Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 17 OUT 2017 - 09H15

Curiosidades das coreografias na novena da Padroeira do Brasil

Novena de Nossa Senhora Aparecida de 1 a 9 de outubro no Santuário Nacional.

Thiago Leon
Thiago Leon
As coreografias e encenações no Santuário de Aparecida são preparadas todos os anos, para dar beleza e valorizar os temas de cada dia da Novena da Festa da Padroeira. Nesse Ano Jubilar, a preparação da equipe de coreografia está ainda mais intensa, para que durante as celebrações da Padroeira em outubro, os devotos possam vivenciar bem as festividades dos 300 anos.

Cerca de 200 voluntários se dedicam desde agosto, nos ensaios das coreografias que serão apresentadas durante a Novena e Festa da Padroeira de 1 a 12 de outubro. Até o fim de setembro, serão mais de 140 horas de ensaio e preparação do corpo de dança.

O grupo conta com a participação de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos de até 80 anos. Dentre os voluntários, estão os colaboradores do Santuário de Aparecida e muitos moradores das cidades vizinhas, que dedicam parte do seu tempo para homenagear a Mãe Aparecida.

Este ano as coreografias representarão um pouco da história de Nossa Senhora Aparecida nesses 300 anos, lembrando as pessoas que fizeram parte do tricentenário, as diversas congregações religiosas atuantes na difusão da devoção, o crescimento da devoção, a ação intercessora da Mãe Aparecida e a presença dos missionários redentoristas no Santuário.

Os figurinos e carros andores para as entradas de Nossa Senhora Aparecida são todos confeccionados no próprio Santuário, cerca de 50 pessoas das equipes de serralheria, carpintaria, pintura, elétrica, manutenção e do setor de enfeites trabalham na confecção dos carros. Durante os 12 dias de Novena e Festa, serão 26 carros andores preparados para as entradas especiais junto ao corpo de coreografia.

Entenda o significado das coreografias e dos carros andores na entrada de Nossa Senhora Aparecida, em cada dia da Novena da Festa da Padroeira:


Novena da tarde - O tema ‘Das águas ao nosso coração’ será representado em um carro andor, trazendo a representação de um aquário com vários peixes ornamentais, recordando o encontro da imagem em 1717.

Novena da noite – O carro andor traz a representação de uma canoa com os três pescadores, lembrando a miscigenação cultural da qual o Brasil nasce, apresentando um índio, um negro e um branco.

Também será apresentada as ânforas com as águas dos principais rios, bacias hidrográficas e afluentes do Brasil, contando com presença dos Militares da Marinha, responsáveis pela coleta das águas.




Novena da tarde -
Para enfatizar o tema ‘Das águas à graça batismal’ o carro andor traz uma pia batismal, uma mãe com o bebê vestido de branco (cor utilizada nos batizados como sinal de vida nova) e um padre, o responsável pela realização do sacramento.


Novena da noite –
Um carro com a pomba, símbolo do Espírito Santo recebido no sacramento do batismo, trazendo uma mulher grávida vestida de branco e atrás entram as mães com bebês, representando a entrega de uma nova vida a Cristo.




Novena da tarde -
‘Das águas aos sinais da redenção’ é o tema do terceiro dia da novena. As coreografias lembram a entrega de Maria a Deus e a sua participação na nossa salvação. Por isso, o carro andor traz a uma grande cruz aos pés de Nossa Senhora Aparecida e a frente diversos jovens com camisetas coloridas representando a esperança e a diversidade da juventude.


Novena da noite -
Um carro andor com cubos de legos representam a diversidade da juventude, que mesmo com as diferenças, se completam sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que recorre a Deus para a redenção acontecer. Cento e cinquenta jovens, de diversas pastorais da igreja, participarão desse momento especial da celebração que irá refletir o tema ‘Das águas aos sinais da redenção’.


style="width:












Novena da tarde -
No quarto dia da novena, o carro andor traz a representação dos ex-votos, tendo a frente o corpo de coreografia simbolizando os milhares de peregrinos que todos os dias agradecem a Mãe Aparecida pelas bênçãos e graças alcançadas, fazendo referência ao tema ‘Das águas ao encontro dos peregrinos’.

Thiago Leon
Novena da noite – Um carro andor lembrando o interior de uma casa de pau-a-pique, um altar simples, Nossa Senhora e as velas que se apagam e acendem sozinha, recordam o milagre das velas.













Novena da tarde -
Sinais de comunhão, união e misericórdia são as simbologias do carro andor desse quinto dia da novena que tem o tema ‘Das águas aos sinais da misericórdia’, recordando a missão de todos os cristão que é ir ao encontro dos mais necessitados e ser sinal de misericórdia, através da partilha e da doação.













