Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 21 FEV 2020 - 15H37

Papa pede maior atenção às crianças no Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Neste domingo (15), a Igreja celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Papa Francisco em sua mensagem para este dia deu destaque ao sofrimento enfrentado pelas crianças, que são os mais "vulneráveis e sem voz", segundo o Santo Padre.

"Os menores são os primeiros a pagar o preço oneroso da emigração, provocada quase sempre pela violência, a miséria e as condições ambientais", afirmou o Papa. 

Recentemente, uma menina de sete anos ficou famosa no mundo após mostrar a sua rotina durante a guerra na Síria. Bana Alabed nasceu em Aleppo e viveu grande parte da sua vida sob a guerra e tornou-se uma das vozes que mais repercutiu no mundo nos últimos meses. No final do ano, Bana, sua família e milhares de pessoas, conseguiram ser levadas de Aleppo para outra cidade Síria.  

No dia 12 de janeiro em sua conta no Twitter Bana escreveu: "Sou um refugiado, somos refugiados. Mas vamos superar isso um dia, porque eu mesma superei o cerco de Aleppo".

Mandamento de Deus 

Para Francisco usa dois textos bíblicos para lembrar que acolher o vulnerável é mandamento de Deus: 

"Não usarás de violência contra o estrangeiro residente nem o oprimirás, porque foste estrangeiro residente na terra do Egito" (Ex 22, 20) e "amarás o estrangeiro, porque foste estrangeiro na terra do Egito" (Dt 10, 19).

Segundo o Papa, esta realidade constitui "um sinal dos tempos", um sinal que "fala da obra providencial de Deus na história e na comunidade humana tendo em vista a comunhão universal". 

 

No mundo, existem 65,3 milhões de pessoas deslocadas por motivos de conflitos. 

Francisco pede ainda "soluções duradouras" para que ocorra um "autêntico desenvolvimento que promova o bem de meninos e meninas, esperanças da humanidade". 

Os países de origem e de acolhimento, segundo o Papa, são os primeiros a terem que adotar "procedimentos nacionais adequados e planos de cooperação".

Pesquisa

O número de pessoas deslocadas por motivos de conflitos e perseguições em todo o mundo chegou a 65,3 milhões no final de 2015, de acordo com um relatório da ONU. Essa realidade é considerada a maior crise humanitária desde a 2ª Guerra Mundial.

Segundo a agência da ONU para refugiados (Acnur), uma em cada 113 pessoas no mundo é refugiada, requerente de asilo ou deslocada interna. 

Dos 65,3 milhões, a maioria de 40,8 milhões é de pessoas forçadas a sair de suas casas e que se deslocaram dentro de seus países, os chamados deslocados internos. Outros 21,3 milhões de pessoas fugiram para outros países, e são chamadas de refugiados. Além disso, 3,2 milhões são requerentes de asilo em países industrializados, ou seja, aguardam uma resposta sobre seu pedido de refúgio.

LEIA A MENSAGEM DO PAPA: https://goo.gl/KwAaD4

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...