Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa Francisco exprime “satisfação” pela decisão histórica de Cuba e EUA

Papa e presidentes

O Papa manifestou hoje, 18, a sua satisfação pelo restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos da América, após mais de 50 anos de separação.

“Hoje estamos todos felizes, porque vimos como dois povos, que estavam afastados há muitos anos, deram ontem [quarta-feira] um passo de aproximação. Isso foi promovido pelos embaixadores, pela diplomacia: é um trabalho nobre o vosso, muito nobre”, declarou em encontro com 13 novos representantes diplomáticos de países acreditados junto da Santa Sé.

 

“Hoje estamos todos felizes, porque vimos como dois povos, que estavam afastados há muitos anos, deram um passo de aproximação...", disse o Papa nesta quinta. 

Francisco se envolveu pessoalmente nesse processo, enviando cartas aos presidentes dos dois países “convidando-os a resolver questões humanitárias de interesse comum, entre as quais a situação de alguns prisioneiros, com o objetivo de iniciar uma nova fase nas relações entre as duas partes”, destacou nota da Secretaria de Estado do Vaticano, divulgada ontem, 17.

A Secretaria de Estado recordou que em outubro as Delegações dos dois países estiveram no Vaticano, ocasião em que ofereceu uma intermediação “para favorecer um diálogo construtivo sobre temas delicados, do qual nasceram soluções satisfatórias para ambas as partes”.

Segundo o presidente norte-americano, Barack Obama, o Vaticano e o próprio Papa Francisco intervieram diretamente neste processo, pedindo às duas partes que restabelecessem o diálogo e promovessem mudanças.

“Sua Santidade, o Papa Francisco, dirigiu-me um apelo pessoal, bem como ao presidente de Cuba, Raúl Castro, pedindo-nos que resolvêssemos o caso de Alan [Gross, preso há cinco anos em Cuba] e que tivéssemos em consideração os interesses de Cuba na libertação de três agentes cubanos que estão presos nos Estados Unidos há mais de 15 anos”, revelou Obama, em conferência de imprensa.

Papa Francisco e Barack Obama

“Quero agradecer e reconhecer o apoio do Vaticano e especialmente do Papa Francisco para a melhoria das relações entre Cuba e os Estados Unidos”, disse por sua vez Raúl Castro.

No comunicado, a Secretaria de Estado afirma que “continuará a assegurar o seu apoio às iniciativas que as duas Nações tomarão para incrementar as relações bilaterais e favorecer o bem-estar dos respectivos cidadãos”.

Para o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, o papel do Papa na aproximação entre os EUA e Cuba foi "determinante" para que as duas partes pudessem "encontrar um ponto de acordo, um ponto de encontro".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...