Novena da noite -
Um carro com uma mão maior (pedestal de Nossa Senhora), abaixo muitas mãos espalmadas clamando socorro. À frente, o corpo de dança com estandartes de mulheres de grande fé e que participaram da história dos 300 anos, representando todas as mulheres que são sinais de misericórdia através da ação de Deus. Ex: Irmã Dulce, Irmã Doroth, Nhá Chica, Zilda Arns, Margarida Maria Alves, Irmã Odete que morreu na fazenda esperança, Maria Helena Chartune e Madre Felici, Professora Zilda, Glória Freitas, Maria da Penha, Terezinha Matias, Maria Rosa, Dona Filinha, Chica Oblata, Tia Socorro, Irmã Mirian Kolling, Irmã Elza, Dona Alice Irmandade, Maria de Lourdes Borges Ribeiro.














Novena da tarde -
Um carro andor simbolizando o sol, representa o tema ‘Das águas à luz, que é Jesus’ lembrando Maria que diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”, recordando o compromisso do cristão de ser luz no mundo, nos passos de Jesus.













Novena da noite –
Um carro recria a Capela das Velas, local onde o devoto pede a luz de Cristo e a intercessão de Maria em suas vidas.


Ivan Simas
Ivan Simas








Novena da tarde –
No 7º dia da novena da Padroeira o carro andor representa o tema ‘Das águas à ação libertadora’, trazendo uma mulher negra com venda nos olhos, despertando as pessoas para a necessidade de um mundo sem preconceitos e discriminações.


























Novena da noite –
Recordando a famosa escultura da Pietá do artista Michelangelo, o carro andor dessa noite traz a representação de uma mãe com seu filho morto aos pés da cruz, remetendo a cena do calvário, simbolizando todas as famílias que perdem a juventude para o vício e a violência.

















Novena da tarde -
Para representar o tema ‘Das águas ao acolhimento no amor’, o carro andor desse oitavo dia da novena, traz duas mãos simbolizando o acolhimento que todo cristão encontra em Deus e em Maria, lembrando a acolhida de Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro.













Novena da noite –
Um carro andor traz um coração que representa o acolhimento de Maria a todo o cristão. Doze meninas representando freiras e pessoas de diversas congregações religiosas participam dessa entrada, lembrando o trabalho de acolhimento, realizado por diversas congregações a serviço dos mais necessitados.














Novena da tarde -
Fazendo memória aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida o carro andor traz a representação da Matriz Basílica e o Santuário Nacional. Participam dessa entrada, em cima do carro, algumas pessoas que fazem parte da história do tricentenário de Aparecida.













Novena da noite –
No último dia da novena o tema 'Das águas aos 300 anos de bênçãos do céu' será representado nos dois carros andores que recordam a chegada dos missionários redentoristas no Brasil em 1894, responsáveis pela difusão da devoção a Nossa Senhora Aparecida.


46 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Célia Maria Rosa Pinheiro comentou:

Feliz e agradecida por tanto amor e CARINHO da Mãe Aparecida,é também por contribuir com esse obra de amor .

Valdirene Teixeira comentou:

Fiquei feliz e emocionada com a festa pra mâe e agradecida por fazer parte da campanha doss devotos e ajudar com pouco mais de coração PARABENS

respondeu:

Olá Valdirene, agradecemos com carinho o seu recadinho. Que a Mãe Aparecida derrame muitas bênçãos sobre você e toda sua família. Obrigado por sua participação e generosidade!

Maria Jussara da Silva comentou:

Cada carro uma catequese, é impressionante do zelo, o cuidado do santuário com cada detalhe, estão de parabéns!!!

Graziela Andrade comentou:

Acompanhamos pela televisão e gostaríamos de parabenizar a equipe organizadora desta festa tão bonita e cheia de fé. Como faço para me associar e receber o poster de nossa Senhora? aquele que o Reitor estava anunciando

respondeu:

Olá Graziela, que alegria saber que você deseja fazer parte de nossa família. Para se cadastrar acesse o link http://www.a12.com/cadastro/cadastre-se/revistas
Seja bem-vinda a nossa Família!

Anaides de castro luz comentou:

mUITO LINDO!È ISO Q O MUNDO PRECISA, Resgatar nOSSA FÉ EM jESUS QUE MORREU POR NÓS!A FÉ SEM OBRA É MORTA!Temos q aprender COM AS MUDANÇAS DO NOVO MUNDO!Temor de Deus!Respeitar as religiòes!O HOMEN,vem AGINDO,MALCOM O MATERIALISMO,INDIVIDUALISMO,E O CAPITALISMO,ISSOFEZ COM QUE O MUNDO SE TORNOU UM CAOS, NA ECONOMIA,AGINDO ASSIM VEIO AS DOENÇASE O CONSUMISMO!

