Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 01 OUT 2018 - 10H26

Andores e coreografias da Novena e Festa da Padroeira 2018

Neste ano de 2018, a Novena e Festa da Padroeira do Brasil no Santuário Nacional trazem o tema ‘Em Jesus com Maria, restauramos a vida!’. Essa temática vai ser refletida também na produção dos andores e figurinos do corpo de coreografia dos dias de festa, de 3 a 12 de outubro.


De acordo com a auxiliar de coreografia, Ana Paula Maciel, os figurinos serão reaproveitados dos anos anteriores, para que até as roupas tragam essa mensagem da restauração. “A proposta é fazer um resgate”, afirmou.

O corpo de coreografia é formado por crianças, jovens e adultos, entre eles voluntários e muitos colaboradores do Santuário de Aparecida. No total, 600 pessoas participam dos preparativos das entradas solenes de Nossa Senhora Aparecida, da entrada dos alimentos e entrada das flores à Padroeira do Brasil.

Um diferencial da Novena e Festa desse ano é a opção por andores de ombro, ao invés de carros andores. De acordo com o prefeito de Igreja, padre Eduardo Ribeiro, o objetivo é remeter as procissões que acontecem em diversas comunidades do Brasil, onde o leigo participa ativamente do cortejo da Imagem.

“A intenção é remeter as procissões das comunidades, ao Ano do Laicato e à participação do povo, pois é o povo que vai carregar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Então, é justamente para ressaltar o leigo e o seu protagonismo na ação pastoral das Igrejas”.

Daniele Souza
Daniele Souza
Procissão Solene

Para o período de 3 a 12 de outubro, serão mais de 20 andores para as novenas da tarde e da noite, as celebrações do dia 12 de outubro e as procissões. Cerca de 50 pessoas das equipes de serralheria, carpintaria, pintura, elétrica, manutenção e decoração estão envolvidas na confecção dos andores.

Nessas entradas solenes da Imagem de Nossa Senhora Aparecida durante a novena da noite, participarão pessoas que tiveram ligação com a história da Padroeira do Brasil, como os pescadores, os santeiros (que reproduzem imagens), as pastorais, as comunicações, representadas pela Rede Aparecida de Comunicação, os colaboradores do Santuário e equipe de acolhida, pessoas que todos os dias se empenham no atendimento atencioso aos romeiros.

Nas novenas da tarde, a imagem de Nossa Senhora Aparecida será conduzida por representantes das comunidades administradas pela Congregação Redentorista. “Essa participação tem o objetivo de integrá-los às comemorações da Padroeira do Brasil e unir as comunidades que são de responsabilidade da nossa Congregação, afinal estamos no ano do leigo e eles estarão aqui, representando toda a Igreja do Brasil”, explicou padre Eduardo.

A cada dia da novena, à tarde e à noite, os temas refletidos também estarão expressos no andor, reforçando a figura e a presença do leigo na Igreja e enfatizando a restauração, já que neste ano de 2018 o Santuário de Aparecida celebrou os 40 anos da Restauração da Imagem de Aparecida.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...