Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 25 MAR 2019 - 11H32

Semana do Meio Ambiente apresenta as ações sustentáveis do Santuário de Aparecida

2º Semana do Meio Ambiente no Santuário de Aparecida. Foto: Matheus Marcon

Preocupada em promover a reflexão e o despertar de cada pessoa para ações concretas que diminuam os impactos na natureza, o Santuário de Aparecida iniciou nesta segunda-feira (5), a 2º Semana do Meio Ambiente.

Neste primeiro dia o auditório Noé Sotillo recebeu os colaboradores do Santuário, representantes do poder público e de entidades do terceiro setor.

Na palestra de abertura o engenheiro Minoru Ohya e o gestor da área de conservação do Santuário, Washington Agueda, trouxeram algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Santuário para promover a economia de água, de energia, redução de custos e ampliação das áreas verdes com plantio de mudas.

Foto: Matheus Marcon

2º Semana do Meio Ambiente no Santuário de Aparecida. Foto: Matheus Marcon

Engenheiro Minoru Ohya

Em sua explanação Minoru destaca a certificação recebida pelo Hotel Rainha do Brasil em 2012, com o Selo Verde de Eficiência Energética, concedido pelo Inmetro, sendo o primeiro hotel do Brasil a ter esse reconhecimento.

Segundo o engenheiro esses objetivos foram alcançados a partir da implementação de alguns sistemas como de irrigação para os cuidados com as áreas verdes, emprego de fonte alternativa de energia, adequação do ar condicionado, sistema de pressurização de água com a instalação dos reservatórios de água no subsolo e tratamento da água proveniente dos lavatórios e dos chuveiros dos apartamentos, possibilitando o reuso dessa água. Todas essas ações levaram o Hotel a uma economia de 40% do uso de água.

Outros pontos destacados na palestra da Semana do Meio Ambiente foram às parcerias firmadas pelo Santuário de Aparecida, visando projetos concretos em prol da defesa da vida, como foi refletido na Campanha da Fraternidade 2017 com o tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema 'Cultivar e guardar a criação’.

O gestor da área de conservação do Santuário, Washington Agueda frisou a parceira com o SOS Mata Atlântica estabelecida no ano passado. Com a parceira o Santuário vai recuperar três propriedades, promovendo o plantio de 621 mil mudas de árvores nativas da mata atlântica, até 2022. “Vai ser o maior plantio do Vale do Paraíba”, salienta Washington.

 Foto: Matheus Marcon

2º Semana do Meio Ambiente no Santuário de Aparecida. Foto: Matheus Marcon

Gestor da área de conservação do Santuário,
Washington Agueda.

No município de Aparecida o Santuário Nacional fechou também uma parceira com a Prefeitura Municipal para a adoção de áreas verdes.
::Santuário assume gestão de área verde no município de Aparecida (SP)::

Para o descarte correto dos uniformes dos colaboradores do Santuário e uma contribuição social, foi feita uma parceria com Fazenda Esperança (Comunidade terapêuticas que acolhe pessoas que buscam sair da dependência das drogas e do álcool). As roupas são doadas para a Fazenda que prepara e em seguida transforma em forro para almofadas, revertendo a arrecadação da venda desses produtos para a Fazenda.

Dentre as ações de sustentabilidade constam ainda o tratamento de caixas de gordura do Centro de Apoio ao Romeiro no Santuário, coleta de óleo usado, transplante de árvores adultas relocando para áreas mais adequadas, a implantação do muro verde em cinco quilômetros de extensão no entorno do Santuário e o descarte correto de alguns materiais recicláveis, como lâmpadas, considerando que por ano o Santuário descarta em torno de sete mil lâmpadas.

A Semana do Meio Ambiente no Santuário de Aparecida é aberta ao público e segue até o dia 9 de junho com palestras e o encerramento com a santa missa no Altar Central.

Confira a programação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...