Notícias

Você sabe o significado da Capela da Ressurreição no Santuário de Aparecida?

Escrito por Marília Ribeiro

01 NOV 2019 - 14H00 (Atualizada em 27 OUT 2021 - 15H42)

Marília Ribeiro

No Santuário de Aparecida, no lado esquerdo da arcada dos Apóstolos, está localizada a Capela da Ressurreição. O local é ideal para oração e reflexão sobre o sentido da vida e também para fazer memória dos amigos e familiares falecidos.

A Capela da Ressurreição no Santuário Nacional foi inaugurada em 2007, com o propósito de renovar no coração de cada peregrino a esperança da vida eterna, assim como recorda a passagem bíblica em destaque na Capela, acima da porta de entrada:

Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá”. (Jo 11,25)

Thiago Leon
Thiago Leon


Ao entrar na Capela, no chão, os devotos se deparam com a inscrição:

Te acolham os mártires à tua chegada e que os anjos conduzam-te ao Paraíso!”

Logo à frente, recepcionando os fiéis, está a bonita imagem do Cristo Bom Pastor, como sinal de que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Os vitrais, em tom azul, criam um ambiente propício para meditação, indicando a essência dos cristãos, que é' ser caminheiros na terra, como cidadãos do céu', explicou o missionário redentorista padre Camilo Júnior.

Na Capela da Ressurreição, os devotos também podem rezar junto aos túmulos com os restos mortais dos Arcebispos de Aparecida. Ali estão sepultados Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo, Dom Geraldo de Moraes Penido e Dom Aloisio Lorscheider.

É comum sepultar o bispo diocesano no território da Igreja Particular da qual ele foi pastor. O bispo, ao ser sagrado, recebe um anel, para expressar sua aliança de amor com Deus, sua fidelidade à missão que Deus lhe confiou e sua fidelidade à Igreja, a qual ele acolhe como esposa em Cristo. Por isso, após sua morte, o bispo é sepultado na diocese da qual ele foi bispo até sua renúncia, ao completar 75 anos, como pede o Código de Direito Canônico.

Ainda na Capela, os falecidos da Família dos Devotos também são carinhosamente lembrados por meio do Memorial dos Devotos, um gesto de agradecimento para eternizar a presença daqueles que um dia, muito contribuíram com o projeto de evangelização da Casa da Mãe.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Capela da Ressurreição no Santuário de Aparecida.



Padre Camilo
reforça o convite de oração da Capela da Ressurreição, fazendo um questionamento a todos que vivem a fé

“Que marcas do amor estamos deixando no coração das pessoas que convivem conosco? A Capela da Ressurreição nos leva a refletir que, para Deus, não importa como morreremos, mas sim como estamos vivendo.”


Fonte: Padre Camilo Júnior

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...