Por Flávia Gabriela Em Releases Atualizada em 06 AGO 2018 - 12H09

Encontro será promovido pela CNBB

Thiago Leon
Rede Aparecida produz debate presidencial no Santuário Nacional

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB) confirmou para o dia 20 de setembro, às 21h30 o Debate Aparecida”, que reunirá candidatos à Presidência da República para as eleições de 2018. O projeto, organizado e gerado pela TV Aparecida, acontece no Santuário Nacional, na arena do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

A Rede Aparecida de Comunicação (Rádio e TV e Portal A12.com) fará transmissão simultânea pelas emissoras de rádio e televisão católicas, além de portais de internet.

É a segunda vez que a emissora católica, a pedido da CNBB, organiza e transmite um debate de presidenciáveis. A primeira ocorreu no pleito eleitoral de 2014, quando os políticos tiveram a possibilidade de apresentarem suas ideias aos eleitores.

O debate eleitoral será mediado por um jornalista e tem previsão de duração de 2 horas. Algumas perguntas apresentadas aos políticos serão sorteadas, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas previamente inscritos. Também estão previstas perguntas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos.

Formato - O debate da TV Aparecida terá cinco blocos. No primeiro, o mediador fará a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, vai citar os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. Na sequência, o GC (Gerador de Caracteres) cita os nomes dos outros candidatos sem representação na Câmara dos Deputados e que não participarão do debate. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos - será feita por um (arce)bispo designado pela presidência da CNBB.

No segundo bloco será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador vai sortear o candidato que irá perguntar e o outro que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.

No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas indicados pela direção da Rede Aparecida de Comunicação. Os temas serão definidos previamente e as perguntas pré-definidas pela organização do debate. Será feito um sorteio na hora para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.

No quarto bloco, será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador fará o sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto 30 segundos e tréplica em 1 minuto.

No quinto e último bloco as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. O mediador vai sortear na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá 1 minuto.

Credenciamento de Imprensa – Os jornalistas que desejarem fazer a cobertura do debate deverão aguardar as orientações da Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional.

As informações serão divulgadas nos próximos dias.

Informações aos jornalistas

Sala de Imprensa do Santuário Nacional

Telefone (12) 31041042 – imprensa2@santuarionacional

A12.com/imprensa

36 Comentários

Irmã Cecília Aparecida de Souza comentou:

Excelente proposta!
Aguardo com muito interesse.
Obrigada a todos e todas!

Carlos Sammogini comentou:

Quero ver o João Amoedo nos debates no santuário!

Sergio comentou:

Peço que se inclua o João Amoedo no debate por representar o novo no processo

Alex Silva comentou:

Que pelo menos a TV Aparecida não tome partido no debate.

Haroldo Nascimento comentou:

Certamente na TV Aparecida será imparcial, visto que outras emissoras tomam lado, seja em tempo de eleição ou não.

Carmen Silvia Duarte Vaz comentou:

Fazendo valer a democracia é o direito de representação, solicitamos que seja incluído o Sr. João Amoedo, candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, o único partido que não usa recursos do Fundo Partidário. Assim, esse debate poderá efetivamente fazer a diferença e dar exemplo as demais emissoras. Grata.

Ana Maria Galheigo comentou:

Espero que a Rede Aparecida dê oportunidade aos candidatos novos! O João Amoedo, candidato do Partido NOVO é católico, contra o aborto. Não tem oportunidade de debater, pois é a primeira vez que o partido disputa as eleições nacionais. O Partido Novo não usa o Fundo Partidário.Os seus 4 vereadores já fizeram uma economia em seus mandatos de quatro milhões. Como católica, eu peço que deem oportunidade a João Amoedo de participar dos debates.É injusto o critério usado pelas redes de tv.

Alexsandro Pupo de Sá comentou:

Entendo que a participação do Joåo Amoedo do PARTIDO NOVO 30 é de muito valor para o BRASIL.

Jefferson E. Oliveira comentou:

Só com a participação de toda comunidade e dos governantes podemos realmente ter um democráticua verdadeira. Assim espero que todos os candidatos estejam presentes. Que nenhum candidato fique de fora deste grande evento democrático. Parabéns a TV Aparecida pela iniciativa. Grande abraço.

