Por Marília Ribeiro Em Notícias

Casa da Moeda lança conjunto de medalhas comemorativas dos 300 anos

Lançamento do conjunto de medalhas comemorativas dos 300 anos. Foto: Thiago LeonFoto: Thiago Leon


A Casa da Moeda do Brasil em parceira com o Santuário Nacional e a Academia Marial de Aparecida realizou nesta última quinta-feira (11), a Cerimônia de lançamento de um conjunto de medalhas coloridas em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Essa é a primeira vez que a Casa da Moeda emite medalhas coloridas no Brasil.

A solenidade aconteceu durante a Noite Cultural do XI Congresso Mariológico Internacional no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e com contou com a participação de representantes da Academia Marial, Santuário Nacional e Casa da Moeda do Brasil.

O evento incluiu ainda, a apresentação da orquestra do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) e do Grupo Ir ao Povo, além da abertura da exposição iconográfica ‘Aparecida 300 anos’ e o lançamento de três livros marianos.

::Lançamentos especiais em Noite Cultural do Congresso Mariológico::

Ao todo, foram confeccionadas 6951 unidades de três reproduções e materiais diferentes de medalhas. Os três modelos de bronze simbolizam cada um dos anos de centenário da Mãe Aparecida, com tiragem de 2017, 1917 e 1817 cada. As diferentes reproduções em prata foram feitas, cada uma, com 300 edições, recordando os três séculos de devoção à Padroeira do Brasil. Há também a opção de peças em prata banhada a ouro, feitas em menor tiragem. Os números reduzidos da emissão valorizam ainda mais os artefatos.

De um lado da medalha está cunhada em cores a efígie de Nossa Senhora Aparecida. No verso, as insígnias variam, sendo um modelo com a arte da Cúpula Central, também colorida; outra contendo a fachada da Basílica de Aparecida; e outra com a reprodução do Monumento dos 300 Anos, instalado nos Jardins do Vaticano e do Santuário Nacional. Como base, foram utilizadas as artes do artista sacro Cláudio Pastro, trabalhadas pelos criadores da Casa da Moeda.



Em 2016, uma medalha já havia sido produzida para marcar o Jubileu Tricentenário e foi nesse dia que nasceu o projeto da coleção de medalhas para homenagear a Padroeira do Brasil. “Ao término do lançamento da medalha, no dia 12 de outubro no Santuário Nacional, em conversa entre o padre Valdivino e o Diretor da Casa da Moeda, Jehovah de Araújo, germinou a ideia de encaminhamento de outro projeto, não apenas de uma medalha, mas, de um conjunto de medalhas para homenagear a Rainha e Padroeira do Brasil.”, salienta o gerente da Seção de Comercialização de Medalhas e Moedas Comemorativas da casa da Moeda, José Victor Martins.

::Confira o processo de produção das medalhas na matéria do TJ Aparecida::

Para adquirir uma das medalhas especiais, acesse o site da Loja Oficial do Santuário Nacional para informações sobre os modelos em bronze.  Os modelos em prata e prata dourada podem ser adquirido no site do Clube da Medalha.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...