Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa Francisco completa 78 anos nesta quarta-feira

Papa Francisco

O Papa Francisco celebra nesta quarta-feira o seu 78º aniversário natalício. Para o Santo Padre este é um dia “totalmente normal, como os outros”, no qual vai conceder a tradicional audiência pública na Praça de São Pedro.

Em 2013, Francisco hospedou quatro moradores de rua e todos os funcionários da Casa Santa Marta, no dia de seu aniversário.  

Este ano, por ser dia de audiência geral e não haver Missa na capela da Casa de Santa Marta, onde reside o Papa, o aniversário vai ser assinalado com o almoço, “juntamente com todos os empregados”.

francisco_aniversario_sem_teto

O Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito no dia 13 de março de 2013 como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, e escolheu o inédito nome de Francisco. Tornou-se o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e o primeiro pontífice latino-americano.

Francisco nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Filho de imigrantes italianos, trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, na Companhia de Jesus. 

Ordenado padre, no mesmo mês de seu nascimento, a 13 de dezembro de 1969, Bergoglio foi responsável pela formação dos novos jesuítas e depois provincial dos religiosos na Argentina (1973-1979).

João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho do mesmo ano, assumindo a liderança da diocese a 28 de fevereiro de 1998, após a morte do cardeal Antonio Quarracino.

papa_joao_paulo_e_cardeal_bergoglioO primaz da Argentina foi criado cardeal pelo Papa João Paulo a 21 de fevereiro de 2001, ano em que foi escohido como relator da 10ª assembleia do Sínodo dos Bispos.

Tem como lema ‘Miserando atque eligendo’, frase que evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”.

Em 21 meses de pontificado, Papa Francisco visitou o Brasil, a Terra Santa, a Coreia do Sul, a Albânia, a Turquia e a cidade francesa de Estrasburgo, onde passou pelo Parlamento Europeu e o Conselho da Europa; realizou também sete viagens em Itália, incluindo uma passagem pela ilha de Lampedusa e uma homenagem no centenário do início da I Guerra Mundial.

Entre os principais documentos do atual pontificado estão a encíclica ‘Lumen Fidei’ (A luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI, e a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho), convocou um Sínodo sobre a Família, em duas sessões, com consultadas alargadas às comunidades católicas: uma extraordinária realizada em outubro deste ano, e outra ordinária, em 2015.

Francisco criou um Conselho de Cardeais, com membros dos cinco continentes, para o aconselharem no Governo da Igreja e na reforma da ‘Constituição’ do Vaticano, e aprovou nova legislação para regular a atividade financeira do pequeno Estado e da Santa Sé, com uma nova Secretaria para a Economia.

Após a viagem à Terra Santa, reuniu no Vaticano os presidentes de Israel e da Palestina para uma invocação pela paz, na qual participou também o patriarca ecumênico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, um interlocutor privilegiado do Papa.

Oração pela paz

Ainda este ano, Francisco visitou a sede da FAO em Roma e promoveu a assinatura de uma declaração conjunta inter-religiosa contra a escravidão moderna.

O Papa convocou ainda um Ano da Vida Consagrada, por ocasião do quinquagésimo aniversário da constituição dogmática sobre a Igreja ‘Lumen gentium’, do Concílio Vaticano II, que no capítulo VI trata dos religiosos, e do decreto ‘Perfectae caritatis’ sobre a renovação da vida religiosa.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...