Por Família dos Devotos Em Notícias Atualizada em 01 ABR 2019 - 15H44

Saiba mais sobre a arte e a simbologia da Porta Santa

 porta_santa_claudio_pastro

No dia 13 de dezembro, às 7h30, o Santuário Nacional Aparecida realizará a abertura da Porta Santa em uma cerimônia presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

Para esta festividade o Santuário Nacional está preparando uma Porta Santa especial, obra do artista sacro Cláudio Pastro. E para saber mais sobre a arte e simbologia da Porta, Jéssica Fernandes conversou com o artista sacro, Cláudio Pastro.


Sobre a Porta Santa:

A Porta Santa é aberta pelo Papa para marcar o início do Ano Santo, o Ano da Misericórdia, que será iniciado no dia 8 de dezembro de 2015, durante a solenidade da Imaculada Conceição e encerrado no dia 26 de novembro de 2016, com a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

O Jubileu da Misericórdia começará com a abertura da Porta Santa na Basílica Vaticana, nos principais santuários, inclusive o Santuário Nacional de Aparecida, e também em todas as Dioceses do mundo. Assim, todos os fiéis terão a oportunidade de passar pela Porta Santa e receber indulgência plenária, ou seja, o perdão dos pecados.

Padre Ulysses da Silva nos explica que a Porta Santa é uma tradição que vem do séc. XV e não deve ser objeto de devoção em si mesma. Ela tem valor como símbolo do próprio Jesus, quando afirmou:

“Eu sou a Porta do rebanho. Quem entra por mim se salvará” (Jo 10,9).

Quem quiser passar pela Porta Santa deve fazê-lo com a intenção de entrar no Ano Santo da Misericórdia. Isso só é possível se você abrir uma porta santa em seu coração, capaz de deixar para trás mágoas, ressentimentos, impressões negativas sobre pessoas, tentações de vingança e tantas outras atitudes de agressividade, de arrogância e de intolerância que são o oposto da misericórdia proposta por Jesus.

E se você sentir que lhe é muito difícil ter misericórdia e perdoar de coração, então entre pela Porta Santa com humildade, suplicando ao Coração de Jesus que lhe conceda a graça de tornar-se misericordioso. Só a misericórdia pode salvar você, a sua família e a nossa sociedade, sempre mais violenta e vingativa.

Saiba mais sobre a porta Santa, acesse aqui.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...