Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 11 NOV 2019 - 15H14

Em projeto pioneiro, Casa da Moeda e Santuário de Aparecida lançam medalhas comemorativas coloridas

Pela primeira vez, a Casa da Moeda no Brasil lançará um conjunto de medalhas coloridas. O projeto é fruto de uma parceria com o Santuário Nacional e a Academia Marial de Aparecida para celebrar os 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, comemorados em 2017. A cerimônia de lançamento e descaracterização do cunho acontecerá a partir das 19h30 da próxima quinta-feira (10), durante a Noite Cultural promovida pela Academia Marial de Aparecida, dentro das atividades do Congresso Mariológico. Participam da solenidade representantes da Academia Marial, do Santuário Nacional e da Casa da Moeda do Brasil.




Ao todo, foram confeccionadas 6.951 unidades de três reproduções e materiais diferentes, sendo que os números utilizados na produção foram simbólicos. Os três modelos de bronze simbolizam cada um um ano de centenário, com tiragem de 2017, 1917 e 1817 cada. As diferentes reproduções em prata foram feitas, cada uma, com 300 edições, recordando os três séculos de devoção à Padroeira do Brasil. Há também a opção de peças em prata, banhadas a ouro, feitas em menor tiragem. Os números reduzidos da emissão valorizam ainda mais os artefatos.

De um lado da medalha está cunhada em cores a efígie de Nossa Senhora Aparecida. No verso, as insígnias variam, sendo um modelo com a arte da Cúpula Central, também colorida; outro contendo a fachada da Basílica de Aparecida; e outra representação reproduzindo o Monumento dos 300 Anos, instalado nos Jardins do Vaticano e do Santuário Nacional, em setembro e outubro do ano passado, respectivamente. Como base, foram utilizadas as artes do artista sacro Cláudio Pastro, trabalhadas pelos criadores da Casa da Moeda.

É a primeira vez que a instituição emite medalhas coloridas no Brasil. Durante o processo de confecção, foram usados novos maquinários vindos da Alemanha. “Esta primeira utilização das máquinas de cunhagem colorida foi a forma achada pela Casa da Moeda de homenagear e dedicar seu novo sistema à Rainha e Padroeira do Brasil.”, destaca o diretor da Academia Marial, padre Valdivino Guimarães, um dos idealizadores da homenagem.

O ineditismo não está presente apenas nas cores, mas também na realização de um conjunto de medalhas. “Trata-se de um projeto inédito, um conjunto de medalhas para o mesmo motivo, à altura da homenagem que se quer prestar. Certamente não por acaso, tinham que ser justamente medalhas para homenagear a Virgem Maria.”, destaca o gerente da Seção de Comercialização de Medalhas e Moedas Comemorativas da casa da Moeda, José Victor Martins.

No último ano, uma medalha já havia sido produzida para marcar o Jubileu Tricentenário. Porém, o projeto da coleção de medalhas nasceu no próprio dia da Padroeira de 2016. “Ao término do lançamento da medalha, no dia 12 de outubro no Santuário Nacional, em conversa entre o padre Valdivino e o Diretor da Casa da Moeda, Jehovah de Araújo, germinou a ideia de encaminhamento de outro projeto, não apenas de uma medalha, mas, de um conjunto de medalhas para homenagear a Rainha e Padroeira do Brasil.”, salienta Martins.

Quem deseja adquirir as insígnias, pode encontrá-las na Loja Oficial do Santuário Nacional, e na Casa das Velas. Os produtos também serão oferecidos por meio do site do Clube da Medalha - www.clubedamedalha.com.br.

Ao contrário das moedas, as medalhas comemorativas não têm poder de compra, nem passam pelo Banco Central. Seu valor, porém, é inestimável, tanto pela arte estampada em cada exemplar, quanto pela raridade das peças, já que sua tiragem é limitada.

A cerimônia de lançamento integra as atividades da Noite Cultural do Congresso Mariológico Internacional, que também conta com lançamento de livros, apresentação da orquestra PEMSA, do grupo Ir ao Povo e o lançamento da exposição “Aparecida: 300 anos de fé e devoção”. A entrada no evento é gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...