Por Família dos Devotos Em Notícias

Volta às aulas: Como preparar seu filho para esse dia?

raquel

Semanalmente, no programa Bem-Vindo Romeiro, Pe. Evaldo recebe em seu programa a educadora e psicóloga Raquel de Godoy, que é também responsável pela Revista Devotos Mirins, para dar dicas sobre educação infantil. Uma maneira de ajudar os pais com seus filhos.

Então, a partir desta semana, iremos dedicar um post aqui no site da Campanha dos Devotos para falar do assunto e ajudar os pais neste desafio de educar. 

revista_devotos_mirins1_1No último programa, Raquel falou sobre como preparar o seu filho(a) para a volta às aulas, pois as férias estão terminando e algumas crianças já estão voltando à escola nesta semana.

Veja as dicas da educadora e psicóloga sobre o assunto: 

O retorno à rotina, os horários escolares e o primeiro dia de aula podem apresentar alguma dificuldade de adaptação para as crianças e também para os pais. 

Algumas dicas podem ajudar neste período do ano. Veja: 

Adaptação:

É normal que algumas crianças estranhem os primeiros dias de aula e sintam-se inseguras. No período de férias, a criança firma sua segurança em sua casa, na presença dos pais ou responsáveis. Isso pode ser agravado quando a escola for um espaço novo ou desconhecido para a criança.

Para que a criança passe por essa etapa no seu desenvolvimento, é importante que os pais conversem com seus filhos, mostrando que a escola é um espaço seguro e que no horário combinado lá estará a família para buscá-la.

Os pais devem falar da escola como o espaço importante de aprendizado e de convivência. Na conversa, os pais podem mostrar que é na escola que as crianças fazem amigos, brincam, aprendem e podem ter muitas experiências de felicidade. 

A família na escola:

A presença da família na entrada e saída das aulas é boa e, no geral, bastante recomendada, pois as crianças sentem que a família valoriza tanto a escola como demonstra cuidado e carinho por ela.

Porém, os pais devem deixar que as crianças se adaptem e façam sozinhas esse processo de adaptação e enfrentamento de alguns medos. Não é aconselhável que os pais fiquem nas salas de aula, sobretudo de crianças que já estejam no Ensino Fundamental. A criança precisa desenvolver a capacidade de enfrentar pequenos medos e de aceitar ficar em lugares que sejam bons para ela, mesmo que não queira.

As mães ou responsáveis algumas vezes sofrem mais que as crianças e ficam muito apegadas a elas, mas precisam ser firmes. Se a família estiver segura com a escola escolhida, a criança ficará também e a adaptação será ótima.

Acompanhe a entrevista realizada no programa Bem-Vindo Romeiro: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...