudes comentou:

Olá tem 20 anos como que eu faço para fazer parte dessa missão

respondeu:

Olá Eudes! Para fazer parte da missão redentorista, o jovem inicia um processo de acompanhamento e discernimento vocacional. Vamos entrar em contato com você por email para explicar melhor.

Tadeu felix comentou:

Tenho 40 anos e senti o chamado ao sacerdócio desde os 15 tive vida ativa na comunidade até os 30 mas fui para o mercado .E vivi uma constante briga interior o coração que o sacerdócio e a vida me leva por outros caminhos. Alegria momentânea tentando entender os outros e me sacrificando.
Ainda posso me decidir ao sacerdócio. .?
Se sim me orientem por favor.

respondeu:

Olá Tadeu, vamos entrar em contato com você por email para explicar melhor sobre essa questão da idade. Há uma variação entre as congregações para o ingresso na formação.

Nayara Cruz Bassi comentou:

Boa tarde! Tive a oportunidade de participar de uma experiência com Deus maravilhosa, e desde então vejo que algo está mudando em minha vida, Deus quer algo a mais de mim...Gostaria de ter mais informações da Congregação Redentorista.

respondeu:

Olá Nayara, Deus fala através das experiências, da vida em comunidade, da nossa oração. Vamos entrar em contato com você por email para apresentar melhor a Família Redentorista.

Thalys comentou:

Olá.
Eu sou thalys tenho 14 anos e ano que vem farei 15 anos.
Com 15 anos, já posso entrar no seminário?
E se no caso eu possa, as escolas onde irei terminar o ensino médio é por conta do seminário?

respondeu:

Olá Thalys, isso depende muito da Família Religiosa que te acolherá. Inclusive, dentro da própria Congregação Redentoristas, depende também de sua região, se há Seminário menor, por exemplo. Nós vamos entrar em contato com você por email para explicar melhor sobre o processo de ingresso no seminário.

Patrick comentou:

Quero ser padre como faço tenho 15 anos

respondeu:

Olá Patrick! Antes de ingressar no Seminário, recomendamos um tempo de acompanhamento vocacional. Vamos te explicar melhor por email.

Rafael Lucas comentou:

oi tenho 14 anos e no ano que vem faço 15, e queria saber como entrar no seminário, já perguntei para o seminarista da minha paroquia mas ele esta enrolando. poderiam me explicar ?

respondeu:

Olá Rafael, antes de ingressar em um seminário redentorista, nós pedimos que o jovem participe de um acopampanhamento vocacional, um período para conhecer melhor a Congregação Redentorista e sua missão. Vamos te mandar um email explicando melhor essa etapa.

Vinícius Henrique Andrade comentou:

Olá ! Sou Vocacionado, e neste Ano de 2016 estou no Acompanhamento e Discernimento Vocacional para possível Ingresso ao Seminário Propedêutico, em 2017 ! Porém é Diocesano, e tenho um carinho muito grande está terra. Mas ao mesmo tempo, acho Incrível o Trabalho Redentorista !

Gostaria de saber como seria o Processo Formativo, o Passo-a-Passo para um possível Ingresso a ser Padre Redentorista !! Um interesse também em especial, a Aparecida-SP !!

Poderia me Ajudar ! Desde já Agradeço !!

respondeu:

Olá Vinícius, vamos entrar em contato com você por email para explicar mais detalhadamente como é o processo de ingresso no seminário redentorista e também as etapas de formação.

Hytalo Jesus Jesus comentou:

Oi eu sou hytalo sou da Paróquia de São Sebastião em Leandro Ferreira da diocese de DivinópolisMG penso em entrar para seminário para ser Padre tem idade específica para entrar para seminário vcs podem me ajudar.



respondeu:

Olá Hytalo, a questão da idade depende de cada Família Religiosa. Ainda assim, dentro da própria Congregação Redentorista, há regiões que recebem jovens para o seminário menor (entre 15 e 18 anos) e outras que recebem os jovens após concluírem o ensino médio (ou seja, próximo dos 18 anos). Vamos entrar em contato com você para explicar melhor essa questão da idade.

José Victor comentou:

Salve Maria!
Quero ter acompanhamento vocacional com vocês, o que faço? Porque recebi vários chamados, mas não estou conseguindo discernir o que Deus quer verdadeiramente de mim.
Paz e Bem!

respondeu:

Olá José Victor! Essa indecisão é normal no período de discernimento. Por isso, o acompanhamento vocacional é bastante válido para te ajudar a tomar uma decisão. Vamos entrar em contato com você por email.

