Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Encontro das ENS: Dom Odilo encoraja casais a vivenciarem vocação do matrimônio

Casais presentes no 3º Encontro Nacional das ENS participaram de Missa no Santuário.

Foto de: Michell Lima

Missa do 3º Encontro Nacional das ENS - Foto: Michell Lima  (A12.com)

 

A vocação e missão das famílias foram os aspectos do matrimônio ressaltados pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, durante a Santa Missa das 9h, no Santuário Nacional de Aparecida, nesta quinta-feira (02).

A celebração faz parte da programação do 3º Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora, reunidas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida até amanhã (3).

Ao redor do Altar Central da Mãe Aparecida concelebraram diversos bispos, padres e conselheiros das Equipes de Nossa Senhora no Brasil. Estando presentes também assistentes espirituais internacionais.

Em sua homilia, dom Odilo comparou o episódio no qual Deus coloca à prova Abraão (GN 22,1-19) com a vida da família, onde Deus pede fidelidade e amor.

Relacionando a aliança de Deus com Abraão e com as famílias, o Cardeal ressaltou que na revelação do Pai à humanidade Ele se insere na família, lugar da presença de Deus. “Deus não queria a morte de Isaac. Deus queria a fidelidade de Abraão. Ele é fiel e recompensado, pois escuta de Deus a renovação de sua aliança”.

Para dom Odilo, não é possível olhar o matrimônio como um pacto humano, mas sim como uma aliança fiel de Deus Pai.

Foto de: Michell Lima

Missa do 3º Encontro Nacional das ENS - Foto: Michell Lima  (A12.com)

3º Encontro Nacional das ENS reflete 'Matrimônio Cristão -
Festa da Alegria e do amor conjugal'.

“Isso traz motivação para enfrentar as dificuldades. Deus quer estar junto em todos os momentos e podemos recorrer a Ele. Devemos olhar as provações com um olhar de fé e tentar discernir o que Deus quer de nós”.

No ano em que a Igreja se prepara para o Sínodo da Família, que ocorrerá de 4 a 25 de outubro próximo, no Vaticano, dom Odilo destacou a importância do encontro e de cultivar a vida matrimonial e da família. O tema proposto da Assembleia Geral Ordinária deste ano será “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

“Este encontro quer olhar a família do ponto de vista da vocação, da missão e refletimos o que Deus quer da vida familiar e do matrimônio nos dias atuais”.

Ao concluir suas palavras, dom Odilo pediu aos casais que participam do Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora que leiam o texto de trabalho do Sínodo, que orem e que acompanhem os trabalhos da Assembleia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...