Por Matheus Andrade Em Releases

Vem aí o Arraiá de São João do Santuário Nacional: o maior evento beneficente da região

Foto - Thiago Leon

O Santuário Nacional de Aparecida já se prepara para a comemoração da maior Festa Junina beneficente do Vale do Paraíba: o Arraiá de São João. A comemoração, que neste ano chega à sua 10ª Edição, acontecerá nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de junho, no Pátio das Palmeiras da Basílica.

A atividade tem como objetivos o festejo tradicional de São João e a promoção da solidariedade, já que são arrecadados fundos para entidades beneficentes da região de Aparecida. Em 2014 foram angariados e repassados R$ 84 mil às instituições, recursos provenientes da comercialização de comidas e a venda de ingressos.

APAE, Santa Casa de Aparecida, Casa da Infância e Juventude, Casa do Pequeno, Lar Nossa Senhora Aparecida, Lar São Vicente de Paulo, Fundo Social de Solidariedade de Aparecida e Centro Educacional São Canísio são as oito entidade assistidas pelo Arraiá.

O mês de junho é marcado pela realização das tradicionais Festas Juninas em homenagem a Santo Antônio (3), São João (24) e São Pedro e São Paulo (29). A grande característica das festas é a ambientação que se faz para entrar no clima caipira da devoção.

Uma das grandes atrações do Arraiá é justamente a decoração do evento, que leva a marca Santuário Nacional. Além do estilo caipira dos arranjos, quem visitar a festa vai encontrar barracas de comidas típicas, organizadas pelas entidades, parque de diversões, uma programação de atrações musicais e a tradicional quadrilha.

A programação de shows para deste ano conta com a apresentação da Banda 8 Segundos na abertura da festa, na sexta-feira (12). Ainda neste final de semana se apresentam o Trio Violada no sábado (13) e a dupla Caio César e Diego no domingo (14).

No final de semana seguinte, a presença é da dupla Flávio de Paula e Isaias, na sexta-feira (19) e da Banda Rhaas no sábado (20). O encerramento do Arraiá no domingo (21) é com Carreiro e Capataz.

O ingresso para os shows tem valor simbólico de R$5,00. Crianças até 5 anos de idade e maiores de 65 anos não pagam ingressos. Menores deverão estar acompanhados dos pais ou responsável.

Voluntariado - O evento é realizado a partir de doações de insumos e de mão de obra voluntária. Além dos membros das instituições, colaboradores do Santuário Nacional também atuam como voluntários nos seis dias de evento.

A proposta do Arraiá de São João não é apenas reverter fundos às entidades participantes. O incentivo à prática da solidariedade também é ponto forte dessa festa, realizada desde 2006. “O Arraiá tem um fim primeiro de angariar fundos para as instituições, mas o evento se destaca sobretudo pela união das entidades e pela força do voluntariado em um trabalho além daquele que elas já desenvolvem na assistência às pessoas mais necessitadas”, destaca o Padre Jorge Sampaio, da Administração do Santuário Nacional.

Desde que nasceu da iniciativa de uma comissão de colaboradores voluntários, o Arraiá se fortalece pela solidariedade de várias mãos parceiras. Os serviços voluntários são os mais variados, vão desde o trabalho de cozinha e contábil, passando pela efetiva organização da festa. O grupo também é heterogêneo, envolvendo advogados, administradores, atendentes de hotéis da cidade, médicos, entre outros.

O Arraiá é um convite à toda a comunidade para que participe de ações conjuntas que beneficiem diretamente a população e indiretamente os milhões de devotos que visitam Aparecida anualmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...