Por Família dos Devotos Em Multimídia

100 anos de devoção

História de Fé

Iza Battistella Zanquetin nasceu em Cascalho, distrito de Araras, em 24 de agosto de 1917. Filha de Gicommo Battistella e Lúcio Rigon, tem suas origens na Itália, de onde veio os avôs na época áurea das imigrações. Por voltas dos três anos de idade, mudou-se para a Fazenda Combate, no Bairro do Ramalho, em Pirassununga, e daqui não saiu mais. Quando pequena teve pouca escolaridade, visto que os primeiros anos da mocidade, na figura de filha mais velha, tinha obrigações com a casa e a fazenda, desde a limpeza ao cultivo do café, cana e mandioca, além do gado leiteiro. Juntamente com os pais, as irmãs e os irmãos, sempre labutou com sua força de trabalho, sendo esta, poucas vezes recompensada como deveria. Filha de uma sociedade injusta e patriarcal, venceu as barreiras da vida até se fazer grande como hoje é – admirada por todos e conhecedora dos desafios da vida.

Em torno dos 14 anos conheceu Lúcio Zanquetin, filho de agricultores Iemenses, com quem se casaria, aos 28 anos, em 08 de setembro de 1945. Do casamento, realizado por Cônego Cruz, pároco da Matriz Bom Jesus, vieram sete filhos: José Antônio, Maria Lúcia, José Arlindo, José Roberto, José Carlos, Maria do Carmo e Maria Luiza. Quatro Josés e Três Marias, que seriam as luzes do caminho da família. Católica fervorosa desde o nascimento, Iza sempre auxiliou, mesmo com o trabalho na fazendo, os serviços comunitários da cidade, que envolviam desde visitas aos asilos, como também a construção da atual Paróquia Santo Antônio, Atuou também como catequista da Capela no Bairro Ramalho, sempre levando aos outros a mensagem de amor pregada por Jesus.

Em um curto período de tempo, mudou-se para uma casa na rua XV de novembro, onde passou a ajudar o marido na marcenaria, responsável pela construção de inúmeros móveis e charretes que movimentaram e enfeitaram as casas pirassununguenses. De volta para a fazenda, permaneceu no cultivo de plantações e gado leiteiro, além da atividade extra de costureira. E assim passou-se o tempo, e os mais de 53 anos de união matrimonial resultaram numa família que logo alcançará os 50 descendentes: 7 filhos, 17 netos, 22 bisnetos, um tataraneto nascido e dois gêmeos por virem ainda neste ano. Sempre regados de muito amor e religiosidade, todos bendizem a matriarca com fonte de sabedoria e bom humor, com certeza, segredos para a chegada do centenário que já se aproxima.

Iza Battistella Zanquetin, exemplo de mãe, esposa e filha. Não uma simples cidadã, mas sim, uma cidadã simples, humilde e caridosa, que não mede esforços para cuidar daqueles que estão ao seu lado, e busca na simplicidade da vida a sua mais sincera forma de ser feliz.

Testemunho escrito pela filha da devota, Maria Luiza. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Multimídia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...