Notícias

Dia do Ortopedista: confira dicas para peregrinação à Casa da Mãe Aparecida

Com altas temperaturas, saiba como fazer sua romaria ao Santuário Nacional com segurança

Escrito por Marília Ribeiro

19 SET 2023 - 10H30 (Atualizada em 19 SET 2023 - 12H05)

Durante todo o ano, romeiros de diversas regiões do Brasil se organizam para realizar sua peregrinação a pé ao Santuário de Aparecida.

O mês de outubro é o período mais intenso dessas romarias. No entanto, os meses mais comuns de férias, como janeiro e julho, também são muito propícios para que, sozinhos ou em grupo, os devotos caminhem por horas e até dias, para agradecer as bênçãos recebidas por intercessão da Mãe Aparecida.

Se você está pensando em fazer uma peregrinação ao Santuário de Aparecidaé necessária uma preparação, não só espiritual, mas também física.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Dr. Marcelo Meirelles é ortopedista

O ortopedista especialista em Medicina Esportiva e Cirurgia do JoelhoAlexandre Paiva reforça a importância de fazer bons alongamentos e aquecimentos para proteger as articulações.

“Fazer aquecimentos antes de se exercitar é uma das melhores maneiras de evitar lesões nas articulações, pois deixa o músculo preparado e faz com que elas sejam capazes de suportar melhor os exercícios e os esforços”, afirma. Logo após, não se esqueça de fazer exercícios de alongamento muscular para que o músculo esteja preparado para o desafio.

O ortopedista especializado em traumatologia, Dr. Marcelo Meirelles, traz a atenção para um bom preparo físico. “O ideal seria se preparar com antecipação diante do seu tipo físico. Alguns podem sofrer mais que outros em uma caminhada muito longa.” Vale, também, fazer paradas para descanso a cada 50 minutos de caminhada, de preferência na sombra.

A escolha do tênis é crucial para amortecer os impactos do solo e proteger as articulações. A dica principal do Dr. Alexandre é dar preferência aos tênis de caminhada“Evite usar tênis novos ou pouco usados, além de chinelos e sapatos rígidos. Eles podem causar lesões bolhosas no pé, que muitas vezes impedem a caminhada”. 

Para evitar dores específicas, como tendinites do tendão de Aquiles ou fascite plantar, Dr. Marcelo sugere escolher um calçado de solado de borracha com elevação no calcanhar e salto de pelo menos dois centímetros. Invista também em palmilhas confortáveis, que ofereçam algum amortecimento, e meias macias e bem ajustadas.

PhotoJuli86/Shutterstock
PhotoJuli86/Shutterstock
Escolha de tênis é essencial para uma peregrinação sem grandes problemas físicos


Como me proteger do calor extremo enquanto venho ao Santuário Nacional?

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Dr Alexandre Paiva é ortopedista

Com altas temperaturas se aproximando, Dr. Alexandre sugere que o romeiro aposte numa boa hidratação, tanto na semana que antecede a caminhada quanto durante:

* A dica é tomar cerca de 100 a 150 ml (1 a 2 goles) de água a cada 10 ou 15 minutos enquanto está caminhando;

Não tome água muito fria para não correr o risco de gerar problemas gástricos. A bebida deve estar fresca, mas não gelada. A temperatura deve ser próxima dos 15°C;

* Tome sucos e bebidas isotônicas e evite a ingestão de álcool antes e durante a peregrinação.

Fique atento aos sinais de desidratação:

- Sensação de sede;
- Sensação de palpitação;
- Sensação de cansaço extremo.

Procure fazer escolhas conscientes na alimentação para te ajudar nessa jornada de fé. “Aumente o consumo de carboidratos simples, como arroz branco, batatas e mandiocas durante as refeições. Assim você estará preparando seu estômago e intestino para não ter nenhuma surpresa durante o percurso”, diz o ortopedista.

Dr. Alexandre também reforça o uso de roupas leves com boa transpiração, além de claras e coloridas, de preferência com faixas refletivas para aumentar ao máximo a sua visibilidade para os motoristas. Jamais esqueça do protetor solar!

Confira mais dicas para chegar à Casa da Mãe com segurança:

Thiago Leon
Thiago Leon
Preparação não é apenas espiritual, mas física.


*Se prepare antes, fazendo longas caminhadas, de preferência com a mochila, para observar se o peso está adequado para o seu esforço;

* Busque verificar as suas condições de saúde com um médico;

* Aproveite ao máximo seu caminho para fazer reflexões, orações e, se estiver acompanhado, aproveite para partilhar experiências de fé e vida;

Leia MaisSantuário recruta voluntários para a Tenda dos Peregrinos Qual o sentido de peregrinar?Oração à Mãe Peregrina* Nos dias de calor, procure iniciar sua jornada o mais cedo possível;

* Leve dinheiro para as necessidades e imprevistos do caminho;

*Leve capa de chuva e meias de reserva para trocas;

*Caminhe em grupos para evitar/inibir a aproximação de criminosos;

*Se puder, organize um veículo de suporte durante o trajeto até o Santuário de Aparecida, onde possam ser colocadas as bagagens e alimentos como água, frutas e sirva também de apoio em casos de necessidade por parte de algum dos caminhantes;

* Descanse fora da rodovia. Se houver veículo de apoio, estacioná-lo em local seguro, nunca no acostamento;

* Caminhe no sentido contrário ao do tráfego, em fila indiana, o mais distante possível da pista e do acostamento;

* Procure caminhar durante o dia. Evite caminhar à noite ou na madrugada, por segurança;

* Mantenha sua atenção. Rodovia é espaço para veículos, não para pedestres;

* Se chover, interrompa sua caminhada. Os riscos são maiores com pista molhada.

arrow_forward Após a peregrinação procure a Tenda dos Peregrinos no Santuário Nacional para usar gelo nas articulações, procurar fazer um repouso e se hidratar!

*Atualizado em 19/09/2023, por Beatriz Nery.



directions_walk Conheça as 6 rotas de peregrinação ao Santuário de Aparecida
CLIQUE AQUI  arrow_forward



100 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...