Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 28 FEV 2020 - 14H15

Dia Mundial da Paz: Papa Francisco pede a 'não-violência' como método político

No dia 01 de Janeiro é celebrado o Dia Mundial da Paz, para essa 50ª edição da celebração a mensagem do Papa Francisco traz o tema “A não violência: estilo de uma política para a Paz”.

Em sua mensagem o Santo Padre alerta para as consequências negativas da violência reforçando que a paz traz consequências sociais positivas.

shutterstock
shutterstock


:: Confira a Mensagem, na íntegra, do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial da Paz
:: 10 dicas para alcançar a paz interior em Deus

“... a paz tem consequências sociais positivas e permite um verdadeiro progresso. Devemos, portanto, agir nos espaços possíveis, negociando caminhos de paz, até mesmo onde tais caminhos parecem tortuosos ou impraticáveis”, lê-se na mensagem.

Pedindo uma política da não violência o Papa observa que a paz não é só inspiração.

“... a “não violência” pode assumir um significado mais amplo e novo: não apenas uma mera aspiração, inspiração, rejeição moral da violência, das barreiras, dos impulsos destruidores, mas também um método político realista, aberto à esperança”.

:: Confira alguns discursos e homilias do Papa Francisco

Francisco destaca a preservação dos direitos e da dignidade;

 

"...é importante reconhecer, sempre mais, não o direito da força, mas a força do direito."

“Se o direito e a igual dignidade de cada ser humano são salvaguardados sem discriminações e distinções, consequentemente, a “não violência”, entendida como método político, pode constituir um instrumento realista para superar os conflitos armados. Nesta perspectiva, é importante reconhecer, sempre mais, não o direito da força, mas a força do direito”.

Com esta Mensagem para o Dia Mundial da Paz, o Santo Padre ainda indica um caminho à solução de conflitos através de negociação e não movimentos armados, além disso também pede o respeito pela cultura e a identidade dos povos e o combate ao tráfico de armas. Assim aponta a“não violência”, como estilo político, que pode e deve fazer muito mais para superar este flagelo.

O Dia Mundial da Paz teve início por desejo do Beato Papa Paulo VI e é celebrado todos os anos no dia 1° de Janeiro de cada novo ano. A Mensagem do Papa é enviada a todas as Chancelarias do mundo e serve de guia para as diretrizes diplomáticas da Santa Sé.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...