Por Família dos Devotos Em Notícias Atualizada em 12 MAI 2020 - 08H26

Presentes para a Mãe Aparecida

Os presentes demonstram a fé e devoção à Padroeira do Brasil.

Ao longo da história, Nossa Senhora Aparecida recebeu diversos presentes de fiéis devotos. Relembre alguns desses presentes, que demonstram a fé e devoção à Padroeira do Brasil.

 

Rosa de Ouro 


Criada pelo Papa Leão IX no ano de 1049, a Rosa de Ouro surge como uma honraria a reis e altos dignitários. Com o passar do tempo, passa a ser ofertada a todos aqueles que fizeram grandes feitos para a humanidade ou para a Igreja. Feita de ouro maciço, é abençoada todos os anos pelo Papa, no quarto domingo da Quaresma.

Em 1967, na ocasião das comemorações dos 250 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Papa Paulo VI presenteia Nossa Senhora com uma Rosa de Ouro.

Paulo VI foi o primeiro Papa a oferecer uma Rosa de Ouro à Mãe Aparecida. Ao ofertar o presente, declarou que a flor é a expressão mais espontânea do afeto pelo povo brasileiro e que, no Santuário Nacional, ela seria testemunho de constante oração à Virgem Santíssima pelo progresso espiritual e material do Brasil.

Em maio 2007, o Papa Bento XVI oferta a segunda Rosa de Ouro à Nossa Senhora, durante sua visita ao Santuário Nacional. O pontífice declara que é a Mãe Aparecida quem orienta nossa meditação, nos ensina a rezar e nos mostra como abrirmos nossas mentes e corações.

Durante as comemorações do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco também enviou uma Rosa de Ouro ao Santuário. A honraria foi entregue no dia 9 de outubro de 2017, pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, Prefeito emérito da Congregação para os Bispos e Presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina.

As Rosas de Ouro estão em exposição no Museu Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional.


Mosaicos da Capela do Santíssimo


Em sua primeira visita ao Brasil, em 1980, o Papa São João Paulo II oferta cinco mosaicos italianos à Casa da Mãe. Esses mosaicos podem ser vistos no retábulo da Capela do Santíssimo, à direita do altar central do Santuário Nacional.

Os cinco mosaicos trazem a representação dos quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) e, no centro, o Cordeiro Pascal.


Capela do Batismo


A Capela do Batismo do Santuário Nacional, inaugurada em 2010, é um presente da família chinesa Sieh. A família católica, que chegou ao Brasil na década de 1950, custeou as obras da Capela como forma de agradecimento e demonstração de sua fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.


Campanário


O Campanário, inaugurado após a Missa do Galo em 2016, homenageia bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil desde 1717.  

Composto por 13 sinos, sendo 12 deles dedicados a arcebispos, cardeais, bispos e a cada um dos apóstolos, o maior deles é dedicado à Virgem de Aparecida, a São José e à Família Campanha dos Devotos, que mantém as obras de construção do Santuário Nacional de Aparecida.


Objetos Litúrgicos


Bento XVI presenteou a Mãe Aparecida com cálice e patena
. Os objetos foram doados em 16 de julho 2005, pela ocasião do 75º aniversário da Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

Papa Francisco também ofertou um cálice à Nossa Senhora Aparecida, na ocasião da sua visita, em 2013.


Revestir-se da Palavra

13 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...