Por Valquíria Vieira Em Notícias

Após aberta, milhares de fiéis passam pela Porta Santa no Santuário Nacional

O Santuário Nacional abriu hoje (13) a sua Porta Santa, realizando o pedido do Papa Francisco para a celebração do Ano Santo da Misericórdia, iniciado último dia 08 de dezembro.

Milhares de fiéis já passaram pela Porta neste domingo, ela estará aberta até o dia 20 de novembro de 2016 quando se encerra o Jubileu da Misericórdia.

Celebração de abertura da Porta Santa no Santuário Nacional_foto: Thiago Leon

 

“Ao passar por uma Porta Santa somos convidados a entrar na Casa do Senhor e a renovar nossa vida, a nossa fé, testemunhando a nossa conversão”, dom Damasceno

Em celebração às 7h30 da manhã o cardeal arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis abriu a Porta Santa com um rito determinado pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e aprovado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

A cerimônia deste domingo contou com 4 momentos especiais, a abertura da Porta Santa, a procissão de entrada no próprio Santuário, a memória ao batismo e a Santa Missa.

Em homilia durante a celebração eucarística, Dom Raymundo explicou a intenção do Papa com a proclamação do Ano Santo da Misericórdia.

“Com a proclamação do Jubileu, o Papa Francisco teve em mente, de modo especial, indicar-nos duas propostas que, como cristãos, devemos viver integralmente: colocar o Deus misericordioso que Jesus nos revelou - por meio de suas palavras, gestos, ações e toda sua vida - no centro de nossa vida cristã; e reconhecer que o Deus que Ele nos revelou é Pai e nós somos seus filhos muito amados”, apontou.

Ao final da celebração o artista sacro Cláudio Pastro, responsável pela arte da Porta da Misericórdia do Santuário Nacional, explicou as imagens, a simbologia da arte criada por ele.

“Do lado externo da Porta Santa temos a Anunciação à Maria, podemos ver a imagem do Anjo Gabriel que traz na mão um coração com uma cruz no meio, esse é o coração que o próprio Pai nos oferta, é o coração de Cristo que Maria aceita para nós. E ainda podemos ver as letras do alfabeto grego Alfa e Ômega que representam o próprio Cristo, Ele é o princípio e o fim”.

Sobre o lado interno da Porta Santa, que quando aberta fica está em evidência na arte, o artista ilustrou duas parábolas e ainda citou dois Salmos.

“Do lado interno temos a parábola do filho pródigo, que depois de esbanjar sua herança ele volta para a casa do Pai e o Pai o acolhe, o filho pródigo nos representa quando deixamos toda a sujeira do mundo para estar com o Pai. E a outra parábola é a do Bom Pastor, que carrega a ovelha perdida nos ombros, essa imagem que é a própria figura da misericórdia, Ele nos carrega verdadeiramente nos ombros”.

Os dois Salmos citados na Porta Santa são o 122 ,“Que alegria quando nos disseram, vamos à casa do Senhor”, e o 99 “Nós pertencemos a Ele e Ele cuida de nós”.

Outro detalhe artístico da Porta Santa é a representação do sol e da lua que significa Deus.

“Deus não pode ser retratado, pois ninguém nunca o viu, Jesus mesmo disse "quem vê a mim vê meu Pai", então por meio da figura do sol e da lua representamos Deus”, disse Cláudio Pastro.

Em entrevista à imprensa, Dom Raymundo ainda apontou o significado de passar por uma Porta Santa.

“Ao passar por uma Porta Santa, somos convidados a entrar na Casa do Senhor e a renovar nossa vida, a nossa fé, testemunhando a nossa conversão”.

A Porta Santa do Santuário Nacional pesa mais de 4 toneladas, é feita toda em bronze e foi confeccionada em 5 meses.

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...