Stéphany comentou:

Eu gostaria de tirar dúvidas sobre comunidade de vida. Por favor, entrem em contato comigo, é muito importante, pois tenho muitas crises vocacionais e quero conhecer um pouco de tudo pra me decidir. Agradeço desde já! Paz e bem.

respondeu:

Olá Stéphany, nós não somos comunidade de vida, não sei se somos os mais aptos a te dar algum tipo de orientação. De qualquer maneira, vamos pedir ao promotor vocacional que entre em contato com você.

Ronaldo Alves barboza comentou:

oi eu queri saber se eu posso ter acompanhamento de vocês para meu vocacionado ?

respondeu:

Olá Ronaldo! Esperamos ter você como vocacionado redentorista. Vamos te enviar um email explicando um pouco deste processo.

Paulo comentou:

Quero participar dos encontros no seminário santo Afonso!
O que eu faço?

respondeu:

Olá Paulo! Já tentamos entrar em contato com você por email, mas não tivemos êxito. Vamos entrar em contato com você novamente.

Antonio comentou:

Quero saber se posso ser vocacionado, cursando o 2° ano do ensino médio. ?

respondeu:

Olá Antonio, pode sim! Nossos vocacionados têm entre 13 e 30 anos de idade, em média.Vamos entrar em contato com você por email para passar algumas informações sobre o processo de discernimento vocacional.

renato oliveira dos santos comentou:

ola quero saber como eu posso participar do encontro vocacional

respondeu:

Olá Renato! Para participar dos encontros, é necessário estar cadastrado em nosso processo de acompanhamento vocacional redentorista. Vamos te mandar um email para explicar melhor.

Thony Franklin Souza Correia comentou:

Olá queria saber o seguinte e pq fui para o seminário a 3 anos atrás mas voltei 2 meses depois por problema d saúde e ai tava querendo volta eles falaram q o ano que vem poderei voltar. So q agora tem uma menina q msm quando fui a primeira vez para o seminário já gostava dela e agora ela se abriu comigo iai agira não sei o q eu fasso pq ela quer namorar comigo e eu quero namorar com ela mais tbm quero ir para o seminário mim ajuda por favo obrigado . obs o seminário e da OFM

respondeu:

Olá Thony! Você pode achar que é só com você, mas não. As dúvidas e incertezas são muito comuns no período de discernimento vocacional. Por isso, o que nós, enquanto promotores vocacionais, aconselhamos é que você procure conversar com seu pároco ou com pessoas mais velhas que possam te dar uma orientação sobre vocação. Vamos enviar sua mensagem aos promotores, e eles podem te auxiliar nessa questão também. Fique em paz!

Eudes comentou:

Como eu faço para ir para o ceminario?

respondeu:

Olá Eudes! Antes de ingressar em um Seminário Redentorista, o jovem participa do processo de acompanhamento vocacional. Este tempo serve para o vocacionado entender sua vocação e também para conhecer a Congregação Redentorista. Caso queira participar do processo, basta enviar uma mensagem para o email vocacional@a12.com contando um pouco de sua história.

Raíza Ferreira comentou:

Olá, Boa noite! Eu namoro; e ai ele sempre vem conversando comigo que ele está prestes a entrar para um grupo de missionários, e que pra ele entrar, primeiro terá de fazer 2 anos de Celibato, e pra isso, teremos de dar um tempo nos separar, so que eu nao vou ficar feito babaca esperando ele voltar depois dos 2 anos para decidir nao, no entanto eu não consigo entender o porque do celibato, e necessario fazer o celibato para entrar em grupo missionário?

respondeu:

Olá Raíza! Pelo que você retrata, se trata de uma ordem/congregação específica, por isso não poderemos te ajudar muito. Como conhecemos, o celibato é um dom para a Igreja, um conselho. "O homem casado se preocupa por Deus e pelas necessidades da sua família, enquanto o celibatário serve a Deus com o coração indiviso". (1 Cor 7, 32-34).

Weverton Sacramento da Silva comentou:

Olá.
Gostaria de saber,como o indivíduo faz para se tornar monge e ingressar na orderm religiosa?

respondeu:

Olá Weverton! Geralmente, as congregações e ordens pedem que o jovem faça um período de acompanhamento vocacional antes de ingressar em determinada família da Igreja. Cada congregação/ordem adota um isstema difeente para ingresso na formação. Converse com seu pároco, diga a ele sobre seu interesse na vida monástica.Esperamos ter ajudado!

