Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 19 OUT 2017 - 15H10

Exposição traz detalhes da Cúpula e os principais fatos dos 300 anos

Thiago Leon
Thiago Leon

A partir do dia 21 de outubro os devotos poderão visitar e conhecer de perto, todos os detalhes da Cúpula Central, assim como entender a simbologia dessa obra e todo o processo de construção e finalização dessa grande coroa do Santuário de Aparecida,  idealizada pelo artista sacro Cláudio Pastro, falecido em outubro de 2016.

A Cúpula foi inaugurada no último dia 11 de outubro, na celebração da Coroação Solene. A obra está localizada sob o Altar Central, a 72 metros do chão.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Curadoras da exposição Gisele Peixe e Silvia Bigarelli.

“Essa exposição tem dois segmentos, o primeiro é mostrar os principais fatos das comemorações dos 300 anos, por meio de algumas peças e o segundo segmento é relacionado com a Cúpula da basílica, que é projeto do Claudio Pastro. Então a exposição procura contribuir para compreensão desse espaço sagrado e de toda a simbologia que o artista criou e colocou nessa obra”, explicou uma das curadoras da exposição, a museóloga Gisele Peixe.

Os devotos terão a oportunidade de reviver alguns dos momentos que fizeram parte das comemorações dos 300 anos e explicações sobre o projeto artístico da Cúpula, por meio de uma série de 52 painéis com textos e imagens, além de algumas peças relacionadas ao tricentenário.

A exposição traz a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos estados e os mantos usados durante as visitas jubilares, o carimbo comemorativo, os frascos com as terras de todas as capitais, os frascos de água dos principais rios do Brasil, o selo comemorativo, informações sobre os monumentos do tricentenário, memorial dos construtores e o campanário, os paramentos litúrgicos usados nas celebrações especiais dos 300 anos, as medalhas comemorativas e ainda, o manto usado na imagem de nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro e uma réplica da coroa jubilar, onde o devoto poderá ver de perto todos os detalhes desse presente que contém um pouco de todos os brasileiros. Cerca de 100 objetos estarão expostos nesse espaço.

A exposição ‘Corações aos céus: criação, beleza e redenção' contou com a curadoria de Gisele Peixe e Silvia Bigarelli, em parceira com o Museu Nossa Senhora Aparecida.

Para visitar o espaço os devotos devem procurar a bilheteria da exposição na Cúpula no subsolo do Santuário, a esquerda do estúdio da TV Aparecida. As visitas serão R$ 10,00, sendo que estudantes, professores, adultos acima de 60 anos e guias turísticos credenciados pela Embratur pagam meia-entrada. O romeiro poderá ainda, fazer um combo para visitação do Museu e Mirante + a Cúpula, pelo valor de R$15,00. Para visitas monitoradas é necessário fazer o agendamento com antecedência pelo telefone (12) 3104-3403 ou pelo e-mail museunsa@santuárionacional.com.


21 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...