Por Lívia Maria Rosa Em Notícias Atualizada em 30 OUT 2017 - 09H59

A internet é confiável?

Nossa Família Online

A experiência de navegar na internet e ter acesso a um mundo de informações é realmente algo fascinante. A web é o “oráculo” da vida moderna, onde buscamos respostas para tudo e em vários aspectos da nossa vida: como fazer tal receita, procurar um endereço ou telefone, consultar sobre medicamentos e doenças, pesquisar lugares, produtos, buscar notícias, entre outras necessidades.

A informação é democratizada e temos uma ferramenta poderosa de comunicação que é a internet, e isso é fantástico. Mas ela se torna fragilizada quando a rapidez e a velocidade em publicar sobrepõem à qualidade e à veracidade do conteúdo. Existem as armadilhas do mundo on line, pois podemos ser capturados pelos boatos e pelas falsas informações. Isso é perigoso e requer critérios de seleção para evitarmos.

Neste cenário duvidoso, como podemos detectar e discernir o que é verdade diante de tantas informações na internet? Veja, podemos elencar algumas dicas na hora da pesquisa:

  • Verificar na página se a informação que está sendo transmitida é assinada por alguém ou por um veículo. Isso demonstra responsabilidade;
  • Analisar a qualidade de texto, a língua portuguesa e as opiniões sobre aquele conteúdo. Isso transparece credibilidade;
  • Questionar os primeiros resultados da busca do Google, porque muitas vezes o que está na primeira página não é a informação mais confiável. Há técnicas de programação e de marketing que são utilizadas para conquistar os primeiros lugares nas pesquisas, e a qualidade e confiabilidade do conteúdo nem sempre é o critério principal para estar entre as primeiras opções no resultado da busca do Google. É preciso ter um pouco mais de paciência e garimpar as informações sempre!
  • Consultar sites que desmentem boatos na rede; estes podem ser uma fonte para que não compartilhemos informações mentirosas. É importante ter o espírito de investigação.

Quando compartilhamos algo sem averiguar a veracidade do que está sendo informado, acabamos nos tornando fantoches dos que buscam audiência e cliques a qualquer custo, seja por interesses próprios ou para promover uma perda de tempo coletiva e enganosa.

A cautela e o discernimento para selecionar e interpretar cada conteúdo são importantes na busca por informações relevantes e seguras. Então, antes de compartilhar, vamos pesquisar! #FicaaDica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lívia Maria Rosa, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...