Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 02 MAR 2020 - 12H14

A vida pública de Bento XVI depois da renúncia

No dia 11 de fevereiro de 2013, Joseph Ratzinger, Bento XVI, surpreendeu e comoveu o mundo com o anúncio de sua renúncia. No auge dos seus 85 anos, devido a sua debilidade física, decidiu viver uma vida de recolhimento para dar lugar a um sucessor que pudesse assumir com vivacidade e idoneidade a importante função de pastor da Igreja católica. 

Nesses últimos três anos, Bento XVI viveu como indicou em sua renúncia. Residindo no antigo mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, dentro do Vaticano, poucas vezes apareceu em público e quase sempre em eventos especiais à convite do Papa Francisco, com quem nutre uma relação de amizade e companheirismo. 

Amizade que Francisco reforça em elogios ao seu predecessor, como aconteceu no dia 11 de março de 2015, ao recordar o testemunho de vida espiritual dos idosos. “Olhemos para Bento XVI, que decidiu passar na oração e na escuta de Deus a última etapa da sua vida. Isto é bonito”.

Numa entrevista, Francisco revelou que visita e conversa por telefone com Bento XVI de forma regular, considerando-o como um “avô sábio” a quem se pode pedir conselho.

Momentos da vida pública do Papa emérito

No último ano Bento XVI compareceu a alguns eventos importantes da vida da Igreja no Vaticano. 

A última vez que apareceu em público foi no dia 31 de dezembro, quando assistiu a um concerto de Natal oferecido pelo coro infantil alemão ‘Jugendkantorei su Eichstätt Dom’. Antes, a 8 de dezembro, o Papa emérito participou na abertura do Jubileu da Misericórdia, atravessando a Porta Santa da Basílica de São Pedro. 

Bento XVI marcou presença ainda no último consistório em 14 de fevereiro de 2015 para a criação de 20 cardeais. 

No dia 04 de julho, o Papa emérito recebeu o doutoramento Honoris Causa por parte da Academia Musical de Cracóvia e da Pontifícia Universidade João Paulo II. Ali fez o seu primeiro discurso depois de sua renúncia e falou sobre a música, que tem papel marcante em sua vida. 

No dia 31 de agosto, o Papa emérito encerrou a reunião do chamado "Ratzinger Schülerkreis", o Círculo de Estudantes de Ratzinger, um encontro anual de antigos alunos que em 2015 abordou o tema ‘Como falar de Deus, hoje’. “A verdade, amor e bondade que vêm de Deus tornam o homem puro e a verdade, amor e bondade encontram-se na Palavra, que liberta do ‘esquecimento’ de um mundo que já não pensa em Deus”, disse na homilia da Missa que presidiu na igreja do Campo Santo Teutônico, no Vaticano.

Em sua residência, Bento XVI recebe muitos visitantes. Alguns vão pedir a sua bênção, outros para homenageá-lo e outros apenas para registrar um momento com o Papa emérito. 

Papa emérito no Facebook

Em janeiro deste ano, foi criada uma página dedicada a falar sobre o magistério de Bento XVI na rede social Facebook. A página da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI surgiu para manter um contato mais próximo entre o Papa Emérito e os fiéis que apreciam o seu trabalho na Igreja. Por meio da página, gerenciada pelo vaticanista Luca Caruso, a Fundação Vaticana quer aproximar o público dessas atividades, principalmente quando Ratzinger esteve à frente da Congregação para a Doutrina da Fé e durante os oito anos de seu Pontificado. 

Na galeria abaixo confira alguns dos registros de Bento XVI: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...