Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 06 MAR 2020 - 11H09

Francisco exorta Igreja a um "tempo de renovação" na Quaresma

"O povo de Deus tem necessidade de renovação,
para não cair na indiferença nem
se fechar em si mesmo", Papa Francisco. 

Na mensagem para a Quaresma de 2015 Papa Francisco exortou toda a Igreja a viver um "tempo de renovação" para superar a indiferença. 

"Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um 'tempo favorável' de graça", frisou o Santo Padre ao iniciar a mensagem. "O povo de Deus tem necessidade de renovação, para não cair na indiferença nem se fechar em si mesmo", enfatizou em outro ponto.

Em sua reflexão o Santo Padre propôs três textos para tratar o tema.

O primeiro sobre a Igreja como "comunhão dos Santos":

"A Igreja é communio sanctorum, não só porque, nela, tomam parte os Santos mas também porque é comunhão de coisas santas: o amor de Deus, que nos foi revelado em Cristo, e todos os seus dons; e, entre estes, há que incluir também a resposta de quantos se deixam alcançar por tal amor. Nesta comunhão dos Santos e nesta participação nas coisas santas, aquilo que cada um possui, não o reserva só para si, mas tudo é para todos". 

O segundo tratando de questões relativas às paróquias e comunidades: 

"Amados irmãos e irmãs, como desejo que os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmente as nossas paróquias e as nossas comunidades, se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença!". 

 

"Para superar a indiferença e as nossas pretensões de onipotência, gostaria de pedir a todos para viverem este tempo de Quaresma como um percurso de formação do coração". 

E por último, dirigiu uma reflexão a cada fiel pedindo que todos considerem a oração, a caridade e o apelo à conversão que a Quaresma implica. 

"Para superar a indiferença e as nossas pretensões de onipotência, gostaria de pedir a todos para viverem este tempo de Quaresma como um percurso de formação do coração". 

Nesse "percurso", Francisco sublinhou a busca por um coração misericordioso e disse que neste tempo deseja rezar com todos a súplica "Fazei o nosso coração semelhante ao vosso", das Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus. 

"Teremos assim um coração forte e misericordioso, vigilante e generoso, que não se deixa fechar em si mesmo nem cai na vertigem da globalização da indiferença", assinalou. 

Na mensagem o Papa lembrou ainda a oração como força que "interliga" todos em Deus. "Em primeiro lugar, podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste. Não subestimemos a força da oração de muitos!", frisou. 

Leia a mensagem na íntegra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...