Por Flávia Gabriela Em Releases

Santuário Nacional: ação junto à comunidade beneficia famílias de Aparecida e cidades vizinhas

dsc02031

Além das atividades pastorais do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que tem como lema a evangelização através do acolhimento, a preocupação com as famílias em situação de vulnerabilidade social também é uma realidade.

Por isso, através da doação generosa das pessoas que fazem parte da Família Campanha dos Devotos, várias ações são possíveis, somadas à seriedade e transparência do trabalho dos Missionários Redentoristas, com as bênçãos da Mãe Aparecida. Os projetos de responsabilidade social do Santuário Nacional são gerenciados pelo departamento de Recursos Humanos, e desenvolvidos pelo Núcleo de Serviço Social da Basílica.

O trabalho é desenvolvido junto à comunidade e aos colaboradores do Santuário Nacional. Aos colaboradores, especificamente, são feitos acompanhamentos de acordo com a necessidade em que o colaborador está vivendo, atendimento, orientação e encaminhamentos de alta complexidade, visita domiciliar e hospitalar, entre ​outros.

Só na Casa do Pequeno, uma diversidade de oficinas atende mais de 500 crianças e adolescentes. São elas bordado em manto, artesanato em feltro, corte e costura, informática, pintura em tecido, cestaria e bambu, pintura em vidro e madeira, cabeleireiro, manicure e pedicure, dança, capoeira, comunicação e expressão corporal.

Além das oficinas os alunos têm algumas atividades extras, como: carnaval, festa junina, semana do folclore, da Pátria, das crianças, festa da primavera, celebrações de Páscoa, dia das mães, dias dos pais, semana vocacional, show de talentos, gincanas de férias e bíblica, etc. Ainda na Casa do pequeno são desenvolvidos mais 2 projetos, o Jovem Aprendiz e o PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário e Aparecida, que atende 400 crianças. 

Preocupação com a Saúde Bucal - As crianças e adolescentes que participam das atividades da Casa do Pequeno participam não só de ações de socialização, mas também de atividade que estimulem seu empenho para formação profissional e espiritual. Além dessas atividades a cada seis meses, é realizada no Santuário Nacional, uma ação odontológica que visa melhorar a higiene bucal das crianças do Pequeno.

"Fazemos esta atividade geralmente nos meses de abril e outubro. Nesta oportunidade fazemos aplicação de flúor e de evidenciador de placa nos jovens entre 2 a 12 anos", explicou a dentista responsável pelo departamento odontológico do Santuário, Margarida Diniz.

Em alguns casos há necessidade de outro tipo de intervenção, como restauração.

O trabalho ainda envolve os pais, que são alertados sobre as melhores maneiras de preservação dentária.

Os tratamentos ocorrem no Santuário e não há custo nenhum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Flávia Gabriela, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...