Dolores Alves de Oliveira comentou:

Maravilhosas criações. Muito bom gosto. Sinal de amor pela Mãe e dela por todos os envolvidos. Parabéns! Quem sabe ainda consigo participar de uma novena pessoalmente. Gratidão.

Olívia comentou:

Como faço para conseguir o vídeo inteiro das novenas?Vcss tem para vender?

respondeu:

Bom dia Olívia, agradecemos o seu carinho com a nossa Família Campanha dos Devotos. Acesse http://www.lojasantuarionacional.com.br/audio-e-video para adquirir o DVD da novena e festa. Abraços.

VILMA APARECIDA DAS DORES VIANA comentou:

ULTIMO DIA NÃO..LOUVORES A NOSSA SENHORA TODOS OS DIAS.. JUNTO A JESUS!
MAS A FESTA ESTÁ MARAVILHOSA... TUDO!

Ivaneide comentou:

Agradeço imensamente a Nossa Senhora Aparecida pelas Graças alcançadas. Abençoe Mãe Aparecida a todos que trabalharam e trabalham para acontecer essa festa tão linda.Abençoe todos os párocos, cantores, ministros do vosso povo, os voluntários, os romeiros e todos nós. Dai-nos a vossa Paz e do teu Filho Jesus. Amém. Assim seja Amém.

Maria de Fatima Freitas comentou:

Maravilha esta novena.Verdadeira expressão de espiritualidade.Nos aproximando cada vez de Nossa Senhora que é nossa Mae

MARIA REGINA LOPES MARTIN comentou:

essa novena está linda, tudo que Maria merece, o carinho da preparação, enfim é muita emoção, mesmo pela TV participar dessa novena nos remete ao Santuário. Quem sabe no próximo ano eu possa pessoalmente

Maria das Graças comentou:

Nestes dias que antecedem a festa da padroeira,o que mais comove-me e a novena.O tema é o lema a cada ano é surpresa, cotidianamente
Hoje,aos meios de comunicação nos proporcionam momentos pelos quais não seriam possíveis.A vontade de estar na Basílica e imensa.Porem tudo que vivemos em nossas casas e como se fosse aí de tão perfeito ,caloroso.Parabens a todos que com carinho,preparam tudo pra que não falte a beleza,a grandeza.Que Maria a Mãe da Misericórdia, interceda a cada um(a)
Amém.

Maria Helena comentou:

Que Nossa Senhora Aparecida nos cubra com seu manto de amor!

Kátia Sandra comentou:

Deus abençoe a todos nesta jornada, estou gostando muito,eu faço parte desta história na campanha dos devotos, tudo muito lindo!!!

celeste comentou:

Maravilhosa nossa Mãe!
Fico imaginando, se pudéssemos ver os anjos e Nossa Senhora, como seria lindo tocando em cada irmão, nesses momentos lindos,perfeitos, de grandes graças. A valorização dos sinais nos remetem ao mais belo

Luise M.G.Garioli comentou:

PARABÉNS A EQUIPE ESTÁ TUDO MUITO LINDO E AGRADEÇO A DEUS PELOS 300 ANOS DE BENÇÃOS DE NOSSA MÃE E RAINHA AO POVO BRASILEIRO .VIVA A MAE APARECIDA

José de Oliveira comentou:

PARABÉNS A TODA EQUIPE, ESTÁ MUITO BONITO, AS EMOÇÕES CORREM LAGRIMAS PELOS NOSSOS OLHOS, N S APARECIDA NOSSA QUERIDA MÃE VEM SORRINDO DE ENTRO COM SEUS FILHOS.VIVA APARECIDA!!!!

Maria Aparecida Lopes Bertholini comentou:

Td.mt lindo ! O nossa senhora Aparecida o quanto eu gostaria de estar aí nessa festa linda por motivo de saúde não posso mas estou acompanhando td pela televisão rogado por mim pela minha saúde pela minha família e pelo mundo inteiro. Amém. Parabéns a todos pela festa de 300 anos de nossa senhora Aparecida ❤

Aparecida comentou:

Muito bonito. Obrigada
Nossa senhora Rogai por nós!

Ir. Maria de Lourdes Augusta, pidp comentou:

Parabenizo a toda a Equipe que tem se esmerado por este grande evento de amor e fé! Sinto-me comovida pela beleza como tudo vem acontecendo! Que Nossa Senhora Aparecida abençoe a todos nós e ao nosso Brasil!

Roberta comentou:

Tudo lindo e perfeito!! Como Maria!! Pena não poder estar ai bem pertinho pra ver!!Parabéns a todos que se dedicam pra ser tudo tá o especial!! Que Deus e Nossa Senhora abençoe a todos!!