João Paulo comentou:

Olá queridos irmãos, que a paz de Cristo e o amor de Deus nos pai estejam sempre com vocês. É com grande alegria que gostaria de fazer parte da congregação dos missionários redentoristas e levar adiante o meu chamado ao sacerdócio. Por essa razão gostaria de poder participar do processo vocacional de vocês. Desde já agradeço muito, que nossa senhora nos conduza ao caminho certo e o Espírito Santo nos ilumine. Paz e bem!!!

respondeu:

Olá João Paulo! É uma grande alegria receber sua mensagem! O processo de discernimento vocacional é realmente muito importante para entender os planos de Deus. Vamos pedir ao promotor vocacional que entre em contato com você por email. Fique com Deus!

renan nogueira martins comentou:

quero ser padre já fui em 2 congregação e não fui aceito como posso ser aceito em outra congregaçao

respondeu:

Olá Renan, procure conhecer o carisma e a missão de outras congregações e ordens, assim você vai discernindo sua vocação. Não tenha pressa! Deus tem um tempo para tudo.

Valdinei Alves comentou:

Olá, não sei se vocês me enviaram mensagem se não melhor porque usei o email de um amigo, só que o email não está abrindo. Mas agora já fiz um. O email que usei foi o de Carlos Oliveira Pereira. Desde já agradeço a atenção e que Deus ilumine a cada um de vocês.

respondeu:

Olá Valdinei, vamos verificar essa questão do email aqui.

Carlos oliveira pereira comentou:

Olá, já fui seminarista quando conclui a filosofia saí nesse tempo fora tive um filho, ainda tenho desejo de ser padre. Nesse caso eu ainda poderia Ser padre?

respondeu:

Olá Carlos! Sua mensagem será direcionada ao promotor vocacional. Ele lhe dará orientações por email.

Darlan Andrade comentou:

Olá! Eu queria ser um Missionário Redentorista, o que devo fazer?

respondeu:

Olá Darlan! A messe é grande e os operários são poucos. É com muita alegria que recebemos sua mensagem. O promotor vocacional entrará em contato com você por email. Fique com Deus!

Evandro Prado comentou:

Caros amigos, muita paz! Fui seminarista Diocesano na Arquidiocese de Campinas de 91 à 98. Conclui o primeiro ano de teologia na PUCCAMP trancando minha matricula no final de 1998, sem ter deixado de lado meu apostolado e minha vida paroquial. Hj parece ressoar em meu coração um apelo do Cristo p/ que eu retome a minha missão! Toca bem fundo ao meu coração o carisma redentorista. Tenho 42 anos. Há possibilidade de uma acolhida entre os missionários redentoristas? Grato

respondeu:

Olá Evandro! Vamos entrar em contato com você por email para esclarecer sua dúvidas.

Geralda de Jesus comentou:

Boa noite Redentoristas.. Estou passando por um momento confuso;embora tenha certeza que o Senhor mim chama para a vida religiosa,não consigo encontrar a congregação que Ele tem pra mim,mesmo já conhecendo várias. Que atitudes posso tomar para que essa resposta venha?

respondeu:

Olá Geralda! Vamos encaminhar sua mensagem ao promotor vocacional para que ele possa ajudá-la.

Lucas comentou:

Graça e Paz meus irmãos! Ah um bom tempo venho rezando ao Espírito Santo para me conduzir ao caminho que Ele tem reservado para mim, tenho 23 anos sou de Itapira - SP, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, sinto um chamado muito grande para o sacerdócio e me atrai muito o Espírito Redentorista que é no qual eu gostaria de dizer o meu sim caso seja de fato este o chamado de Deus para mim. Gostaria de obter orientação de como devo proceder. Sguardo retorno! Que Deus abençoe!!!

respondeu:

Olá Lucas! Ficamos felizes em receber sua mensagem. Vamos entrar em contato com você por email para dar orientações sobre o a companhamento vocacional.

Matheus Sousa comentou:

Olá Missionários, gostaria de saber se o jovem que trabalha pode acompanhar os encontros vocacionais mesmo sem ter tempo? Existe alguma data ou horário especifico para os encontros?

respondeu:

Olá Matheus! Claro que um jovem que trabalha pode fazer os encontros sim! Temos muitos jovens acompanhados que também trabalham. Os encontros são agendados antecipadamente, o que facilita a programação. Vamos entrar em contato com você por email para esclarecer outras dúvidas.

Anderson comentou:

Bom dia. Gostaria de saber o que é necessário para ser um missionário leigo redentorista?

respondeu:

Olá Anderson! Os missionários leigos redentoristas atuam principalmente nas cidades em que há paróquias e comunidades redentoristas. Não exigência por parte da Congregação Redentorista. Os grupos são livres e partilham da espiritualidade e carisma redentorista. Vamos entrar em contato com você por email para passar mais informações.

