Por Leonardo C. de Almeida Em Palavra do Associado Atualizada em 08 OUT 2020 - 12H15

A Senhora Aparecida em letra e música

Um sem-fim de versos e intermináveis prosas poéticas cantaram, ao longo dos séculos, o nome bendito de Maria Santíssima e seus louvores.

A História da Igreja sempre teve santos, poetas e escritores, leigos e clérigos, renomados e anônimos, que dedicaram letras e melodias a Nossa Senhora.

Veja-se, a título de ilustração, dentre os muitos cânticos compostos por Santo Afonso Maria de Ligório, os seguintes versos, que exaltam, afetiva e docemente, a Virgem Mãe do Redentor, sob cuja proteção a Igreja se abriga:

“Debaixo do teu manto, / Minha Senhora linda, / Viver quero e ainda / Espero aqui morrer...”.

Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12


No Brasil, igualmente, não foram poucos os que escreveram e compuseram canções à Virgem, particularmente sob o título de Aparecida, ao longo destes mais de 300 anos de devoção.

Assim expressa a letra inicial de um cântico à Mãe Aparecida:

Maria o Magnificat cantou, / E com Ela todos nós vamos cantar...”.

De fato, a Igreja faz uso do Cântico de Maria (cf. Lc 1,47-56) para louvar o nome do Deus Justo e Santo, que volta seu olhar libertador ao povo oprimido e desprezado. Profeticamente, Maria revela a predileção divina pelos pequenos e humildes do Reino, e a Igreja se associa a Ela para exaltar o Senhor que fez e faz maravilhas em nosso meio. A Igreja, na verdade, canta com Maria e à Maria, em vista do seu papel na História da Salvação, conforme foi por Ela predito:

“Todas as gerações, de agora em diante, cantarão os meus louvores” (Lc 1,48).

Leia MaisClipes do cantor Daniel em Homenagem à Nossa Senhora AparecidaQuando falamos em músicas relacionadas a Nossa Senhora Aparecida, cumpre fazer um percurso em uma busca das incontáveis canções a Ela dedicadas por todos os cantos e recantos deste país, que A invoca filialmente. Oriundos, muitas vezes, das últimas décadas, diversos cantos (populares e consagrados na voz de cantores afamados – especialmente do meio sertanejo –, litúrgicos ou apenas devocionais) alusivos à Virgem Aparecida nos vêm à mente.

Na Liturgia, particularmente na Liturgia das Horas e na Celebração da Eucaristia, Maria tem o seu lugar. A Ela se faz referência numa das fórmulas do Ato Penitencial (“Confesso a Deus todo-poderoso...”), na Profissão de Fé e na Oração Eucarística, sem retirar, com isso, a centralidade do Cristo.

Leia Mais7 músicas para Nossa Senhora Aparecida

Também há inúmeras composições musicais próprias para as Festas Marianas que acontecem ao longo do ano litúrgico. São muitos os cânticos e álbuns próprios para a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida e que cantam as Bodas de Caná. Recordamos o CD 'Das Redes ao Coração', com canções para a Missa de Nossa Senhora Aparecida e CD 'Glorifica minha alma ao Senhor', cantos da Missa oficial dos 300 anos de Aparecida, de autoria de Ir. Míria T. Kolling, um dos maiores nomes da música litúrgica de nossos tempos no Brasil e que já possui diversos cantos dedicados à Virgem Aparecida. Lembramos, aqui, do Hino do Congresso Eucarístico Nacional de Aparecida de 1985, de autoria de Padre Lúcio Floro: 'O Mistério supremo do amor, com Maria, viemos cantar!'

Leia MaisCanções para louvar a intercessão de Nossa Senhora Aparecida Aprenda a cantar: ‘Com Maria, em família, revestir-se da Palavra’ Cante a tradicional canção ‘Senhora Aparecida recebe os dons’ Vamos cantar ‘Romaria’? A música dos devotos da Mãe AparecidaA piedade popular, por sua vez, não cessa de prestar louvores à Mãe de Deus, sob o título de Aparecida. Quem nunca se emocionou nas novenas, consagrações, rezas do terço ou rosário, peregrinações, procissões, coroações ou em outros momentos devocionais marianos ao cantar ou ouvir “Romaria”? Ou “Dá-nos a bênção”; “Ao trono acorrendo”; “Eia, povo devoto”; “Graças vos damos, Senhora”; “Virgem Mãe Aparecida”; “Salve, Santa Imagem”; “Oh Virgem Santa, rogai por nós pecadores”; “Santa Mãe Maria, nessa travessia”; “Venho cantar meu canto”; “Senhora d’Aparecida, vi tua cor se esparramar”; “Na imagem tão pequena”; “Em procissão, em romaria”; “Sou romeiro de Aparecida, devoto de Nossa Senhora”; “Oh Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil” e uma infinidade de outras composições e compositores, impossível de ser esgotada nestas linhas... Indispensável, ainda, mencionar os muitos e inesquecíveis Hinos Oficiais compostos por missionários redentoristas ou músicos leigos do Santuário Nacional para as Festas da Padroeira e outros momentos especiais.

Leia MaisMúsicas para fazer homenagem à Padroeira do BrasilContudo, indubitavelmente, o Hino à Virgem Aparecida, dentre os muitos (como “Senhora Aparecida, guiai a nossa sorte”) compostos pelo Conde Dr. José Vicente de Azevedo pelos idos de 1900 e tornado Hino Oficial da Padroeira em 1951, é o mais célebre, que toca fundo os corações dos brasileiros e continua a ressoar pelo Brasil afora: “Viva a Mãe de Deus e nossa”... Esse Hino Oficial totaliza uma riqueza de cerca de 20 estrofes, muito além daquilo que estamos habituados a cantar, como a que segue: “Visando altos desígnios, / Fostes por Deus escolhida / Padroeira do Brasil, / ó Senhora Aparecida!”.

Sobre a popularidade desse Hino, assim se expressou São João Paulo II em sua homilia por ocasião da Missa de Sagração da nova Basílica Nacional no dia 4 de julho de 1980: “Desde que pus os pés em terra brasileira, nos vários pontos por onde passei, ouvi esse cântico. Ele é, na ingenuidade e singeleza de suas palavras, um grito da alma, uma saudação, uma invocação cheia de filial devoção e confiança para com Aquela que, sendo verdadeira Mãe de Deus, foi dada por seu Filho Jesus no momento extremo de sua vida para ser nossa Mãe”.

Padre Zezinho, um dos grandes nomes da música católica do Brasil (responsável por canções marianas consagradas, como “Maria de Nazaré”), No CD em louvor à Rainha e Padroeira do Brasil “Mil Vezes Aparecida – o Musical”. O álbum reúne, entre textos e composições musicais belíssimos.

Por entre choros, gemidos e lágrimas decorrentes dos dramas humanos, o nome de Maria surge como alento e esperança na vida de todos os povos. E quão mais reluzente torna-se esse doce e forte Nome quando cantado em prosa ou verso, devotamente, pelo povo santo e pecador! Assim é toda canção voltada à Mãe Aparecida, a Quem não cessamos de cantar com confiança: “ilumina a mina escura e funda, o trem da minha vida”...

Leonardo C. de Almeida
Associado da Academia Marial de Aparecida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leonardo C. de Almeida, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...