Por Redação A12 Em 300 anos Atualizada em 11 SET 2018 - 09H50

O que é o Jubileu dos 300 anos?



A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717 e no ano de 2017, o Santuário Nacional celebrou os 300 anos de bênçãos da Mãe Aparecida.

Como preparação do povo brasileiro para as comemorações do tricentenário, desde agosto de 2014 a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida peregrinou pelos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, e na ocasião, foi recolhida uma porção de terra de cada capital para compor a coroa jubilar. A coleta, era realizada durante a celebração de encerramento da visita da Imagem no estado.  

O ano jubilar teve início no dia 12 de outubro de 2016 com uma programação intensa de devoção e obras de fé. Durante todo o ano de 2017 o Santuário Nacional se preparou para celebrar em outubro, o Jubileu dos 300 anos de Aparecida. A cada mês no dia 12, o devotos se reuniam em torno do Altar Central para acompanhar a Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora Aparecida, um momento para homenagear e agradecer as graças e bênçãos recebidas de Deus, por intercessão da Mãe Aparecida.

A cada celebração, uma intenção especial era colocada para lembrar às pessoas que contribuíram e contribuem para a difusão da devoção a Nossa Senhora Aparecida, além de refletir a cada mês, uma virtude de Maria, modelo de vida cristã.

Como parte das comemorações dos 300 anos, o Santuário também inaugurou duas grandes obras: O Campanário que foi inaugurado no dia 24 de dezembro de 2016 e a Cúpula sob o Altar Central, inaugurada no dia 11 de outubro, quando Nossa Senhora Aparecida também recebeu a coroa jubilar.

Sobre o Selo


Para marcar os eventos relacionados ao Jubileu, foi criado um Selo Comemorativo.  Na composição do selo, estão elementos que fazem referência à religiosidade brasileira:

*a cruz, recordando o centro de nossa fé;

*o barco, recordando a pesca milagrosa;

*e a Imagem da Senhora Aparecida.

O primeiro material a receber o selo foi o livro ‘Aparecida’, do fotógrafo Fábio Colombini. O livro retrata as expressões de fé e a arte sacra no Santuário Nacional e foi lançado, oficialmente, em 18 de agosto de 2013.

Conheça mais sobre a história do nascimento da devoção a Nossa Senhora Aparecida.

A12.com/aparecida
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em 300 anos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.