Por Lívia Maria Rosa Em Notícias Atualizada em 30 OUT 2017 - 09H58

O que você está fazendo com seu lixo eletrônico?

 lixo eletronico

Vida corrida, mundo eletrônico e humanos são seduzidos pela era tecnológica e digital, da geladeira aos televisores, dos computadores a controles remotos, das câmeras fotográficas até celulares, fascinados por diversos aparelhos eletrônicos e reféns de fontes de energia elétrica, de pilhas e de baterias.

E a tecnologia? Como é efêmera! Troca-se de aparelhos eletrônicos a todo tempo por um mais moderno, mais potente e com a tecnologia mais atualizada. É o caso dos celulares, por exemplo. A cada semestre, uma novidade é lançada e propagada para os consumidores amarem, desejarem e adquirirem, estimulando o consumo sempre.

:: Como o WhatsApp mudou a nossa forma de nos relacionar! ::

Diante deste cenário, a pergunta que não quer calar é: E o meio ambiente? Como tem sido esta convivência de CONSUMO x PLANETA? Como está o nosso compromisso de cuidar da preservação do nosso planeta, da nossa “Casa Comum”, como nos ensina o Papa Francisco? E como estamos descartando produtos eletrônicos, pilhas e baterias? Vale a pena cada um fazer a sua reflexão e tomar atitudes conscientes e cristãs. Mas como?

— A começar por escolhas sustentáveis de escolher produtos que não explorem recursos naturais e, depositados, podem ser reciclados, reaproveitados e tudo mais.

— Colocar em prática a coleta seletiva, separando o lixo eletrônico dos materiais orgânicos e recicláveis como papel, plástico etc. Até porque, o lixo eletrônico pode causar grandes danos se não descartado corretamente, pois há substâncias extremamente tóxicas nos aparelhos eletrônicos, colocando em risco a saúde humana, animal, vegetal e aquática.

:: A violência compartilhada nas redes sociais como espetáculo da tragédia humana ::

— Existem várias cooperativas e empresas que atuam na área de coleta e reciclagem. O Santuário Nacional, por exemplo, tem um posto de coleta de pilhas e baterias usadas no departamento de Tecnologia e informação. Procure em sua cidade o local mais próximo!

— Uma alternativa, se o produto estiver funcionando e em boa estado, é doar o aparelho eletrônico que você está se desfazendo para entidades e outras instituições mais carentes.

A verdade é que estamos consumindo mais do que a capacidade da natureza de se regenerar. É preciso encontrar um equilíbrio econômico, social e ambiental, e também tomarmos consciência, definitivamente, de que o planeta precisa de nós, “sustentavelmente” falando! Vamos compartilhar esta ideia! 

► Qual tema sobre internet ou tecnologia você gostaria de ver nos próximos meses?

Envie sua sugestão nos comentários !

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lívia Maria Rosa, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...