A12

Presentes para a Mãe Aparecida

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Ao longo da história, Nossa Senhora Aparecida recebeu diversos presentes de fiéis devotos. No Jubileu dos 300 anos de encontro da imagem da Mãe Aparecida, relembramos alguns desses objetos que demonstram a fé e devoção à Padroeira do Brasil.

 
 

Rosa de Ouro 

Criada pelo Papa Leão IX no ano de 1049, a Rosa de Ouro surge como uma honraria a reis e altos dignitários. Com o passar do tempo, passa a ser ofertada a todos aqueles que fizeram grandes feitos para a humanidade ou para a Igreja. Feita de ouro maciço, é abençoada todos os anos pelo Papa, no quarto domingo da quaresma.

Em 1967, na ocasião das comemorações dos 250 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Papa Paulo VI presenteia Nossa Senhora com uma Rosa de Ouro. Paulo VI foi o primeiro Papa a oferecer uma Rosa de Ouro à Mãe Aparecida. Ao ofertar o presente, declarou que a flor é a expressão mais espontânea do afeto pelo povo brasileiro; e que no Santuário Nacional ela seria testemunho de constante oração à Virgem Santíssima pelo progresso espiritual e material do Brasil.

Papa Bento XVI oferta a Rosa de Ouro à Nossa Senhora em sua visita ao Santuário Nacional em maio de 2007. Declara que é a Mãe Aparecida quem orienta nossa meditação, nos ensina a rezar e nos mostra como abrirmos nossas mentes e corações.

Ambas as rosas estão em exposição no Museu Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional.

Mosaicos da Capela do Santíssimo

Em sua primeira visita ao Brasil em 1980, Papa João Paulo II oferta cinco mosaicos italianos à Casa da Mãe. Esses mosaicos podem ser vistos no retábulo da Capela do Santíssimo, à direita do altar central do Santuário Nacional. Os cinco mosaicos trazem a representação dos quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) e, no centro, o Cordeiro Pascal.

Capela do Batismo

A Capela do Batismo do Santuário Nacional, inaugurada em 2010, é um presente da família chinesa Sieh. A família católica que chegou ao Brasil na década de 50, custeou as obras da Capela como forma de agradecimento e demonstração de sua fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Campanário

O Campanário, inaugurado após a Missa do galo em 2016, homenageia bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil desde 1717.

Composto por 13 sinos, 12 deles dedicados a arcebispos, cardeais, bispos e a cada um dos apóstolos. O maior dos sinos é dedicado a Virgem de Aparecida, a São José e a Família Campanha dos Devotos; que mantém as obras de construção do Santuário Nacional de Aparecida.

Objetos Litúrgicos

Bento XVI presenteou a Mãe Aparecida com cálice e patena. Os objetos foram doados em 16 de julho 2005 pela ocasião do 75º aniversário da Proclamação de NSA como Padroeira do Brasil. Papa Francisco ofertou os mesmos objetos a Nossa Senhora.

O Museu Nossa Senhora Aparecida conta ainda com os paramentos litúrgicos utilizados pelos Papas nas visitas ao Santuário Nacional.

Na Revista de Aparecida de maio você confere outros presentes que a Mãe Aparecida recebeu e vem recebendo ao longo dos anos.

Clique aqui para receber a Revista de Aparecida todos os meses em sua casa.


Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres