Com Maria, a mulher do sim, aprendemos a servir

GALERIA DO DIA

Vigília da Juventude
Vigília da Juventude

Na madrugada de sábado (6) para domingo (7) o Santuário de Aparecida acolheu os jovens na Vigília da Juventude na Capela do Santíssimo.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral

Com o tema ‘Corações ao Alto’, os jovens foram convidados a celebrar a Padroeira do Brasil com muita animação, teatro, dinâmicas, músicas e Adoração ao Santíssimo.

O evento foi organizado pela Comissão Jovens de Maria do Santuário Nacional e contou com a ajuda de diversas expressões jovens da região de Aparecida. Clique aqui e veja os melhores momentos da Vigília da Juventude.

Novena da Noite
Novena da Noite


Gustavo Cabral
Gustavo Cabral

A juventude esteve conectada ao 4º dia da Novena da Padroeira. Fazendo referência ao momento sinodal que a Igreja em todo mundo vive, a celebração desta noite reforçou o papel missionário da juventude.

A entrada da Imagem foi acompanhada por jovens da Pastoral Jovens de Maria e da Arquidiocese de Aparecida (SP) que iluminaram as quatro naves do Santuário Nacional com os celulares. O andor de Nossa Senhora foi composto por flores do campo amarelas, acompanhada de esculturas que representavam mãos que servem.

O celebrante da noite, o Bispo Prelado De Borba (AM), Dom Zenildo Luiz Pereira Da Silva, C.Ss.R., lembrou do episcopado reunido em Roma até o próximo dia 28 e ressaltou que essa é a chance de ouvir o que a juventude precisa e preparamo-nos juntos diante das necessidades. “Estamos preocupados com o dinamismo, com o discernimento vocacional e a missão de vocês. O seu dinamismo encanta o rosto de quem o vê jovem”, destacou.

Em reflexão ao tema da noite, “Com Maria e Jesus, somos servidores do reino”, o celebrante afirmou que ele apresenta um viés vocacional, pois fala do chamado, e, ao mesmo tempo, exige uma resposta generosa, como o sim de Maria. “Nós estamos diante de um tema missionário. Somos servidores porque somos missionários. Somos discípulos desde o batismo”, pontuou o bispo.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral

Dom Zenildo fez referência as palavras de Papa Francisco que não devem anunciar a Palavra com pessimismo e com “cara de vinagre”, mas devemos ir ao mundo com alegria.

Por diversos momentos, a juventude foi lembrada da importância do seu protagonismo e do papel que devem exercer como leigos na Igreja, garantindo dia a dia uma Igreja vida.

Novena da Tarde
Novena da Tarde

Cada dia que avança, a Novena da Padroeira do Brasil coloca para os devotos reflexões que penetram fundo no coração e indicam o caminho da restauração.

:: Reze a Oração da Restauração 

Hoje (06), o quarto dia da Novena em honra de Nossa Senhora Aparecida, às 15h00, no Santuário Nacional de Aparecida refletiu sobre o compromisso de cada cristão e cristã para com o Reino de Deus.

Nesses dias de novena em preparação a solenidade no próximo dia 12 de outubro, os devotos são convidados a se espelhar no exemplo da Virgem Maria para renovar a sua fé.

Na novena desta tarde, o tema deixou claro que o papel de cada leigo e leiga batizado é viver segundo o Reino de Deus e para ele.

‘Com Maria e Jesus, somos servidores do Reino’, não é somente uma reflexão passiva, ela indica uma ação quando diz “somos servidores”.

Por isso, o presidente da Novena da Tarde, o Missionário Redentorista padre Mauro de Almeida questionou os devotos: Será que estamos sendo servidores do reino de Deus? A quem nós estamos servindo? Servimos com alegria? Será que perpassa no nosso coração os mesmos sentimentos de Jesus?

Nesse ponto, padre Mauro reforça o testemunho de discípula e missionária de Maria.

“Sabemos de cór, de coração, a sua resposta ímpar: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa vontade”.

O sacerdote disse ainda que servir com alegria é próprio de quem ama. “Servir é um exercício de esvaziar-se de sim mesmo, é uma tarefa árdua, exigente”, assinalou. Para servir a Deus é preciso “esvaziar-se de si mesmo em vista do outro. Isso é serviço”, e para isso nos convida o próprio Deus que doou sua vida por amor à humanidade.

A Novena da Tarde guardou ainda outros momentos de profundo encontro com a mensagem de Maria. A entrada da Imagem com a participação dos devotos da Paróquia Santo Afonso, do Rio de Janeiro; uma paróquia redentorista, lembrou que Maria gerou Jesus. No carro que trouxe uma silhueta de uma mulher grávida lembrando a geração da vida, estava a pequena Imagem de Aparecida, a mulher servidora de Cristo.

Ao final da celebração, os devotos puderam fazer a sua oferta generosa e entregar flores para Nossa Senhora. Acompanharam esse momento membros do Apostolado da Oração e da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Como todos os dias, o momento mais importante da celebração, ocorre ao final, com a Benção e Procissão com o Santíssimo Sacramento.

Leia mais
Leia mais

    Boleto

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Redação, em Notícias

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.