Por Valquíria Vieira Em Notícias Atualizada em 24 ABR 2018 - 12H49

Veja como organizar uma Romaria a Aparecida (SP)?

A Romaria é um ato de fé, uma experiência espiritual. Essa experiência de peregrinação é muito popular em Aparecida (SP), o Santuário Nacional recebe milhares de pessoas todos os dias que participam de romarias para visitar a Casa da Mãe.

Laura Galvão
Laura Galvão

Preocupado com a organização das romarias o Santuário Nacional orienta e acolhe de maneira especial os coordenadores de romaria com um encontro de orientação todos os finais de semana.

O reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, missionário redentorista explica o significado de uma Romaria e a como deve ser a participação e preparação para essa experiência de fé.

:: Confira o Calendário de eventos, romarias e movimento no Santuário Nacional

Confira algumas dicas:

ANTES:

- Marcar a data da romaria Escolher a melhor data para os participantes da peregrinação.

- Definir o transporte Ônibus, van, diversos carros, a pé, bicicleta, cavalo etc.

- Prevenir possíveis imprevistos Ter caixa de primeiros socorros, exigir documentos de todos os participantes, marcar hora e local de saída e retorno.

- Passar todos os recados importantes para os participantes  Informar os horários, regras, programação da romaria.

DURANTE:

- Fazer algum momento de oração e reflexão Na chegada e na partida da Romaria.

- Usar crachá com identificação  Todos os participantes da romaria deve estar identificado, principalmente crianças e idosos.

- Participar da missa  A missa é o principal acontecimento de uma Romaria, é muito mais que o cumprimento obrigatório de um preceito. É um encontro especial com Deus e com o irmão na fé.

- Visitar as principais atrações turísticas  Na ocasião da Romaria o fiel deve aproveitar para conhecer melhor a história de Nossa Senhora Aparecida visitando os principais pontos turísticos que contam essa história - www.a12.com/locaisturisticos

DEPOIS:

- Realizar uma avaliação  É importante rever a realização da romaria e se atingiu os objetivos.

- Compartilhar a experiência de fé  Se houve alguém que não participou da romaria, contar a experiência de fé, como foi e como pode participar em outra ocasião.


19 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Zilma Santana da silva comentou:

sou coodernadora de romaria para Aparecida vou todos os anos na festa de são Benedito e a festa de n.s.Aparecida amo levar os romeiros a casa da MÃE

selma Antonia Borela de Abreu comentou:

Sou do interior de Minas tenho um sobrinho que no momento está internado para recuperação de alcoolismo sou devota de São José e de Nossa Senhora Aparecida ,assim que ele sair pretendo organizar uma Romaria com minha Família ,porém gostaria de saber se há ai em Aparecida uma Igreja de São José,pois gostariamos de agradecer aos dois São José e Aparecida pela recuperação de meu Sobrinho.Desde já agradeço!!

Marlene Ribeiro comentou:

Bom dia irmãos a paz de Cristo.
No dia 27\05\2018,irei fazer minha primeira romaria.Sou devota a mais de 30 anos.Paticipei de varias escurçoes que falam que e romaria e nunca fico satisfeita.Este é um dos motivos que estou organizando a romaria de Maria com toda fé e devoção e respeito ....

Pedro Cândido de Sá comentou:

Olá, Bom dia meu nome é Pedro, sou de Curvelo/MG, e estarei com a nossa Romaria para Aparecida do Norte no 19 Janeiro de 2018 até o dia 21 de Janeiro de 2018, e gostaria de pedir uma missa por intenção a nossa Romaria no dia 19/01/2018, como posso proceder? Desde já muito obrigada.

respondeu:

Pedro, você pode nos enviar suas intenções através do e-mail devotos@santuarionacional.com ou pelo telefone 0300 2 10 12 10. Abraços!

Paulo Antônio de Figueiredo comentou:

As dicas são muito importantes para que o romeiro/romeira aproveitem ao máximo a visita na casa da Mãe Aparecida. Estive aí recentemente não como romeiro, mas aproveitei as informações dadas e foi uma ótima visita.

