Notícias

12 razões para conhecer o Circuito de Visitação à Cúpula

Escrito por Marília Ribeiro

18 OUT 2018 - 07H00 (Atualizada em 05 OUT 2021 - 11H06)

Desde a comemoração dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida, o Santuário Nacional conta com o Circuito de Visitação à Cúpula.

A entrada e a bilheteria para visitação estão localizadas no subsolo da Basílica, à esquerda do estúdio da TV Aparecida e lá recebem os devotos que querem conhecer os detalhes da Cúpula, grande obra do ano jubilar celebrado em 2017 e querem saber um pouco mais sobre os detalhes das comemorações jubilares e a construção do Santuário Nacional.

Conheça as 12 razões para incluir essa visita, durante o passeio à Casa da Mãe Aparecida.

1 - Mantos Jubilares

Thiago Leon
Thiago Leon

Desde agosto de 2014, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou pelas capitais e o Distrito Federal, para preparar o povo brasileiro para as comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem, em 2017. Para cada visita um manto foi confeccionado.

No total foram 27, produzidos pelas irmãs do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, da cidade de Aparecida (SP).

2 - Frascos com as terras de todas as capitais brasileiras

Thiago Leon
Thiago Leon

Durante as visitas jubilares, entre agosto de 2014 e agosto de 2017, os missionários redentoristas colheram uma porção de terra da cada uma das capitais brasileiras e o Distrito Federal para compor a coroa jubilar dos 300 anos.

Estando no Circuito de Visitação à Cúpula, o devoto pode conferir a diversidade do Brasil nas cores e tipos de terra de cada lugar.

3 - Frascos de água dos principais rios do Brasil

Thiago Leon
Thiago Leon

Para recordar a origem da Imagem de Nossa Senhora Aparecida que foi encontrada em um rio, a Marinha do Brasil coletou amostras dos rios Amazonas, São Francisco, Tocantins-Araguaia, Paraná, Paranaíba, Uruguai, Paraguai, pertencentes às bacias hidrográficas Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Nordeste Ocidental, Atlântico Leste e Atlântico Sudeste, reunindo amostras de 79 rios.

Todo o Brasil esteve representado nas comemorações dos 300 anos da Padroeira dos brasileiros.

4 - Explicação detalhada da obra da Cúpula

Thiago Leon
Thiago Leon

Em 52 painéis, os devotos podem conferir toda a explicação, inclusive com citação de versículos bíblicos, que dão embasamento e trazem a simbologia da arte da Cúpula.

A principal obra em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada no dia 11 de outubro de 2017.

5 - Paramentos litúrgicos usados nas celebrações dos 300 anos

Thiago Leon
Thiago Leon

No Circuito de Visitação à Cúpula os devotos podem ver de perto os detalhes dos paramentos litúrgicos utilizados pelos bispos na Novena e Festa da Padroeira de 2017, comemoração do Jubileu os 300 anos.

As peças trazem o movimento das águas e os peixes, recordando o encontro da Imagem e o milagre dos peixes vivenciado pelos três pescadores no rio Paraíba do Sul.

6 - Réplica da coroa jubilar

Thiago Leon
Thiago Leon

Em 2017, Nossa Senhora Aparecida foi presenteada com uma nova coroa para celebrar o Jubileu dos 300 anos. A peça, que recebeu uma porção de terra dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal, foi confeccionada com o ouro doado pelos devotos e traz detalhes que remetam a bandeira do Brasil. 

7 - Medalhas comemorativas dos 300 anos

A Imagem original recebeu a coroa no dia 11 de outubro de 2017 e permaneceu com ela até o fim do ano jubilar. Atualmente, a coroa original está na Casa do Ouro do Museu Nossa Senhora Aparecida, onde ficam em exposição as peças especiais, como as Rosas de Ouro entregues pelos Papas e os ouros doados em forma de acessórios à Mãe Aparecida.


Santuário Nacional
Santuário Nacional

O conjunto de medalhas comemorativas dos 300 anos foi lançado no dia 11 de agosto 2017, em cerimônia no Santuário Nacional. As peças foram confeccionadas pela Casa da Moeda, em parceira com o Santuário Nacional e a Academia Marial de Aparecida.

8 – Detalhes da construção do maior santuário mariano do mundo

Thiago Leon
Thiago Leon

O segundo corredor de exposições da Cúpula é dedicado a trazer informações sobre a construção do Santuário Nacional.

Por meio de painéis e vitrines com mais de 160 peças, os devotos podem conferir, por exemplo, os estudos do artista plástico Claudio Pastro para a definição da arte sacra da Casa da Mãe Aparecida.

9 - Fragmentos da arquitetura da Basílica Histórica

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro


Em junho de 1888, foi inaugurada a primeira Basílica de Aparecida, denominada hoje de Basílica Histórica. Em 1768, ela passou por uma reforma e ampliação e, em 2014, foi restaurada e reinaugurada em 2015.

A Igreja é de grande valor histórico para a devoção e história da cidade de Aparecida, tanto que é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 18 de abril de 1982.

10 – TVs com a apresentação de imagens da época da construção do Santuário

Thiago Leon
Thiago Leon

O Santuário Nacional começou a ser construído em novembro de 1955 e as atividades religiosas passaram a ser realizadas em definitivo em outubro de 1982.

As três TVs no corredor de exposições sobre a construção do Santuário, apresentam imagens diversas sobre o desenvolvimento da obra. A primeira TV traz a construção, a segunda a concepção artística e a terceira, informações sobre o complexo Santuário Nacional.

11 – Visão privilegiada do Santuário

Thiago Leon
Thiago Leon

Estando no corredor de acesso a arte da Cúpula, o devoto é privilegiado com uma visão das quatro naves do Santuário e do Altar Central, percebendo também os detalhes da Cruz do Nada e o tronco da Árvore da Vida, sobre o Altar Central.

12 – Encantar-se com a arte da Cúpula

Thiago Leon
Thiago Leon

A 20 metros da Cúpula, o devoto tem uma visão de encher os olhos, com a possibilidade de identificar os detalhes dessa grande obra tão de perto. Estando no Altar Central, a Cúpula é visualizada a uma distância de 72 metros.

Por isso é tão especial ter a oportunidade de estar nos corredores de acesso do Circuito de Visitação e se sentir acolhido nessa grande Árvore da Vida.

Leia MaisServiço de audioguia no Circuito de Visitação à Cúpula do SantuárioServiço: 

Para fazer o passeio tem uma taxa, mas também meia entrada para pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 e 12 anos, e estudantes e professores apresentando carteirinha.

O circuito conta com acessibilidade para todas as pessoas que possuem mobilidade reduzida. 

11 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...