INSCREVA-SE
INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE MAIO

SAIBA MAIS INFORMAÇÕES

PROGRAMAÇÃO

SOBRE O EVENTO

TEMAS

CONTATO
SOBRE O EVENTO
SOBRE O EVENTO

No Ano do Laicato, promovido pela CNBB, o Santuário Nacional de Aparecida realiza o encontro formativo ‘Leigos e Leigas na Casa da Mãe’, com o objetivo de contribuir com os trabalhos dos leigos na Igreja e na sociedade.

O encontro contará com a presença do Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em Roma, Padre Alexandre Awi Mello, ISch, e de pessoas diretamente envolvidas com as temáticas apresentadas nas oficinas, para colocarem as suas vivências em cada realidade discutida.

O evento também será uma oportunidade para refletir sobre Maria como modelo para a missão do leigo e firmar o compromisso do Santuário em promover uma discussão mais ampla, sobre a atuação do leigo na Igreja e na sociedade.

PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO

19 DE MAIO 

Palestra com Padre Alexandre Awi Melo
ISch - Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Roma e Representante oficial do Papa Francisco

Tema:
As lições de uma leiga chamada Maria
Identidade missão do leigo na Igreja




Animação Musical - Padre Joãozinho, scj
Doutor em Teologia, Coordenador da Pós-graduação em Mariologia e Professor na Faculdade Dehoniana



15 às 17h
Local: Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida

20 DE MAIO 

7h - Apresentação sobre o Ano do Laicato
         Local: Altar Central
Padre Alexandre Awi
Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Roma e Representante oficial do Papa Francisco




8h – Santa Missa
         Local: Altar Central
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida e Padre João Batista de Almeida, Reitor do Santuário de Aparecida




10h às 12h - Oficinas
         Local: Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida



12h – Plenária



14h – Encerramento


TEMAS
TEMAS
FAMÍLIA

Ana Paula Guimarães
Esposa, mãe de três filhos, missionária, jornalista e escritora.

Sinopse: Ana Paula falará sobre sua experiência como mãe, esposa e comunicadora, já que está em frequente contato com inúmeras famílias pela TV, e também em cursos e palestras. Um dos temas centrais dessa mesa será a Amoris Laetitia de Papa Francisco.

CATEQUESE

Alexandre Varela – O Catequista
Jornalista credenciado junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, catequista de jovens e adultos.

Sinopse: A catequese no Brasil passa por uma transformação importante na direção do catecumenato e é preciso recuperar o Querigma na catequese, uma a catequese de conversão, com a formação de discípulos missionários, uma a catequese que atinja os jovens desse nosso mundo de hoje.

LÍDERES NA IGREJA

Aristides Madureira
Diretor da Editora A Partilha, Graduado em Comunicação e em Tecnologia em Processos Gerenciais, Missionário Leigo há mais de 20 anos implantando a Pastoral do Dízimo no Brasil.

Sinopse: Já conhecido do público católico, Aristides é formador de líderes conscientes em dioceses de todo o Brasil. Ele esteve recentemente em mais uma edição do CONASPAR (Congresso Nacional de Secretários Paroquiais), que também aconteceu em Aparecida (SP). Em sua oficina ele falará sobre questões relacionadas ao empreendedorismo, dízimo, secretaria paroquial, e gestão eclesial.

DEFESA DA VIDA

Mônica Guarnieri
Médica, Pediatra, Especialização em Adolescência e Saúde Pública, graduada em teologia.

Sinopse: Mônica já participou ativamente dos Médicos Sem Fronteiras. Viajou por vários lugares com este trabalho humanitário, mas foi na África em que realizou mais obras, como, por exemplo, em programas de prevenção do HIV. Essa discussão é especial para aqueles que amam a vida e querem defendê-la.

FÉ E POLÍTICA

Dr. Rafael Cannizza
Advogado, especialista em Direito do Entretenimento, palestrantes e conferencista.

Padre Joãozinho
Doutor em Teologia, Coordenador da Pós-graduação em Mariologia e Professor na Faculdade Dehoniana.

Dep. Federal Givaldo Carimbão
Deputado Federal pelo Partido Humanista da Solidariedade pelo estado de Alagoas

Roberto Bastos (Totô)
Advogado, Especialista em Direito Público, Mestre em Biodireito, Ética e Cidadania. Vocalista da banda Expresso HG e um dos idealizadores do projeto Juntos pela VIDA. Experiência como Vereador e Secretário Municipal em Lorena (SP).

Sinopse: Com as eleições deste ano, uma mesa de interesse do público é a de Fé e Política, onde estarão presentes o advogado Rafael Cannizza e o deputado federal Carimbão. Eles ajudarão os leigos e leigas participantes a entender o contexto político do Brasil nos dias de hoje.

CATÓLICOS EMPREENDEDORES

Izabel Cristina Lara  
Especialista em Administração Estratégica pela Qualidade, graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão de Qualidade com ênfase na Ética e Responsabilidade Social.

Cyrille Schneider
Francês, tem 15 anos de experiência em direção, gestão e desenvolvimento de empresas multinacionais estrangeiras implantadas no Brasil. É especialista em empresas de serviços, Startup e PME (Pequena e Média Empresa).

Sinopse: Essa oficina tem o objetivo de mostrar para os membros da mesa, a missão de continuar a obra da criação como tarefa de todo cristão, através do empreendedorismo. Atualmente com a Pastoral do Empreendedor, católicos da área se encontram em diversas paróquias, mas ainda possuem dificuldades de se perceberem cristãos enquanto empreendedores.

DEUS É JOVEM

Hugo Santos
Fundador da Comunidade Católica Colo de Deus. Músico, adorador, artista, desenhista e poeta.

Sinopse: No ano do Sínodo para os Jovens e do lançamento do livro do Papa Francisco, o evento traz um jovem para refletir qual o papel do jovem na Igreja e no mundo. Hugo trabalha com jovens no campo da música, e traz o jeito “atrevido” dos jovens para o encontro na Casa da Mãe.

INSCRIÇÕES
INSCRIÇÕES

5 DE ABRIL A 17 DE MAIO  
Taxa: R$ 20,00
Forma de pagamento: Cartão de Crédito


* Os inscritos no XII Congresso Mariológico, promovido pela Academia Marial em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté, estão isentos da taxa do encontro 'Leigos e Leigas na Casa da Mãe'. Os congressistas deverão apenas confirmar o interesse no evento e escolher a oficina que desejarão participar.
CONTATO
CONTATO
pastoral@santuarionacional.com       |       (12) 3104-1690 ou 3104-1697 
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.