Luise M.G.Garioli comentou:

Só lendo já posso imaginar a beleza e as bençãos desta novena. Viva a Mãe Aparecida

Sebastiana Maria Dos Santos comentou:

Com certeza será tudo maravilhoso, feito com amor para nossa querida Mãe Aparecida. Estarei presente com muita fé e amor

MARIA SALETE GOMES HILZENDEGER comentou:

EM NOSSA ESTAMOS PROGRAMANDO UMA NOVENA EM PREPARAÇÃO AOS 300 ANOS. ADORAMOS OS TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS NAS NOVENAS DE 2017. Gostaríamos se possível saber as leituras que serão feitas nestes dias conforme o tema.Sou participante da família dos devotos.Esta disponivel o Livro da novena on line?

respondeu:

Olá Maria Salete, para receber os textos diários da Novena da Padroeira em seu e-mail, faça o cadastro através do link http://www.a12.com/santuario/noticias/receba-as-novidades-da-novena-e-festa-da-padroeira-do-brasil-em-seu-email

Padre Ermindo Rapozo de Assis comentou:

Essas coreografias, certamente vão abrilhantar ainda mais a Festa dos Trezentos Anos de Aparecida!

RAQUEL APARECIDA RODRIGUESvai comentou:

Vai ser maravilhoso,um renovar de fé, peço a nossa querida Mãe que abençoe a mim e a minha família e o Brasil

Ir. Maria Artura Valentini, mc comentou:

Bom Dia, Mae Aparecida. Sou Missionaria da Consolata, catarinense e trabalho no JKenya atualmente. Acompanho dia-apos-dia com a prece, muito amor e torcendo para que o BRASIL, de fato, caminhe com Maria, ao encontro do Filho Jesus Salvador. Que ELA, a Mae que ELE nos deu do alto da Cruz, entre em nossas VIDAS, em nossas CASAS, em nossas buscas de serenidade, discernimento, ESPERANCA, nesses tempos , na verdade, dificeis. Tenho TODOS no meu viver Missionario, cada dia. Rezem tamb'em por mim...

Delza Zittei comentou:

Só de ler me arrepiei. Que Nossa Senhora possa tocar os coração dos descreditados.Que toca no coração dos nossos governantes e façam um pais melhor.

anita maria gaio moro comentou:

Que benção! Imperdível.A emoção vai tomar conta de todos os devotos.

Maria de Lourdes savio comentou:

Louvo e glorifico o Senhor.Fico maravilhada com toda essa preparação da Novena de nossa querida Mãe Aparecida. Que sobre todos se estenda a sua Bênção.

marilza comentou:

e emocionante o quanto sera a festa de nossa senhora de aparecida

João Pedro comentou:

Vai ser um momento único e especial para essa linda festa.

Lourdes heredia comentou:

Isso sera a coisa mais linda que alguem ja viu estou me sentindo ai no santuario. Se eu puder ir irei

Vilma Lopes comentou:

Já estou emocionada e contanto as horas de está ai,sentindo essa emoção
na alma. Querida mãe Aparecida rogo a ti pela minha vida, familia, meu lar.
Te amo mãe querida 300 anos de muitas graças e emoçoes.

ELIANA comentou:

JÁ ESTOU AMANDO TUDO. SERÁ MUITO LINDO!!!

RITA DE CÁSSIA BAGGIO comentou:

JÁ ME EMOCIONEI SÓ DE LER O QUE VAI SER APRESENTADO.
QUE A MÃE APARECIDA INTERCEDA POR NÓS A DEUS PAI ABENÇOANDO A TODOS NÓS E TAMBÉM AO NOSSO PAÍS(BRASIL) QUE ESTÁ PASSANDO POR UM MOMENTO DE FALTA DE AMOR, CARIDADE, JUSTIÇA ETC..
MÃE APARECIDA, ROGAI POR NÓS
AMÉM!!

Márcia Cristina de Oliveira dos Santos comentou:

Estou na expectativa , contando os dias...para vivenciar essa linda novena!Parabéns

Vera Márcia Fontes comentou:

Vai ser lindo,muito significativo,muita fé,alegria,que a Mãe Aparecida guie sempre nosso caminhar.

IracemaCardoso comentou:

Serátenhocertezamuitolindo como sempre foi todos os anos .oae

Marta Isabel comentou:

Não vejo a hora da novena começar. Vai ser lindo !

Olandino Vitalino e Família comentou:

Tema das coreografias maravilhosos, quero assistir todos os dias. Vestimentas lindas, de acordo com o tema " água " e já tive o privilégio de ver apresentação pela TV, gostei demais. Parabéns as atrizes e a direção da festividade pelo profissionalismo. Amo Vocês.

Pe Gilmar comentou:

Excelente !!!!...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.