Por Santuário Nacional Em Notícias

Imagem Jubilar de Aparecida peregrina pela capital federal em fevereiro

A capital federal do Brasil dentro da programação do Jubileu dos 300 anos vai receber a Imagem Jubilar de Aparecida no próximo sábado (04), no Santuário Nacional de Aparecida. No domingo (05), o cardeal dom Sérgio da Rocha preside Missa que dá início à peregrinação da Padroeira do Brasil, na Catedral Metropolitana de Brasília, às 18h.

Catedral Metropolitana de Brasília  (Elisangela Cavalheiro)

Após a Missa de acolhida na Igreja Mãe da Arquidiocese de Brasília, a imagem peregrinará por todas as paróquias intituladas Nossa Senhora Aparecida, até o dia 19 de fevereiro. Ao todo, oito paróquias e uma área pastoral receberão a Imagem Jubilar. 

No último dia de visita, 19 de fevereiro, a imagem sairá da Paróquia localizada dentro de uma área de assentamento na capital, na parte da tarde, e seguirá para a Catedral Metropolitana de Brasília, onde será realizada a Missa de Encerramento da visita, às 18h, presidida também pelo cardeal dom Sergio da Rocha.

A visita faz parte da Celebração do Ano Mariano, promovido pelo Santuário Nacional de Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Catedral de Brasília 

Foto de: Elisangela Cavalheiro/A12.

Catedral de Brasília é dedicada à Padroeira do Brasil  (Elisangela Cavalheiro)

Imagem da Padroeira no interior da Basílica. 

A Catedral da Arquidiocese de Brasília é dedicada à Nossa Senhora Aparecida

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado na capital do Brasil. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. A consagração e dedicação do templo foi realizada em um dia 12 de outubro de 1967, e 12 anos depois, no dia 31 de maio de 1970, foi inaugurada. Em 1990, foi tombada pelo Iphan sendo considerada um monumento histórico e artístico nacional. 

A cidade de Brasília recebeu São João Paulo II em duas visitas. Em 1980, quando presidiu missa para 2,5 milhões de pessoas na Esplanada dos Ministérios, e depois, em outubro de 1991.

Curiosidade

O co-padroeiro de Brasília é São João Bosco. Na Catedral Metropolitana, no interior da Igreja, encontra-se uma imagem de Dom Bosco, esculpida por um artista italiano de Turim. Na grande peça, presa atrás da imagem, desenhos correspondem às cenas que representam os sonhos de Dom Bosco. Dentre essas cenas destaca-se, no lado esquerdo, a imagem da Catedral da cidade localizada entre os paralelos 15 e 20 do globo terrestre; um sonho profético de Dom Bosco que previa, nesse local, o nascimento de uma nova civilização, outra "terra prometida" em Brasília. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...