Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Missa do Crisma: presbíteros renovam ministério e recebem os santos óleos

Foto de: A12.com

Missa do Crisma no Santuário Nacional

Cardeal Damasceno mistura óleo de oliva ao perfume (bálsamo) e consagra o óleo do Crisma.

 

Antes de iniciar o tríduo pascal, na tarde dessa quinta-feira santa, as catedrais do país celebraram a Missa do Crisma. No Santuário Nacional, os presbíteros renovaram as promessas feitas no dia de sua ordenação, e Cardeal Raymundo Damasceno consagrou e abençoou os óleos que serão usados em cerimônias sacramentais por todas as paróquias da Arquidiocese de Aparecida.

No Altar Central, o arcebispo abençoou os óleos dos doentes e dos catecúmenos e consagrou o óleo do Crisma. Os santos óleos foram entregues, ao final da missa, aos representantes das paróquias e serão usados pelos ministros ordenados até a Semana Santa de 2015, quando ocorrerá uma nova bênção.

[Clique aqui para assistir o momento da bênção dos óleos trasmitida pela TV Aparecida]

Em sua homilia, Dom Damasceno explicou que o gesto de entrega dos santos óleos expressa a comunhão dos presbíteros com o seu bispo, “o qual, não podendo estar presente em todas as paróquias e comunidades, se faz presente e prolonga seu ministério por meio do ministério dos sacerdotes”.

O cardeal citou ainda alguns pontos da Carta divulgada pelos 531 presbíteros participantes do 15º Encontro Nacional dos Presbíteros, realizado no mês de fevereiro em Aparecida (SP).

 

Dom Damasceno explicou que o gesto de entrega dos santos óleos expressa a comunhão dos presbíteros com o seu bispo.

“A vida do presbítero deve estar centralizada na escuta da Palavra de Deus, na oração, e na celebração diária da Eucaristia que é fonte e cume de toda a vida na Igreja. O presbítero deve ser homem aberto ao diálogo”, orientou. E continuou dizendo: “A carta continua afirmando que o presbítero deve fugir da tentação de ser um padre mais ou menos, um padre morno, e que seu modelo, seu paradigma é Jesus Cristo que caminha com o presbítero e a quem ele deve seguir”.

O cardeal cumprimentou e agradeceu a todos pelo dedicado e generoso trabalho pastoral na Arquidiocese, seja nas paróquias, no seminário ou em outros campos da ação evangelizadora.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...