Por Campanha dos Devotos Em Notícias Atualizada em 27 OUT 2018 - 12H11

Prevenindo o estresse da vida moderna



De acordo com levantamento realizado pela ISMA (International Stress Management Association), o brasileiro é o segundo povo mais estressado do mundo, ficando atrás apenas dos japoneses. O estresse já é o terceiro fator que mais causa faltas e afastamento no trabalho, e a tendência é que seja o primeiro no ranking até 2020.

Problemas no trabalho ou trabalho excessivo, dupla jornada, a correria do dia a dia e mudanças na rotina podem acarretar o estresse.  Leia MaisEspecialista alerta para a banalização dos sintomas do estresseAlém de ser uma síndrome de cunho psicológico, causando problemas de memória, pensamentos acelerados, mau humor e depressão; o estresse afeta o corpo, podendo ocasionar tensão muscular, sudorese, problemas gastrointestinais, náusea, insônia, dor no peito e diminuição da imunidade.

Mas em uma sociedade em que somos cobrados sempre a fazer mais, como desacelerar para evitar o estresse?

Pratique a presença: cuide de suas emoções e pensamentos. Esteja presente no momento, preocupe-se apenas com atividade que está realizando. Quando você está no meio de uma atividade e pensando na lista de coisas que tem para fazer depois, não consegue um bom desempenho e causa uma ansiedade desnecessária.

Faça exercícios físicos: o exercício físico libera a endorfina, um neurotransmissor que atua diretamente no nosso sistema nervoso, causando uma sensação de bem-estar. E antes que você diga que não tem tempo, saiba que um estudo da Universidade Southern Methodist, nos EUA constatou que apenas 21 minutos de atividade física diária são capazes de prevenir a depressão.

Respire: é comprovado cientificamente que quando você respira fundo, envia uma mensagem para seu cérebro dizendo “eu tenho controle da situação. ”. O cérebro responde regulando os gases no nosso sangue e assim conseguimos nos acalmar.

Priorize o que te faz bem: assim como você se organiza para o trabalho e para as obrigações diárias, separe um tempo para o que te faz bem. Seja passar um tempo com a família, fazer um passeio ou assistir um filme. Tenha tempo para você.

Cultive um olhar diferente: quando mudamos nosso ponto de vista em relação as coisas, nossa forma de encarar a situação também muda. Tem uma reunião muito desafiadora no trabalho? Enxergue isso como uma forma de mostrar suas habilidades ao invés de se queixar ou sofrer por antecipação.

Reze: um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, afirma que a fé em Deus pode nos ajudar a superar o estresse e a ansiedade. Converse com Deus. Agradeça todas as coisas boas que acontecem na sua vida e confie que Ele tem um plano para você.

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Campanha dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.