A12

Evangelho do Dia

Evangelho do dia

Mt 20, 1-16a - Jesus disse esta parábola: O Reino do Céu é semelhante a um proprietário que, logo de manhã, saiu para contratar trabalhadores para sua vinha. Combinou com eles o salário do dia e levou-os para a sua vinha.

 

Pelas nove horas viu mais alguns que andavam pela praça sem fazer nada e disse-lhes: “Vão também vocês trabalhar na minha vinha e eu lhes darei o que for justo”. Eles foram. Lá pelo meio-dia, como também pelas três da tarde, o homem saiu de novo e fez o mesmo. Ao sair pelas dezessete horas, encontrando mais gente, disse-lhes: “Por que vocês estão aqui o dia todo, sem trabalhar?”

 

Eles responderam: “Porque ninguém nos contratou”. Disse-lhes ele: “Vão também vocês trabalhar na minha vinha”. Ao cair da tarde, o dono da vinha falou a seu administrador: “Chame os trabalhadores e pague-lhes o salário. Comece pelos últimos e termine nos primeiros”.

 

Chegaram, então, os que vieram às dezessete horas e cada um recebeu o salário de um dia. Chegada a vez dos primeiros, eles pensavam que iriam receber mais, mas receberam também o salário de um dia. Ao recebê-lo, começaram a reclamar contra o proprietário e diziam: “Esses últimos trabalharam apenas uma hora, e tu dás a eles a mesma quantia que a nós que suportamos todo o cansaço do dia e o calor”.

 

Ele respondeu a um deles: “Meu amigo, eu não estou sendo injusto com você. Você não combinou comigo de receber o salário de um dia? Pegue o que é seu e vá embora. A esse último eu quero dar tanto quanto a você. Não tenho direito de fazer com meus bens o que eu quiser? Ou o seu olho é mau porque eu sou bom?” Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.

Recadinho

Você considera que Deus o trata com muita generosidade? - Neste aspecto, como é seu modo de agir em relação a seu próximo? - Você pede que Deus o fortaleça na caminhada? - Procura ser presença amiga na vida dos que sofrem? - Lembre-se sempre: generosidade com generosidade se paga!

 

Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R