Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 21 MAI 2018 - 12H12

Congresso Mariológico começa nesta quarta-feira

Evento reflete Maria como primeira leiga da Igreja e pretende marcar Ano do Laicato no Brasil


Divulgação / Santuário Nacional
Divulgação / Santuário Nacional
Congresso Mariológico começa nesta quarta-feira

A partir da próxima quarta-feira (16), a Academia Marial de Aparecida promove a 12ª edição do Congresso Mariológico. Neste ano, o evento vai tratar sobre o rosto mariano da Igreja, em alusão ao Ano do Laicato, vivido em 2018. As atividades acontecem no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), até sábado (19) e devem reunir cerca de 300 pesquisadores e estudiosos de temas ligados à Virgem Maria.

Para explorar esta temática, foram convidados especialistas no assunto, que abordarão visões da Igreja Católica e de outras confissões religiosas sobre a Virgem Maria. Entre os nomes confirmados, está o do secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida no Vaticano, padre Alexandre Awi.

“Particularmente estou com uma grande expectativa para este momento, já que minha presença representa a união do Vaticano com a Igreja no Brasil durante esta reflexão mariana e laical. Penso que será momento também de aprender e levar as experiências partilhadas no Congresso para Roma”, destaca padre Awi.

Instituições brasileiras católicas também se farão presentes no Congresso. Entre elas, ganha destaque a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que enviará seu vice-presidente, Dom Murilo Krieger, que por dois dias participará do evento. No dia 16 o religioso tratará da presença de Maria na Bíblia. No segundo dia (17), dará continuidade às reflexões com ênfase em Maria na Tradição Cristã.

Além dele, professores leigos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RJ), também realizarão conferências sobre temáticas marianas. “Não é só dizer que Maria é leiga e que nós estamos no Ano do Laicato, tem que dar a palavra para o leigo apresente sua visão, destacando de forma concreta, seu protagonismo também durante o Congresso”, afirma padre Joãozinho, representante da Faculdade Dehoniana, instituição que organiza o evento em parceria com a Academia Marial.

A diversidade de abordagens não se restringe apenas ao universo católico, mas também abrange outras confissões religiosas. As últimas atividades do Congresso apresentarão as visões islâmica, ortodoxa e luterana da Mãe de Jesus.

“É enriquecedor ouvir, compreender e aprender de outras tradições religiosas sua compreensão teológica sobre a Virgem Maria. E assim inicia um diálogo, no seu verdadeiro sentido. Pois o diálogo ‘exige que se escute e responda, que se tente compreender e fazer-se compreender. É estar disposto a apresentar questões e, por sua vez, a ser questionado. É comunicar algo de si e ter confiança no que os outros dizem de si próprios’”, assinala o Cônego José Bizon, moderador das palestras inter-religiosas.

Quem quiser participar das atividades do Congresso deve correr. As inscrições se encerram nesta terça-feira (15) e devem ser realizadas pelo e-mail academia@santuarionacional.com ou pelo telefone (12) 3104-1549.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.