Sidney afonso andrade comentou:

Fui casado, mais sempre senti chamado ao sacerdocio...hj entrei com pedido de anulaçao...
Aqui na minha paroquia sao freis capuchinhos franciscano...gostaria de saber mais informaçoes sobre os redentoristas..

respondeu:

Caro Sidney, encaminhamos seu contato para o Secretariado Vocacional. Caso queira enviar uma mensagem por meio do formulario: http://www.a12.com/redentoristas/secretariado-vocacional/contato

A P comentou:

Sinto muita vontade em ser padre e trilhar uma vida religiosa, de bem, viver para Deus, mais sinto muito medo em dar esse passo, em ir conversar com alguém em me abrir e isso tem me causado muita aflição, esse medo essa dúvida é comum ou talvez essa não seja minha vocação, a vontade de Deus ?

respondeu:

Olá, acreditamos que essa incerteza, essa dúvida, também seja parte do processo de discernimento vocacional. É importante que você converse com pessoas de sua família e também outros padres,tente agendar uma conversa com seu pároco. Vamos encaminhar sua mensagem ao promotor vocacional para que ele também possa te dar uma orientação.

Osmildo campelo comentou:

Eu queria ser um missionário Redentorista . Quais são meus primeiros passos?

respondeu:

Olá Osmildo! Você já deu o primeiro passo ao entrar em contato conosco! Vamos pedir ao promotor vocacional para entrar em contato com você por email

emanuel comentou:

Ola!Quais as etapas formativas para ser um acolito?A quem devo
Procurar?Ser acolito ajuda a discernir melhor uma possivel
Vocacao sacerdotal?Desde ja obrigado.

respondeu:

Olá Emanuel! Ser acólito pode sim te ajudar a discernir sua vocação. Geralmente, há grupos de acólitos e coroinhas nas paróquias e comunidades. Procure o seu pároco. Abraço fraterno!

severina comentou:

gostaria de saber se uma mulher que viveu 23 anos com um homem, depois necessitou casar na igreja para receber a comunhao pode separar-se e viver a vida religiosa? pois ela nunca foi feliz dentre esses anos com ele e sente um chamado de Deus para a vida religiosa.

respondeu:

Olá Severina! Os promotores vocacionais poderão te ajudar a refletir melhor sobre isso. Eles entrarão em contato com você por email.

Antonio De Assis Lopes Da Silva comentou:

Olá Irmãos Missionários Redentoristas Andei Sonhando Com O Padre Fábio De Melo E Padre Reginaldo Manzote E Por último Com O Papa Francisco Mim Espliquem O Significado. Também Sinto Um Chamado De Deus.

respondeu:

Olá Antonio! Vamos entrar em contato com você por email para tentar auxiliá-lo neste discernimento vocacional.

Ailton comentou:

Gostaria de saber? se pode ingressar na formação de Missionário Redentorista, no Seminário Redentorista de Aparecida SP com idade de 40 anos, já tenho formação Superior em Comunicação Social. Quanto Tempo ainda precisa estudar para exercer a junção de Missionário Redentorista? Obrigado!

respondeu:

Olá Ailton, vamos entrar em contato por email para responder sua dúvida.

Gustavo comentou:

Olá amigos redentoristas!! Tudo bem com vocês?

Hoje estou com uma dúvida. Sinto em mim um chamado para seguir o caminho no sacerdócio, mas, queria passar por uma experiência. Como eu faço isso? Teria que procurar a paróquia da minha região.

respondeu:

Olá Gustavo! Vamos entrar em contato com você por email para te ajudar nesse discernimento vocacional.

Alexandre Campestrini comentou:

Qual seria a função do ´´irmão religiosos consagrado´´ citado ali em cima ? Ele não é Padre né ?

respondeu:

Olá Alexandre! Não, o irmão não é padre mesmo. Na vida religiosa, a pessoa se consagra ao serviço do Reino, de maneira absoluta, através de uma espiritualidade e carsismas próprios. No caso da Província de São Paulo, os irmãos desempenham diversas funções, tanto pastorais quanto administrativas. Vamos entrar em contato com você por email para esclarecer outras possíveis dúvidas.

emanuel davi comentou:

Paz e Bem!Gostaria de saber a partir de que idade pode se entrar num
Seminario redentorista,desde ja obrigado.

respondeu:

Olá Emanuel! Nós, missionários redentoristas da Província de São Paulo, acolhemos jovens a partir do ensino médio, ou seja, com cerca de 15 anos. Entraremos em contato com você por email para esclarecer outras possíveis dúvidas.

