Notícias

Basílica Nacional de Aparecida impressiona pela grandiosidade

Escrito por Tatiana Bettoni

31 JUL 2014 - 15H39 (Atualizada em 18 NOV 2020 - 09H29)

Santuário de Aparecida, verdadeiramente é a Casa da Mãe!

O maior centro de evangelização católica do Brasil é um espelho da devoção popular brasileira e estrangeira pela Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Para acolher quase 12 milhões de peregrinos por ano, o Santuário Nacional oferece aos devotos área superior a 1,3 milhão de metros quadrados, com quase 143 mil m² de área construída.

Basta que o peregrino transite por alguns dos lugares mais belos do Santuário Nacional para perceber que está verdadeiramente na Casa da Mãe Aparecida.

Conhecendo mais o Santuário de Aparecida

A área específica da Basílica de Aparecida compreende quase 72 mil m², e inclui os pavimentos inferior e térreo, arcada e Tribuna sul, a Cúpula Central e as Capelas da Ressurreição e do Batismo, além da Torre Brasília.

É no interior da Basílica, no pavimento térreo, que fica o Nicho da Imagem milagrosa da Padroeira do Brasil, exposta em um retábulo de 37 metros de altura. Neste pavimento, de 25 mil m², são realizadas as Celebrações Eucarísticas que chegam a reunir 30 mil devotos em torno do Altar Central; nas celebrações externas, a capacidade é para 300 mil. 

Clique nas imagens para conhecer os principais espaços da Basílica Nacional de Aparecida:
Arte/animação: Rosane Pereira

A área do Santuário Nacional abriga outras importantes áreas sagradas: Morro do Cruzeiro, onde milhares de fiéis realizam a Via-Sacra, o Porto Itaguassu, onde foi encontrada a Imagem da Senhora Aparecida, em 1717, e a Matriz Basílica ou Basílica Velha, monumento histórico-religioso que passa por restauração, e um Presépio Permanente de 7 mil m², onde são retratadas as cenas dos principais momentos da Infância de Jesus.

Arte: Rosane Pereira

 locais_1

Números que impressionam
Movimento anual de visitantes:
2012
11.114.639
2013
11.856.705
2014 (primeiro semestre)
5.012.145
 
Vagas de Estacionamento:
Ônibus
2.000
Carros de passeio
3.000
Bolsões de motos 
602
Bicicletas
526
Motorhomes e trailers
24
Receptivo para cavalos
1
 
Centro de Eventos
18.331 m²
Área do estacionamento
285.000 m²
Cidade do Romeiro
110.567 m²
Áreas verdes
395.000 m²
Centro de Apoio ao Romeiro (380 lojas)
36.877 m²   
 

A grandiosidade do maior Santuário Mariano do mundo está presente em cada detalhe de sua estrutura: a Torre Brasília mede 109 metros de altura, incluindo a Cruz; a Cúpula Central possui 70 metros de altura; as naves medem 40 metros cada. A suntuosa Passarela da Fé que liga o Santuário à Matriz Basílica tem 392,2 metros de comprimento, e sua parte mais alta está a 35,52 metros do chão. 

Bondinhos Aéreos interligam a Basílica ao Morro do Cruzeiro numa extensão de 1.100 metros.

Acolhimento e vivência espiritual

A acolhida aos peregrinos que chegam de todas as partes do mundo é possível porque o Santuário Nacional possui o maior estacionamento da América Latina, com capacidade para mais de 6 mil veículos e extensão de 285.000 m² e um Heliponto.

O Santuário abriga, ainda, o Centro de Apoio ao Romeiro, com 380 lojas, incluindo ampla Praça de Alimentação, um total de 874 sanitários, sendo 55 adaptados para pessoas com deficiência e a Cidade do Romeiro - onde está localizado o Hotel Rainha do Brasil.

Toda esta estrutura é mantida pelos 1.798 colaboradores, além das centenas de voluntários, que recebem a cada dia os peregrinos de Nossa Senhora Aparecida e ajudam a sustentar sete projetos sociais que beneficiam a comunidade. 

O Santuário, administrado pelos Missionários Redentoristas desde 1894, recebe a cada dia milhares de devotos. Em Aparecida (SP) pulsa o coração católico do Brasil e tudo está disponível para o visitante, pois “acolher bem também é evangelizar”.

Um dos lugares mais forte do Santuário de Aparecida é a Sala das Promessas. Acesse e saiba o que você pode encontrar. Conheça as histórias e significados da Sala das Promessas do Santuário Nacional. 

7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...