João Oliveira Bastos comentou:

Ola boa tarde eu joão oliveira bastos sou coordenador de excursão ou romaria faço todos os anos nessa época de encontro das legionária então dia 02/06/17 estou chegando ai com uma excursão com 53,pessoas gostaria de saber se e possível registrar e horário da missa para me grupo na coletiva ok fico agradecido desde já obrigado.

respondeu:

Entre em contato com a pastoral: pastoral@santuarionacional.com

isabela comentou:

bom dia! sou coordenadora do terça das mulheres na minha cidade. não soubemos da romaria nesse mês de agosto. por favor me passem detalhes de quando será a próxima e oq devo fazer para inscrever nosso terço. por favor, aguardo retorno. obrigada.

joseni da silva semeler comentou:

boa tarde! estou organizando uma romaria para julho! eu preciso saber se tenho que cadastrar antes ou pode ser no dia da chegada em aparecida, e se for o caso onde faço o cadastro!

Maria Gorette Medeiros comentou:

Sou de Manaus AM, agente de Pastoral da Paróquia de São Lázaro, formei um grupo de devotos de Nossa Senhora Aparecida para celebrar os 300 anos da Padroeira no Santuário Nacional, nos dias 09 a 13 de outubro de 2017.
Gostaria de saber como faço para inscrever a nossa caravana e também agendar um show, como por exemplo Aparecida Sertaneja. Agradeço pela atenção!

respondeu:

Olá! Você pode ver como se inscrever neste link: http://www.a12.com/tv-aparecida/institucional/detalhes/inscricoes

ARI MARQUES comentou:

IRMÃO VIVEIROS/ PADRE JOÃO BATISTA, ESTOU AGUARDANDO RESPOSTA SOBRE COMO CONSEGUIR O FOLHETO "ROMARIA: POVO DE DEUS PEREGRINO" QUE CONSTA NO MANUAL DOS COORDENADORES DE ROMARIA! GRATO PELA ATENÇÃO!

ARI MARQUES comentou:

Onde e como conseguir o folheto : ROMARIA- POVO DE DEUS PEREGRINO.

luiz carlos delao comentou:

que deus abencoe a todos da equipe e tambem ao aparecida sertaneja nos aqui de juiz de fora gostamos muito e ainda nao tive o privilegio de participar do programa,faco excursoes para diversos lugares do brasil e estamos indo para o terco dos homens e tambem nos 300 anos de nossa senhora aparecida, nos adoramos estar em aparecida adoramos estar no santuario nacional. Um abraco a todos os padres, ao arcebispo; e a todos da equipe do santuario nacional e da tv aparecida, obrigado e suas bencaos

Rosa Oneide Zeni comentou:

Sou coordenadora de grupos e gostaria de saber qual é o contato para ser informada como fazer para inscrever o grupo das 300 paróquias ( trezentos anos) . Agradeço pela atenção

respondeu:

Prezada Rosa, Informações pelo site oficial: www.300anos300paroquias.com.br, ou pelo e-mail: 300anos@catedralviagens.com.br ou ainda pelos telefones (12) 3104-3995/(19) 3294-0077.

ANA MARIA FERNANDES CAR comentou:

Em 2014 organizei a romaria na qual também participou meu esposo, neto e meu irmão Francisco, devoto de Nossa Senhora Aparecida ,ano passado fui novamente, meu irmão não pode ir pois passou por uma cirurgia de intestino, mas disse que esse ano iria ,mas Mãe a chamou para junto dela e eu estou indo dia 26/11 estarei ai , pois dia 30/11 faz um ano de seu falecimento e nossa fé aumentou mais ainda pois ele passou o tempo todo em que esteve hospitalizado com a imagem da Mãe Aparecida.

Liliane e Alexandre comentou:

Essa nossa terceira romaria começou com uma promessa com a minha esposa que fez uma cirurgia bariátrica e ocorreu tudo bem no segundo fomos de novo mal esperava quando chegamos passou dois meses veio a notícia estava grávida ai na segunda vez já fomos com o Miguel de anjinho a gora. Nois estamos voltando no dia 26 de agosto com a nossa romaria

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.