Erick Hernanny comentou:

preciso falar com vocês entre em contato comigo.

respondeu:

Olá Erick! O Pe. José Torres, promotor vocacional, vai entrar em contato com você por email.

ANSELMO MÁRIO SOUZA comentou:

Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês.

respondeu:

Olá Anselmo! Vamos entrar em contato com você para esclarecer essas dúvidas.

Paulo tadeu comentou:

Boa noite! Moro em bh tenho 31 anos, quero ser um missionário redentorista.

respondeu:

Bom dia, Pablo! Nós, missionários redentoristas, ficamos felizes com a sua mensagem. Entraremos em contato por email.

wesley jose comentou:

moro em Pernanbuco e nâo sei como fazer parar entrar no seminário redentorista tenho apenas 15 anos e todos dia sinto o chamado do senhor mais consigo entrara em seminário nenhum por conta da idade por favor mim ajude tenho que o bedecer a ordem do senhor jesus cristo mim responda com urgencia já não aguento mais isso mim ajude por favor o senhor mim chama todos os dias eu presisso ir ...sou obidiente a ele ......

respondeu:

Olá Wesley, vamos entrar em contato com você por email.

Dionei Milack comentou:

ola gostaria de saber se um jovem que viveu uma experiencia vocacional em outro seminario religioso porem nao conseguiu se identificar com o seu carisma e saiu pacificamente do seminario a qual havia ingressado pode vir a entrar em um seminario redentorista.

respondeu:

Olá Dionei, vamos entrar em contato por email para responder sua pergunta.

felipe comentou:

Olá, eu gostaria muito de ser um missionario redentorista, eu gostaria de saber que serié posso entra no séminario redentorista

jonathan comentou:

Moro no nordeste, mas qro participar da congregação redentorista em Aparecida-SP. como faço?

respondeu:

Olá Jonathan, vamos encaminhar sua mensagem aos promotores vocacionais. Eles entrarão em contato.

José Cícero comentou:

Moro no nordeste, participo dos encontros vocacional sacerdotal, mas qro participar da congregação redentorista em Aparecida-SP. como faço?

respondeu:

Olá José Cícero! Vamos encaminhar sua mensagem aos promotores vocacionais. Eles entrarão em contato por email.

Juliana comentou:

A Paz a todos, eu gostaria de uma informação de como pode fazer uma visita e conhecer o carisma das irmãs Redentoristas um abraço.

respondeu:

Olá Juliana! Na família redentoristas há alguma congregações femininas. Como não conseguimos entender se você procura algo específico, vamos te passar dois contatos: Mensageiras do Amor Divino: http://mensageiras.com.br/ e irmãs redentoristas: http://www.ossr.com.br/ .

Jaime comentou:

O Padre Redentorista pode Sair do Pais de Origem...No Caso se eu se Ordenar Um padre Redentorista eu posso ser mudado para fora do pais ?

respondeu:

Olá Jaime! Vamos pedir para que o promotor vocacional responda sua pergunta através do email.

Jaime comentou:

Vou aguarda a resposta dele ...Eu quero ser vocacionado Redentorista ...quero saber como faço ? Estou meio perdido .

respondeu:

Jaime, vimos que você enviou um email também. Agora é só aguardar! Pedimos que tenha um pouco de paciência, pois o missionário redentorista responsável está em viagem.

Jaime comentou:

Obrigado ...vou aguarda ancioso.Deus abençoe a Todos

Jose roberto lima comentou:

Ola paz e bem. completei 38 anos deste ano e por muitas vezes tenho vontade de entrar no seminário para seguir uma vida religiosa e sacerdotal, mas tenho duvida em relação a minha idade. Seria muito tarde para entrar no seminário? espero ansioso pela resposta obrigado.

respondeu:

Olá José Roberto! Vamos encaminhar sua dúvida ao promotor vocacional e ele lhe responderá por email. Abraço

Jose roberto lima comentou:

Bom dia. Na segunda feira, enviei um comentário sobre o seminário e a minha idade mencionada, gostaria de saber se promotor vocacional recebeu a minha pergunta e que tirasse a minha duvida. As perguntas elas demoram ser respondidas? obrigado.

respondeu:

Olá José Roberto! Sua pergunta foi respondida via email.

leonardo comentou:

Ate quantos anos se pode fazer o vocacionado e pq?

respondeu:

Olá Leonardo! Nós temos um site que ajuda a esclarecer algumas dúvidas do processo vocacional: www.a12.com/vocacional Qualquer outra dúvida, encaminhe um email para vocacional@a12.com e os promotores vocacionais entrarão em contato.

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Vocacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.