A12

Obras de Construção

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

A Casa da Mãe Aparecida está sendo construída, pouco a pouco, ano a ano, com a ajuda e o carinho dos devotos que amam e veneram nossa querida Mãe. São obras que enchem os olhos e alegram os corações dos milhares de devotos que aqui encontram abrigo e conforto, como se estivessem sob o próprio manto de Nossa Senhora. 

Entre as mais significativas obras de construção estão o assentamento do piso interno e externo, o Trono e Retábulo de Nossa Senhora Aparecida, o Altar Central, a troca completa do telhado, os vitrais, o revestimento das naves com tijolinhos e o revestimento interno da grande cúpula central.  

Conheça a Campanha dos Devotos.

    • 2000  Início do assentamento dos pisos

      O Santuário começa as obras de acabamento interno, a partir do altar central, com a colocação dos pisos. São mais de 25 mil metros2 de granito em várias tonalidades, que trazem em sua forma uma vasta simbologia cristã. 

      2000 – Início do assentamento dos pisos

    • 2002  Construção do novo altar

      O altar é o centro da Igreja, por esta razão as obras tiveram início por ele. A simbologia do piso nos remete a Cristo, cuja Boa Nova deve ser anunciada a todo o mundo. No dia 21 de julho, acontece a Cerimônia de Sagração do altar central, ocasião em que o primeiro Livro dos Devotos é colocado sob ele contendo os nomes dos colaboradores da obra. A partir desse ano, nas Missas Solenes da Festa da Padroeira, um novo Livro é colocado sob o altar com os novos membros fiéis da nossa Família. 

      2002 – Construção do novo altar

    • 2004  Retábulo do trono de Nossa Senhora

      Trabalho realizado pelo artista plástico Cláudio Pastro, responsável por todos os projetos internos de acabamento artístico do Santuário Nacional, o retábulo que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida é feito em azulejos nas cores ouro, branco e azul. O trono de Nossa Senhora ressalta a importância simbólica dessa pequenina Imagem na imensidão da Basílica e na alma do romeiro. 

      2004 – Retábulo do trono de Nossa Senhora

    • 2005  Início da colocação das telhas azuis

      O novo telhado, que conta com 257 mil telhas, faz parte do projeto de acabamento da Basílica que começou com o Altar Central, o Trono da Imagem e o piso em granito. Por isso, obedece ao padrão definido no projeto original do arquiteto Benedito Calixto Neto, que sugere telhas azuis representando o manto de Nossa Senhora Aparecida.  

      2005 – Início da colocação das telhas azuis

    • 2006  Início dos revestimentos internos e finalização do assentamento do piso

      Uma das grandes características do Santuário Nacional é seu revestimento com tijolinhos. O projeto de acabamento conta com a manutenção dessa característica histórica.As paredes internas do Santuário começaram a ser revestidas com novos tijolinhos, proporcionando uniformidade e beleza, bem como coesão artística para o assentamento de toda a nova azulejaria das naves do Santuário. As obras começaram pela nave Sul e atualmente encontra-se em execução. 

    • 2007  Visita do Papa Bento XVI ao Santuário

      Em maio de 2007, o Papa Bento XVI esteve em Aparecida para a abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. No Santuário Nacional, o Papa rezou o Terço, presidiu a Santa Missa e fez o discurso de abertura da 5a do CELAM (Conferência Episcopal Latino-Americana e do Caribe). Foram necessárias obras de infraestrutura e acolhimento para a grande Missa campal que aconteceu no pátio do Santuário Nacional. Na ocasião, foi inaugurada a Tribuna Bento XVI. 

      2007 – Visita do Papa Bento XVI ao Santuário

    • 2008  10 anos do Centro de apoio ao Romeiro

      No Centro de Apoio ao Romeiro, o visitante encontra todo tipo de serviço necessário para o bem-estar na visita ao Santuário. Além de centenas de lojas, o visitante encontra uma ampla praça de alimentação, fraldário, sanitários, segurança etc. Dez anos acolhendo os devotos de Nossa Senhora Aparecida. 

      2008 – 10 anos do Centro de apoio ao Romeiro

    • 2009  Início da colocação dos Vitrais

      O início da colocação dos vitrais nas quatro grandes naves, projeto desafiador e belo: mais luzes e cores na Casa da Mãe. 

      2009 – Início da colocação dos Vitrais

    • 2010  Conclusão do Vitral da Nave Norte

      Concluímos o Vitral da Nave Norte, onde o vitral é azul e conta com uma rosácea em tons que vão de laranja a vermelho. 

      2010 - Inauguração da Capela do Batismo

      Capela do Batismo – Inaugurada no dia 15 de agosto, com a presença da família Sieh, que colaborou para a construção desta obra.

      2010 - Inauguração do Jardim Norte 

      Jardim Norte – inaugurado no dia 8 de outubro, é localizado na entrada principal do Santuário Nacional, com um espaço de 3.825 metros planejado para a apreciação e o descanso dos ilustres romeiros. 

