Por Redação A12 Em Notícias

Inaugurado monumento em homenagem à Padroeira do Brasil na sede da CNBB

Nesta quinta-feira (27) foi inaugurado na sede da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), em Brasília (DF), um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A inauguração da obra de arte faz parte das comemorações pelo tricentenário do encontro da Imagem de Aparecida, que será celebrado em 2017.

 

Leia também:

:: A importância do monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida

A obra de arte, instalada no jardim da sede da CNBB, foi abençoada pelo Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, em celebração que reuniu o Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, os bispos do Conselho Permanente, o Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci Nicioli, colaboradores do secretariado geral da Conferência, o reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida e o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio da Silva.

“É com muita alegria que inauguramos o terceiro monumento em homenagem à Padroeira do Brasil na sede da Igreja Católica, na Capital do país, local que representa toda unidade da Igreja. Estamos em sintonia com a Igreja no Brasil neste Ano Mariano e de festejos por todo o país”, afirmou o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio

O ecônomo do Santuário lembrou que ao todo três monumentos, concebidos por Cláudio Pastro, homenageiam Nossa Senhora Aparecida.

“Os dois primeiros, inaugurados no Vaticano e em Aparecida, são representados por uma canoa na base, a presença de três pescadores e uma rede estilizada, que remete a abundância de peixes. Esta terceira obra em Brasília é diferente, sendo em forma de pirâmide, abaixo do nicho pessoas representam o povo brasileiro que tem a Senhora Aparecida como protetora, e acima uma cruz, mostrando que a Mãe é “aquela que nos aponta o Cristo”, completou o ecônomo.

O Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha comentou que este monumento é sinal de amor e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

“Que bom que esse monumento tão belo em homenagem a Nossa Senhora Aparecida esteja no coração do Brasil e na CNBB, como sinal do nosso amor a Nossa Senhora, a nossa devoção, mas também como sinal da comunhão. E nós nos unimos porque nos sentimos uma grande família que tem como mãe Nossa Senhora Aparecida”, completou Dom Sérgio.

Monumento

Feito em Aço Corten e Bronze, o monumento tem 6 metros de altura, 3 cm de espessura e pesa 4.110 quilos. A concepção artística é de autoria do artista Cláudio Pastro, falecido dia 19 de outubro, e com produção da Progetto Arte Poli, de Verona, na Itália, e instalação da Lótus Implantação de Projetos. O artista sacro autor da obra foi lembrado pelo cardeal Damasceno, durante a bênção.

A imagem de Nossa Senhora em bronze corresponde à Virgem vestida de sol. Sua razão é apontar o Cristo, com a cruz e a forma do monumento, um triângulo. Abaixo do nicho, o povo brasileiro que tem a Senhora Aparecida como protetora, Padroeira e Rainha de seu país, “aquela que nos aponta o Cristo”, reforçando que o Brasil é uma nação cristã. 

Monumento no Vaticano e Santuário de Aparecida

No dia 3 de setembro também foi inaugurado nos Jardins do Vaticano, em Roma, um monumento em homenagem a Padroeira do Brasil. Na ocasião, O Papa Francisco abençoou a obra dedicada à Padroeira do Brasil. A iniciativa da instalação do monumento partiu do Santuário Nacional, e foi articulada pela arquidiocese de Aparecida e pela Embaixada Brasileira no Vaticano.

Em Aparecida (SP), a inauguração de um monumento idêntico ao do Vaticano aconteceu no dia 8 de outubro, em meio as comemorações da Festa da Padroeira 2016.

:: Com bênção do Papa, monumento a Mãe Aparecida é inaugurado no Vaticano

:: Novo monumento é inaugurado no Santuário Nacional

Acesse todas as informações do Jubileu dos 300 anos na página oficial: A12.com/300anos

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...