Lucas alves rodrigues comentou:

Joao amoedo partido novo

Nancy Vieira comentou:

Quero João AMOEDO do partido NOVO neste debate

Lucia Helena Conde de Souza comentou:

Prezado/a
Peço, por favor, convidarem João Amoedo, candidato do Novo. Por quê? Como o partido foi homologado em 2015, nāo temos como ter deputados federais eleitos. O Novo é a renovação na política suja do Brasil. Merecemos mostrar as novas ideias e propostas, que vão de encontro ao desejo de todos os brasileiros. Obrigada. Agradeço a atenção. Novo pra frente com gente diferente!!

Diogo ussier comentou:

Por favor gostaria que fosse convidado para o debate o candidato João Amoedo do partido novo

Fernando candido comentou:

Convidem João amoedo do NOVO pois o partido nunca participou de eleições e tem inovação que o Brasil precisa. Pratiquem essa justiça

Gastão comentou:

Queremos Amoedo nos debates!!!!

Erick Gabriel Brunoro Mesquita comentou:

Queremos que convidem João Amoêdo, do Partido NOVO! É a primeira eleição nacional do partido e por isso a imprensa tem o dever de deixar que essas ideias novas sejam apresentadas à população.

Maria Luiza de Castro Ramos Valladão comentou:

Ola Gostaria da participação do João Amoedo. OBRIGADA

Luiz Tadeu de Andrade Galante comentou:

Debate sem o João Amoêdo é insistir com a velha política. Dêem oportunidade à novas idéias.

Marcos Favaro comentou:

Por favor, chame o João Amoedo para participação!

Doriana Pieri Bemto comentou:

Gostaria que o João Amoêdo do partido NOVO participasse do debate entre os presidenciáveis, pois ele representa a renovação política que tanto almejamos.

Maria do Rocio Esmanhoto Fanton comentou:

Acho importantissima a presença de JOÃO AMOEDO nesse debate. Ele é o único candidato com soluções para o Brasil e com competência para aplica-las. Conheçam mais dele. Principalmente a Igreja deve procurar dar espaço para os novos em lugar da velha política deteriorada.

Wagner de Jesus Pastrello comentou:

É importante é justo que o candidato João Amoêdo do NOVO 30 participe do debate.

Regina Leitao comentou:

Por favor chamem João Amoedo! O Brasil precisa conhecer este homem!

Caio Almeida comentou:

Gostaria que convidassem o João Amoêdo do Partido Novo, para esse debate. Acredito que ele seja o melhor candidato para o Brasil. Obrigado!

Manoel Leite comentou:

Quero ver o João Amoêdo participando desse debate. Grato.

Marco Antonio comentou:

Gostaria de ver no debate o único NOVO no meio dos que estão há anos na política, JOÃO AMOÊDO do PARTIDO NOVO.
Obrigado!
#VamosRenovarTudo

Allan Teixeira comentou:

Gostaria da participação do João Amoêdo, assim o debate fica mais democrático justo para todos os candidatos.

Obrigado

Maximilian comentou:

O partido novo 30 é opção diferente e melhor que possa demais partidos. O João Amoêdo tem propostas inovadoras e eficientes. Conto com vocês para levar esta novidade ao público!

Pedro Celso comentou:

Contamos com a presença do pré candidato do Novo João Amoedo

Tom Ribeiro comentou:

Queremos #JoaoAmoedo do Partido Novo o nos debates.

marcio leroi comentou:

Gostaria que fosse convidado o candidato João Amoeda do partido Novo para o debate.

Joao Santos comentou:

Queremos ver o Catolico
João Amoedo no Debate

claiton comentou:

Bom dia.
Ficaria feliz se JOAO AMOEDO DO PARTIDO NOVO participasse do debate. O unico candidato com ideias inovadoras. Obrigado

ZINA MARIA comentou:

Boa tarde! Quero ver o Candidato a Presidência João Amoedo do partido NOVO no debate.
grata

José Geraldo Valladão comentou:

É preceito da democracia que todos tenham o mesmo espaço e as mesmas oportunidades, portanto, que todos os candidatos sem exceções, sejam convidados, em especial o João Amoedo do NOVO que me parece ser o único que representa uma renovação política. Os 40% dos eleitores que estão indecisos e aguardando um novo nome têm o direito de conhecer essa proposta.

MONICA RAMIRES FERRAZ CURY comentou:

Olá! Sou sobrinha do padre Frasson e irei ao debate. Gostaria que o João Amoêdo participasse, pois os outros todos já tivemos oportunidade de ouvir antes. Obrigada