Por *Eduardo Gois Em Notícias Atualizada em 05 NOV 2018 - 08H44

Comunidades negras celebram romaria


Neste sábado, 03 de novembro, o Santuário Nacional de Aparecida recebeu a 22ª edição da Romaria das Comunidades Negras. A programação da Romaria seguiu durante todo o dia, incluindo a participação na Santa Missa das 10h30, presidida pelo Bispo de Guarapuava (PR), Dom Antonio Wagner da Silva.

Dom Antonio lembrou que, atualmente, são mais de 30 bispos afro-descendentes no Brasil e milhares de sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e que são a força da caminhada das comunidades negras.

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
22º Romaria das Comunidades Negras

.:: Acesse especial sobre quilombolas

A celebração da Santa Missa contou com a participação de várias comunidades de todo o Brasil, que apresentaram coreografias e cânticos, mostrando o orgulho de ser povo negro. “Ao fazer essa romaria, não podemos deixar de mencionar que os negros representam mais da metade da população. Devemos entender e olhar que as comunidades negras aqui presentes estão representando esta nação e, quando fala-se em superar o racismo e a violência, nós podemos ter a certeza de que esta superação se dá quando agimos com consciência. Assim, haveremos de superar essa realidade que assusta, mas que não deve permanecer para sempre”, explica.

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
22º Romaria das Comunidades Negras

O Bispo também lembrou os 50 anos de Puebla e 30 anos da Campanha da Fraternidade que tratou dos povos negros. “Tudo fica um pouco esquecido se não nos empenharmos em buscar que princípios e forças estejam vivos e se manifestem em nossas comunidades e dioceses. Se queremos superar o racismo, temos hoje a lembrança de um santo: São Martinho de Lima, que era um santo negro que tinha tudo para não ser ninguém e e se tornou o exemplo com a força, tanto dentro da Igreja como na sociedade.

Ao final da celebração, o Bispo clamou à Mãe Aparecida por preservar os dons dos povos negros.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por *Eduardo Gois, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.