    • 2011 – Colocação das colunatas e dos 12 Apóstolos na Esplanada João Paulo II 

      Em 8 de outubro, a Campanha dos Devotos inaugurou mais uma obra, as colunatas e as 12 estátuas dos Apóstolos na Esplanada João Paulo II. As estátuas dos santos Apóstolos foram abençoadas por Dom Raymundo Damasceno Assis. 

      2011 – Colocação das colunatas e dos 12 Apóstolos na Esplanada João Paulo II

    • 2012  Inauguração do Centro de Eventos

      Pe. Vítor Coelho de AlmeidaO Centro de Eventos tem a capacidade para receber 8.545 pessoas, inclusive lugares reservados para portadores de necessidades especiais. É o local que o Santuário Nacional planejou para acolher os devotos de Nossa Senhora Aparecida, grandes romarias, congressos, shows, eventos esportivos, teatros e muito mais. As obras se iniciaram em setembro de 2002. 

      2012 - Inauguração do Hotel Rainha do Brasil

      O Hotel Rainha do Brasil oferece a mesma acolhida da Casa da Mãe Aparecida. Localizado nos jardins da Cidade do Romeiro, o hotel possui serviços de qualidade, acomodações bastante confortáveis e uma proposta de hospedagem diferenciada.   

      2012 - Inauguração do Memorial dos Devotos

      O Memorial dos Devotos está localizado na Capela da Ressurreição, onde recordamos os entes queridos por meio da fotografia e de uma mensagem personalizada que aparecem numa tela randômica. Assim, quando os familiares vierem ao Santuário Nacional, poderão fazer as suas preces e reverenciá-los dignamente. Será uma eterna homenagem aos membros falecidos da Família Perpétua da Campanha dos Devotos e também nossa demonstração de apreço aos familiares desses saudosos devotos. 

       

    • 2013 - Conclusão dos vitrais do Santuário Nacional

      O efeito das cores dos vitrais tem deixado a Casa da Mãe Aparecida mais bonita. Os vitrais são elaborados com centenas de pedaços de vidros coloridos. Esta arte é encontrada com frequência em vários templos católicos. 

      2013 - Visita do Papa Francisco à Casa da Mãe 

      O Santuário Nacional recebeu, no dia 24 de julho, o Papa Francisco. O desejo do Pontífice era de consagrar a Nossa Senhora Aparecida o evento da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

       

    • 2014 - Assentados ¾ do Mosaico na Cúpula Central. Aceleramos as obras nos acessos de visitação e iniciamos o revestimento das bases da cúpula com azulejos.

      2014 - Ampliamos o Posto Médico, construímos o Espaço Devotos Mirins e o Serviço de Animação Vocacional.

      2014 - Concluímos o novo Centro de Expedição para a Campanha dos Devotos e instalamos o elevador de Cargas para a Casa das Velas.

      2014 - A BONTUR – Bondinhos Aéreos – S/A, em parceria com o Santuário, instalou os bondinhos interligando o Santuário e o Morro do Cruzeiro e construiu o Mirante.

      2014 - Continuamos o revestimento do interior da Basílica com tijolinhos.

      2014 - Os jardins Noroeste e Nordeste foram revitalizados.

      2014 - Prosseguimos com o restauro da Matriz Basílica, que também ganhou novo mobiliário.

      2014 - Substituímos todas as janelas da Torre Brasília.

      2014 - Foi construído o Monumento a Nossa Senhora de Fátima.

      2014 - Foi realizada a primeira fase da reorganização viária do estacionamento, incluindo troca de asfalto.

      2014 - Durante todo ano, foram realizadas várias obras de manutenção em prédios e áreas de todo o complexo do Santuário Nacional.

    • 2015 - Reinauguração da Matriz Basílica;

      2015 - Substituição de um dos elevadores que dão acessos ao Mirante e ao Museu da Torre Brasília;

      2015 - Realizamos a aplicação do último quarto de mosaico da Cúpula Central;

      2015 - Substituição dos janelões ao redor da Cúpula;

      2015 - Iniciamos e continuamos a aplicação da azulejaria do Baldaquino;

      2015 - Continuamos com assentamentos dos Tijolinhos na área interna da Basílica;

      2015 - Recuperação dos muros do Santuário;

      2015 - Trabalhamos na renovação da manta asfáltica do estacionamento

      2015 - Inauguramos a 2ª praça de alimentação do Centro de Apoio ao Romeiro;

      2015 - Fizemos a reforma da Sala 3 pescadores no subsolo;

      2015 - Reforma da Sala Vocacional; 

      2015 - Ampliamos a Sala das Flores;

      2015 - Realizamos a obra da Porta Santa;

      2015 - Revestimento em tesselas da cruz da Torre Brasília;

    Comentários (0)



    Carregando Comentários
    0 caracteres