Por Redação A12 Em Santo Padre

Vaticano estuda documento sobre cultura digital

câmera_shutterstock

Fotos: Shutterstock

A Secretaria para a Comunicação da Santa Sé estuda “um possível” documento sobre a Internet “sempre a partir da perspectiva de integração multimídia”.

O bispo auxiliar de Lisboa e porta-voz da Comissão Episcopal de Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, em Portugal, Monsenhor Nuno Brás participou na primeira Assembleia plenária da Secretaria de Comunicação, que tem como tarefa a reforma das mídias do Vaticano. Em declarações à Agência ECCLESIA, Monsenhor Nuno Brás falou sobre os atuais desafios. “É o trabalho que a secretaria tem realizado, um trabalho difícil, porque se trata de integrar muita gente e instituições, mas que tem sido realizado paulatinamente”, disse.

O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Rádio Vaticana, a Sala de Imprensa da Santa Sé, o jornal L’Osservatore Romano, o Centro Televisivo Vaticano, a Livraria editora Vaticana e a Internet são os diferentes meios de comunicação que o Papa Francisco quer reformar.

“Se trata de integrar todas as realidades, mas a partir de uma nova perspectiva: todos esses serviços vão continuar existindo, mas de forma integrada”, sublinhou o membro da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé.

O bispo auxiliar de Lisboa alerta sobre a necessidade de uma linguagem nova no trabalho a ser desenvolvido. “Basta ver o êxito que o Papa tem nas redes sociais, junto às pessoas que, inclusive, não são católicas”, ressaltou.

Surge, por isso, a necessidade de comunicar não somente através do que é, por exemplo, o «Observatório Romano», mas também de integrar novas linguagens, próprias de nosso tempo.

Os consultores da Assembleia plenária têm uma representatividade mundial, apresentando os desafios próprios de sua realidade.

“Nós temos vários meios de comunicação ligados à Igreja e muitos estão competindo, isso não tem sentido no mundo de hoje”, disse Monsenhor Nuno Brás, e completou: “se trata de realizar, com os meios que dispomos, o que já temos com o nosso ‘smartphone’, um aparato que tem tudo e cabe no bolso”.

O Papa Francisco recebeu em audiência os participantes da Assembléia plenária e pediu a eles que a reforma em curso tenha como foco as situações de pobreza.

 Em suas palavras, o critério que guia esta reforma “é apostólico e missionário, com uma atenção especial às situações de pobreza e dificuldade, na consciência de que elas também devem ser enfrentadas com soluções adequadas”.

A Secretaria para a Comunicação foi criada há dois anos e tem, entre suas tarefas, a reforma dos meios da Santa Sé

:: “Podemos até viver afastados d’Ele, estar contra Ele, mas nunca estamos sozinhos", diz Papa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...