Por Valquíria Vieira Em Notícias Atualizada em 23 AGO 2018 - 10H08

Veja como organizar uma Romaria a Aparecida (SP)

A Romaria é um ato de fé, uma experiência espiritual. Essa experiência de peregrinação é muito popular em Aparecida (SP). O Santuário Nacional recebe, todos os anos, milhares de pessoas que se organizam em romarias para visitar a Casa da Mãe.

Thiago Leon
Thiago Leon

Padre João Batista, reitor do Santuário, explica que para melhor a aproveitar a peregrinação ao Santuário de Aparecida, é necessária uma preparação e uma motivação espiritual durante o trajeto.  

"O ideal é que as pessoas façam uma preparação espiritual em sua comunidade, em sua casa e durante a viagem, que vá além um clima de fraternidade e confraternização, mas seja um momento de espiritualidade, para que as pessoas possam rezar. Chegando no Santuário, é importante também escolher uma celebração onde todos estejam presentes, para viverem o verdadeiro sentido do peregrinar, que é essa experiência maior de Deus e de fé."


Para contribuir com a organização dessas peregrinações, o Santuário também disponibiliza um Manual aos Coordenadores de Romaria, com informações sobre os serviços do Santuário e orientações práticas. Além disso, o Santuário Nacional acolhe os coordenadores em um encontro todos os finais de semana, onde o Manual é entregue.  O encontro dos coordenadores de romaria acontece aos sábados após a missa das 9h, e aos domingos após a missa das 8h, no Salão Três Pescadores, localizado no subsolo do Santuário. 


::Clique aqui para baixar o Manual

Confira mais algumas dicas:

ANTES

- Marcar a data da romaria: Escolher a melhor data para os participantes da peregrinação.

- Definir o transporte: Ônibus, van, diversos carros, a pé, bicicleta, cavalo, etc.

- Prevenir possíveis imprevistos: Ter caixa de primeiros socorros, exigir documentos de todos os participantes, marcar hora e local de saída e retorno.

- Passar todos os recados importantes para os participantes:  Informar os horários, regras, programação da romaria.

DURANTE

- Fazer algum momento de oração e reflexão: Na chegada e na partida da Romaria.

- Usar crachá com identificação:  Todos os participantes da romaria deve estar identificados, principalmente crianças e idosos. 

::Modelos de crachá para Romaria e Peregrinação

- Participar da missa:  A missa é o principal acontecimento de uma Romaria. É muito mais que o cumprimento obrigatório de um preceito. É um encontro especial com Deus e com o irmão na fé.

::Horários de Missa no Santuário

- Visitar as principais atrações turísticas:  Na ocasião da Romaria, o fiel deve aproveitar para conhecer melhor a história de Nossa Senhora Aparecida, visitando os principais pontos turísticos que contam essa história.

::Locais turísticos da cidade da Mãe Aparecida 

DEPOIS

- Realizar uma avaliação:  É importante rever a realização da romaria e se ela atingiu os objetivos.

- Compartilhar a experiência de fé:  Se houver alguém que não participou da romaria, partilhar a experiência de fé, como foi e como essas pessoas podem participar em outra ocasião.


28 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.