CDM – Centro de Documentação e Memória



INFORMAÇÕES

______________________________________________
O CDM está localizado na Torre Brasília, e está aberto para pesquisas com prévio cadastramento.
(12) 3104-1559
centrodememoria@santuarionacional.com 

Com o intuito de preservar a memória do Santuário Nacional e a difusão da devoção de Nossa Senhora Aparecida, foi criado no final da década de 90, o Centro de Documentação e Memória – Pe. Antão Jorge – “CDM”. O Centro foi idealizado pelo saudoso oblato redentorista, professor Manoel Ignácio de Morais, juntamente com a Reitoria do Santuário.

Hoje abriga o arquivo de mais de vinte mil imagens, slides, filmes, negativos (vidro e acetato). Conta também com inúmeros documentos textuais, como a vinda dos primeiros Missionários Redentoristas ao Brasil, da construção do Santuário Nacional, dos Papas que visitaram Aparecida, dos diversos acontecimentos históricos, entre outros.

Estes importantes documentos históricos ficam acondicionados com toda estrutura adequada a sua preservação em sala climatizada.

Sua principal missão é disponibilizar o acervo e as referências coletadas a todas as pessoas que queiram entender mais sobre a história do Santuário Nacional e da devoção a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

Anualmente o local recebe diversos pesquisadores do Brasil e do mundo, que buscam aqui informações e registros para seus livros, trabalhos, estudos e outros.

Veja também:
300 anos em 300 fotos: imagens contam a história da Padroeira do Brasil


Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.